7 motivos para ser um empreendedor na melhor área: a de TI

| 17 de outubro de 2008 | 8 Respostas

Ser empreendedor é uma grande aventura. E aventuras não costumam ser para qualquer um. Exigem muita disciplina, visão de futuro, entrega pessoal, multi-disciplinaridade., persistência..e coragem, só para citar algumas das qualidades que esta condição exige. Aliás, aventura tem tudo a ver com dinamismo e este último é intrínseco à area de Tecnologia da Informação: de longe a melhor área para se empreender. Vejamos 7 pontos que justificam essa opinião:

1 – Infindáveis campos de atuação

Quando se fala em TI, você pode programar, dar suporte a pacotes de software proprietários, fazer manutenção em computadores (hardware), consultoria em projetos, treinamentos, montar uma loja virtual, enfim, uma gama de opções limitada apenas pela criatividade do empreendedor.

2 – Flexibilidade de investimento inicial

Devido a muitas opções de negócios possíveis em TI,  os mais variados volumes de investimento inicial  são possíveis para iniciar seu sonho, afinal nem sempre você precisa de uma estrutura física além de um computador e uma conexão à internet..a partir do R$0, como é o caso de um blog, por exemplo.

3 – Sem obrigatoriedade de nível superior

Enquanto que em profissões tradicionais é exigido registro em órgãos de classe, na área de TI (felizmente para uns e infelizmente para outros) é possível prestar serviços mesmo sem um canudo na mão. Deixando claro, obviamente que o estudo faz muita diferença quando falamos de empreendedores de sucesso.

4 – Recursos de apoio grátis na internet

Na internet se encontra de tudo, mas quando o assunto é tecnologia da informação, ela domina grande parte desse “tudo”, muitas comunidades interessantes, fóruns altamente especializados, podendo desfrutar de auxílio de profissionais de alto gabarito, tudo isso com o menor custo possível ou mesmo de graça.

5 – Menos burocracia

Manter altos custos com empresa aberta pode não ser necessário em alguns casos, como é muito comum  e quase que uma regra em outros ramos de atividade. Isto pode lhe garantir uma boa sobrevida até que você se estabeleça e parta para uma formalização do seu negócio.

6 – Mais diversificação, mais chances de sucesso!

A inerente versatilidade da Tecnologia da Informação permite essa facilidade de mudança de estratégia entre diferentes produtos e serviços com custo reduzido, aproveitando a demanda do momento. Sua empresa pode, além de vender produtos, dar suporte, treinamento, consultoria de negócios,  entre muitas outras atividades.

7 – Capacidade de abrangência – Um mercado global!

Com acesso remoto e outros recursos, é possível manter clientes em vários lugares do Brasil e no mundo, não importando a atividade dentro da TI e ao mesmo tempo manter um custo relativamente baixo. Isto significa alta competitividade, principalmente para um pequeno negócio que está dando seus primeiros passos.

Empreender em época de crise? Sim, por que não? Empreenda em uma área que está na contra-mão da crise! Os economistas tem um ditado muito comum que serve como base na decisão de investimentos: não coloque todos os ovos na mesma cesta. Infelizmente seu emprego não é (ou pelo menos deixou de ser) um lugar tão seguro devido ao  atual momento econômico que o mundo vive, então ter outras alternativas de fontes de renda é um questão simples de sobrevivência…

Ah, Mas não quero deixar meu emprego pra ser empreendedor!

Abrir um negócio não significa que você tem que deixar seu atual emprego. Dependendo da área, é possível fazer um paralelo com seu trabalho até que se sinta confortável para dedicar-se full-time a seu sonho (o que geralmente leva um tempo considerável). Mas calma lá, talvez você esteja animado com a idéia de iniciar seu próprio negócio, porém é preciso saber se você tem um perfil de empreendedor, e o teste disponibilizado pela VocêSA parece ser um bom começo. que tal?

E você, já é um empreendedor? deixe sua experiência nos comentários e aproveite para divulgar seu negócio!

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails
Compartilhe com os amigos!

Tags:

Categoria: Carreira

Sobre o autor ()

Comments (8)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Clovis disse:

    Eu acho que me encaixo nessa categoria.. empreendedor + assalariado.

    Tenho blog, Faço uns Freela por fora e trabalho em horário de expediente normal!

    Quem sabe um dia eu não largo tudo e monta uma empresa…

  2. Jose disse:

    Em primeiro lugar quero alertar que o mercado (mutante) não deve ditar o rumo de nossas vidas. Fazer o que gosta, fovorece o profissional e agrada aos clientes, afinal, o melhor é feito por quem gosta, sabe, aprecia, dedica e principalmente é disciplinado para o negócio. Andar no meio da rua é perigoso, acredito que devemos escolher este ou aquele lado, é mais seguro.
    Finalmente, realmente conhecer algo, se COMPROMETER exige dedicação, novamente: DISCIPLINA, fazer por achar que vai dar… pode resultar no risco do generalista, conhece um oceano de COISAS, mas numa profundidade que mal cobre o calcanhar, em contra partida, também é perigoso, limitar o conhecimento a um único item, se aprofundar muito ao ponto de se prender dentro dele e não mais sair (vai morrer afogado, rs). Estas duas opções te levam direto ao fundo do posso. Por onde ir? Entendo que devemos sintir no que somos realmente bom, explorar nossas potencialidades e desenvolver as demais “que precisar ou gostar”. Alguém ja disse que o segredo de não trabalhar e ainda ganhar dinheiro, é fazer o que gosta. Acho que foi São Paulo quem disse: “Quem não trabalho não come”. Um forte abraço a todos.

  3. Jonathan S. Aguiar disse:

    A melhor área de empreendimentos é sem duvida a de TI, que além desses 7 pontos bem esboçados ainda temos um oitavo item: A Tecnologia da Informação é o coração de todos os outros seguimentos de négócio, seja na área de alimento, saúde ou vestuário, a TI já está presente 98% em todas !

  4. Gabriel disse:

    eu sou empreendedor por natureza nasci pra isso, meu pai por exemplo sempre foi empresário mas sem foco (microempresário).

Deixe sua Resposta

LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com