Trabalho em Equipe: Caça e eliminação dos Horácios

Trabalhar em equipe é uma exigência básica de um profissional que almeja continuidade e crescimento em sua carreira profissional. Porém essa capacidade é algo que somente pode ser visto na prática, afinal no papel (especialmente no currículo) todo mundo é perfeito, pois o coitado aceita tudo. Ainda fico pensando cá comigo se já houve alguém que respondeu de forma negativa ao entrevistador se trabalha bem em equipe…

Quando se direciona uma equipe responsável para um projeto, é até normal, devido a tentativa de maximizar o lucro, os gerentes alocarem recursos humanos utilizando a seguinte a fórmula: n profissionais -1. Isso mesmo..”.O quê? está precisando de 5 pessoas? tá bom, vou alocar 4 , confio na competência e comprometimento deles, sei que vão dar conta!”

Aí você murmura, blasfema, mas nada muda. Aliás, pode piorar um pouquinho, se você já achava que 4 não ia dar conta, imagine em 3…afinal, você descobre que tem um horácio no grupo!

pausa para definição:

Que tipo de profissional é esse? Horácio????

O Horácio é um filhote de Tyrannossaurus rex, um personagem simpático, criado pelo brilhante Maurício de Souza (de quem dispensa apresentação). Você pode ver na figura abaixo suas patinhas, como são curtas…presume-se uma grande dificuldade de pegar nas coisas.

Basicamente o profissional Horácio é a pessoa que sempre está fugindo das responsabilidades no trabalho, sempre saindo pela tangente, empurrando suas atribuições para o primeiro colega da equipe que ele encontrar…e costuma fazer isso com tanta elegância que muita gente nem percebe e acaba assumindo sua carga de trabalho..tal qual o Horácio, tem bracinhos curtos, quase nada está a seu alcance.

Todos nós já tivemos nosso momento Horácio em nossa carreira profissional, ao longo de nossa vida. São atribuidas tarefas para nós que abraçamos, mas acabamos por deixar por conta de outros,  muitas vezes sem nem avisar…mas quando a exceção vira regra aí começa o problema… “afinal somos uma equipe, né não!?!? ” diz o Horácio.

Você é tão legal…pode me dar uma ajudinha aqui?

Não se deixe enganar…descubra o Horácio de sua equipe!

O Profissional Horácio tem algumas características que lhes são peculiares:

  • O Horacio geralmente é uma pessoa muito legal, bastante sociável, bom de papo

o que torna sua arma principal para convencer, ainda que de forma inconsciente, que seu colega de equipe assuma sua responsabilidade sem muita resistência…

  • Parece que sempre some quando todo mundo está abarrotado de trabalhos para ontem

Você procura ele e nunca o acha, ou sempre vai apresentar uma boa desculpa para chegar atrasado naquelas horas cruciais de trabalho

  • Isso não é comigo…

O profissional horácio não esta preocupado em expandir seus conhecimentos através do auxílio de outros membros da equipe, simplesmente repassa os problemas. E pra quê aprender o serviço dos outros? “não ganho pra isso!”, acredita ele, e não dirá isso abertamente, mas mostrará sutilmente através de suas ações.

Socorro! o que fazer?

Se você tem um Horácio em sua equipe (pior que um só mesmo mais de um), jogue abertamente com ele, mostrando como isso tem dificultado o andamento do projeto e sobrecarregado os demais colegas, e que poderá tomar outras atitudes, como comunicar seu superior. E se tiver que fazer isso, faça na frente dele, isso mostrará que vocês conversaram sobre o assunto antes, que não é uma simples fofoca. No mais, ser cúmplice ou fazer vista grossa a esse tipo de atitude não fará bem a ninguém.

Agora se VOCÊ é o Horácio da turma, cuidado, alguém mais pode estar lendo este artigo, além de você…:)

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. Vinicius
  2. Amanda
  3. Horácio