Curso de nível superior e o combate contra o câncer

Fazer um curso de nível superior faz bem para a carreira profissional, para o desenvolvimento pessoal…e previne contra o câncer também, por que não ? Calma, já explico:

Uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Saúde e Pesquisas Médicas (Inserm), da França, constatou relação entre grau de escolaridade e as vítimas fatais de câncer: quanto maior a escolaridade da pessoa, menores são suas chances de morrer de câncer. Essa diferença pode ser maior em alguns tipos de câncer chegando a  5,21 vezes a mais de chances de morte para um homem não diplomado que um homem diplomado.

Segundo o estudo, um operário entre 30 e 64 anos, sem diploma universitário e pertencente à classe baixa tem mais do que o dobro de chances de morrer em consequência de algum tipo de câncer do que um empresário com curso superior.

Apontam ainda como indicativo favorável ao resultado dessa pesquisa a relação do grande consumo de alcool, tabagismo, condições de trabalho desfavoráveis, falta de informação e consequentemente prevenção com relação à doença (que de início, poderia salvar vidas) como características das pessoas com menor grau de estudo, em sua maioria. 

 Bom, se falta motivação para você continuar ou retomar seus estudos, está ai um bom incentivo, afinal conhecimento é o que gera caminhos e apontam soluções que de outra forma não enxergaríamos, ou enxergaríamos tarde demais.

Infelizmente muitos profissionais desdenham dos estudos, pois acreditam que já sabem o necessário para levar a vida (ou mais propriamente, no melhor estilo “deixa a vida me levar”, como cantaria Zéca Pagodinho)…obviamente que não é o curso superior em si o responsável, mas o valor que se dá aos estudos, ao conhecimento do novo, é a busca do estágio de Sócrates quando chegou a dizer: “Só sei que nada sei”, e que nos faz ver como somos pequenos à medida que aprendemos…

Por que não dizer também que o estudos ajudam a prevenir contra o câncer da alma? violência, egoísmo, invejas, falsidades, mentiras, preconceitos e muitos outros sentimentos que você poderia listar aqui…esse tipo de câncer, esse sim pode prejudicar muitas vidas além de você e eu… e é contagioso… 

 Veja mais informações da pesquisa no Terra.

 

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. janio