Diga-me seu e-mail e lhe direi quem és

Pronto. Mais uma coisa para se preocupar quando for enviar seu currículo para alguma empresa por email. Não bastassem todos os cuidados que já temos que tomar para elaborar um bom currículo, cadastrá-lo diretamente nas melhores empresas de TI e Telecom,  agora você pode correr o risco de ser desclassificado de um processo seletivo simplesmente ANTES de abrirem seu email…tudo porque numa análise do endereço de email pode-se ter uma idéia da personalidade do candidato.

Pelo menos é isso o que foi publicado na ComputerWorld em uma pesquisa divulgada recentemente em journal of Research in personality, os cientistas analisaram cerca de 600 endereços de emails e questionários dos proprietários desses endereços com o intuito de se verificar a relação entre esses dados.

Foi constatado que as pessoas tendem a pre-julgar a personalidade de uma pessoa pelo endereço de email. Ou seja, se uma pessoa tem um email drograboa@qquercoisa.com.br, ela será poderá ser julgada como alguém que é viciado em drogas por exemplo…e ser descartado do processo seletivo.

E na avaliação, 5 entre 6 personalidades avaliadas pelo questionário bateram com a avaliação inicial de seus endereços de email.

Pavoroso, não? De repente você pode enviar vários emails para uma determinada empresa e perceber que estão sendo deletados sem nem mesmo serem abertos…e você percebe que a vaga continua em aberto!

Penso eu que uma alternativa poderia ser escolher entre:

Trocar seu email para um que lhe identifique de forma positiva

ou

Ao enviar um currículo, utilizar um email secundário criado para esse fim, com um nome mais “apropriado”

 E você, acredita que essa abordagem pode ser realmente levada a sério pelas empresas e no momento de pré-seleção dos candidatos?

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. Vinicius
  2. Vinicius
  3. Vinicius
  4. Ricardo Amorim
  5. Paula