Não é incomum algumas vezes não se estar motivado como deveria no trabalho. A cabeça começa a viajar durante o expediente, o tempo não passa, o final de semana não chega…e a segunda-feira então que nunca acaba? Pois bem, se você está sentindo isso atualmente, alguma coisa precisa ser feita, especialmente porque primeiro essa “doença” da desmotivação afeta primeiramente você e de forma progressiva, afeta sua carreira, seu emprego e sua família.
Agora, tenho uma notícia boa e uma ruim pra você: a ruim: o problema de falta de motivação é todo seu, é interno a cada um de nós e seu chefe não tem culpa. agora a boa: é possível tomarmos algumas ações que podem contribuir bastante para uma melhora em nosso nível de motivação.
Então, vai aí 5 atitudes que você pode tomar para virar esse jogo:
Busque novos desafios…internamente
Isso mesmo, muitas vezes achamos que a solução somente pode estar em arrumar um novo emprego, quando uma conversa franca com seus superiores pode resolver o problema. Peça ao seu chefe novos desafios como a oportunidade de participar de um novo projeto, mas quando fizer isso, estude de antemão como você seria útil para esse projeto, pois certamente você será perguntado sobre isso.
Envolva-se nos projetos de seus colegas
Ajude-os, isso o fará desenvolver novas habilidades. Deixe de lado vaidades quanto a receber ou não o reconhecimento do seu trabalho em projetos alheios. Nesse caso vale muito mais o aprendizado, que servirá como justificativa para seu futuro reconhecimento. Lembre-se: o que você aprende primeiramente é seu e leverá consigo, embora seja utilizado para benefício de seu empregador.
Estude novas tecnologias
Esteja atento àquelas que poderão fazer a diferença em sua carreira, além é claro, de buscar entender o negócio da empresa (que tal olhar um pouco para o futuro para se inspirar?). Isso é um grande diferencial para um profissional de tecnologia, pois a maioria ainda prefere mergulhar na tecnologia em si, deixando de lado os processos de negócio e consequentemente muitas oportunidades de crescimento.
Otimize processos
Entenda como seus usuários trabalham e veja se há algo que pode ser melhorado na rotina que aumente a produtividade. Isso envolve, é claro, um amplo conhecimento de negócios, que você deve buscar para se diferenciar. Além de elogios por todos os lados, você será visto com outros olhos quando se falar em quem deve assumir novas responsabilidades na empresa.
Já se formou? que tal uma especialização focada nos objetivos de sua carreira?
As faculdades e universidades tem evoluido bastante na preparação de seus cursos de especialização, de modo que hoje encontramos especializações voltadas para as mais específicas necessidades do mercado de trabalho. Então está esperando o quê? mãos à obra!!
E você, como tem driblado esse sentimento? As atitudes que você tem tomado tem surtido efeito? Há alguma outra ação que você tem tomado e gostaria de compartilhar conosco?
FAÇA O TESTE: Como anda sua Motivação no Trabalho?
Artigos que também podem lhe interessar:
- Você está Aberto a novas Oportunidades de Emprego? Senão veja o que Está Perdendo
- Qual desses Problemas, se resolvidos no seu Trabalho, o deixaria mais Feliz?
- A importância da motivação no trabalho em números
- 10 Conselhos para Gerenciar sua Carreira de TI
- Você se sente um profissional reconhecido na sua empresa?
- Talvez falta somente isso para você ter sucesso na sua carreira profissional…
- Mentir e boicotar a própria carreira: você está fazendo isso?
joão b.a.maciel
afinal de contas tudo que nos queremos esta dentra de nos mesmos,a unica diferença e que ums consegue descobrir mais cedo do que outros,como eu que descobrir um pouco tarde,hoje com 54,me acho um pouco coroa pra ser cinsero ter que começar tudo do ponto (o)na realidade perdemos tempo demais,ou melhor quando não sabemos o que queremos de verdade,o que é o meu caso chego a triste conclusão que não quero mais trabalhar,mais como tudo tem uma esplicaçao aqui vai a minha,não entra na minha cabeça a idei de ter dinheiro apos 70 anos???? pra que,como consolo acredito que tudo que fiz como imdiatista fiz,com muita emoçao,sera que tenho problema?ou serar que sempre tive a soluçao.
joão b.a.maciel
muito bom artigo como este precisamos todos os dias muito mesmo,
Wanderson Teixeira Rigotti
Por mais que esteja insatisfeito com seu trabalho o impotante é sempre dar o melhor de si, pois o que realmente conta para seu futuro é o conhecimento e a confirmação de que é capaz, tendo o reconhecimento das pessoas ou não. Se não faz seu trabalho com presteza, uma hora acabará se acostumando com essa rotina de não levar o trabalho a sério, e quando for requisitado para responsabilidades maiores não estará preparado para assumir o que poderá ser a chance da sua vida.
Aproveite a oportunidade de conhecer a maior parte os processos que lhe rodeia e lembre-se: A Maior Riqueza é o Conhecimento!
Angela Paes
Bom dia!
O que entendemos por Motivação?
De acordo com a literatura psicológica consagrada, motivação é ação auto-governada e persistente, com direção definida e voltada para um objetivo específico. Portanto, motivação não pode ser confundida com qualquer conduta trivial e cotidiana. E é por esta confusão conceitual que muitos líderes experimentam enormes frustraçôes ao “tentar motivar” seus liderados.
No condicionamento – ou movimento, como queira – a atuação é fruto da ação dos eventos externos ou da força dos esquemas de incentivos e recompensas encontrados nas empresas. Assim o comportamento cessa ao se retirar os incentivos. Enquanto na motivação, o comportamento independe do meio.
Obrigada. Sucesso!
Angela Paes!