Tudo bem, você é um profissional super dedicado, se entrega de corpo e alma no trabalho até altas horas as vezes, para entregar todas aquelas atividades que seu chefe pediu…mas tem um problema: poucos conhecem seu trabalho na empresa, de tão eficiente que é, pois nunca dá problema. Tudo funciona como um relógio suiço, dentro do esperado.
E o que parece bom, incrivelmente se torna contra você: “Fulano?? o que esse cara faz na empresa ??? nunca ouvi falar dele por aqui!! …Mas o Zezinho, aquele que remenda o sistema crítico de produção dia sim dia não? “Ah, esse é essencial para a empresa, imagine se ele sair daqui! sempre ouço o nome dele pelos corredores !”
Então bate aquele sentimento de “Ah ninguém gosta de mim aqui, acho que é pessoal” e você se corrói, se encolhe…e mata sua carreira… ou não! Siga esse 3 verbos imperativos, saia do anonimato e vire o jogo no seu trabalho!
1 – Fale, mostre sua cara …
Apresente-se e dê sua sugestão de ação para a solução daquele problema chato, intermitente. Não espere ser solicitado, seja proativo. Apresente um plano de ação coerente para o seu chefe, com detalhamento de custos envolvidos, tempo de execução e outras informações que julgar importante.
2 – Documente o plano de ação …
Documente todo o processo que envolveu a solução, incluindo as economias de tempo e dinheiro, caso tenha acesso a este último. Compartilhe o plano de ação executado e documentado, com os colegas, para que possa ser reproduzido por outras pessoas em situações semelhantes no futuro.
3 – Divulgue os resultados…
Depois de concluído com sucesso a tarefa, diga na reunião com o time sobre o problema enfrentado e que estava a tanto tempo causando prejuízos, e quanto a solução que você tomou para resolvê-lo. Apresente os resultados relacionados ao custo da implementação ao final e se possível, faça uma projeção de economia de tempo e dinheiro/ganho de qualidade de curto/médio prazo. E também, você trabalha para o time, então deixe claro quanto a transferência de conhecimento devidamente documentado.
Procure aplicar essas 3 etapas para cada desafio encontrado na sua empresa e que se sinta preparado para resolvê-lo. Você vai ver como vão começar a perceber melhor seu trabalho, diferentemente do Zezinho, que vive na ilusão do remendo. Pra esse, uma hora a máscara cai.
Lembre-se: se você mesmo não tomar a iniciativa de divulgar o seu trabalho, é pouco improvável que outro o fará. Ou pior: tomarão as suas glórias em seu lugar.
Mantenha seu nome “vivo” na cabeça de seus colegas de trabalho, clientes e superiores, de uma forma virtuosa e honesta, e você certamente colherá isso no futuro, tenha certeza disso.
Isso é marketing pessoal com resultados, e nós não podemos ignorar eficácia dessa mistura poderosa. Não é só uma questão de buscar avançar na carreira profissional, mas principalmente em tempos de crise, é uma questão de sobrevivência.
E você ? tem aplicado essas regras no seu trabalho ? Você as considera importante?
Artigos que também podem lhe interessar:
- Um Profissional de TI…com aquele salário de amador?
- 17 erros que você não pode cometer como Consultor
- Leilão de empregos pela internet: quem dá menos?
- Entregando resultados: O que seu chefe espera de você?
- Veja uma estratégia eficaz para identificação e solução de problemas
- Voce está Paralisando seu Cérebro com esta Mensagem Negativa
- Equilíbrio entre educação e experiência faz a diferença na carreira
Elton
Olá, achei a matéria excelente!
Acredito que seja isso que me falta! Não que eu não fala meu MP, mas acho que não é o suficiente.
Sou o único da equipe que pede feedback ao meu superior, que disse abertamente a ele quais são meus objetivos na empresa e etc.
O problema é que só ele sabe disso. Desde que entrei nesta empresa, há 8 meses, me concentrei apenas em fazer meu MP para meus superiores e agora acho que isso foi um engano. Preciso do apoio e o aceite de toda a equipe, todos precisam saber o trabalho que faço e como faço, visto que, meu líder me delefa muito mais tarefas (problemas para serem resolvidos) do que para os outros.