Apenas um feedback. É só isso que a maioria dos profissionais de TI esperam após participar de um processo seletivo. Bem sabemos a complicação que seria explicar o porque de um profissional ficar de fora de um processo de seleção, pois há muitas variáveis envolvidas.
Agora, ao menos uma ligação agradecendo a participação ou mesmo um email. Isto significa um mínimo de consideração com o candidato que às vezes faz das tripas o coração para poder comparecer nos horários certos, para se preparar, ainda mais quando o faz estando empregado, com horários apertados…
Mas não, muitos recrutadores fazem-se de surdo, mudo e cegos, como se nada tivesse acontecido, como se o prezado candidato nunca tivesse existido. Esse sentimento de abandono e descaso é muito comum, ao contrário do que alguns pensam.
Os números que indicam essa insatisfação foram publicados na INFO, veja:
Uma pesquisa com 2.500 profissionais mostra que 83% dos candidatos não recebem um comunicado após o término de um processo seletivo.
O estudo feito pelo site de empregos Curriculum mostra que 62% dos profissionais de RH se atrasam para as entrevistas e os fatores mais importantes para os entrevistados é a quantia do salário, nome da empresa, local de trabalho, atividades a desenvolver e horário do expediente.
Os entrevistados que receberam resposta (17%) disseram que os profissionais demoraram uma semana para enviar o comunicado. Além disso, 51% das pessoas afirmaram que nunca tiveram uma explicação sobre o motivo da reprovação.
Ao todo, 98% dos participantes afirmaram que querem um retorno do entrevistador a fim de evitar os mesmos erros nas próximas entrevistas.
Um péssimo problema de comunicação por parte dos recrutadores, comunicação esta que aliás é considerada por pesquisas de RH como um dos maiores problemas dos candidatos… Veja só a contradição!
Entrevistadores atrasados, mal preparados… tem de tudo. E claro, o pobre candidato é o único prejudicado em tudo isso ou pelo menos o que mais rapidamente sente o prejuízo, pois as empresas devem estar perdendo ótimos candidatos por questões que poderiam ser simples de resolver.
Mas não desanime, meu amigo. Cobre pacientemente um feedback das empresas das quais participa de algum processo, procure fazer sua parte da melhor maneira e com a melhor educação, ainda que a outra parte muitas vezes não mereça.
Cada processo do qual participamos é responsável por um pedacinho de nosso amadurecimento profissional, e uma hora a coisa vai encaixar e sua oportunidade vai chegar. Comente seu processo com amigos de confiança e peça que analisem seu caso, pois algum detalhe mal colocado por voce durante o processo seletivo pode ter passado desapercebido e o prejudicado.
De resto, continue trabalhando firme, ok?
E então, caro empregador, agora é com você novamente e volto a perguntar: custa tanto assim um simples feedback?
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Fabiano
Ótima matéria! no site vagas também tem um levantamento das inúmeras empresas que nem um email enviam, tomam seu tempo, fazem você faltar em caso de quem trabalha, fazem você aguardar e muitas vezes nem participando de outros processos por esperar um posição de uma possivel contratação simplesmente desaparecem.
deveria existir um ranking das empresas que dão um feedback e não dão porque existem empresas bem profissional que sabem que empresas são feita de pessoas e respeitam você não só como profissional, assim quem sabe elas passaria a ver que seu RH é falho.
saulo
Isso pq as empresas dizem que se preocupam com os profissionais. Estao dando a mínima, pra quem tem vontade de trabalhar com ele e nem feedback dão. Isso num mercado com falta de funcionarios.. com esse FEEDBACK NULO.. nunca vao achar ninguem… nao temos feedback pra evoluir conforme eles querem. Palhaçada
DDD
Feedback? Acho que é pedir demais. Geralmente, nem um mísero email, informando que o candidato não foi selecionado, as empresas se prestam a enviar.