12 Motivos que podem Reprová-lo na Entrevista – e que o Recrutador Provavelmente NÃO vai Falar

Compartilhe isto com seus amigos!

Você encontra uma vaga que parece perfeita para seu perfil, faz tudo certinho no seu CV e após enviá-lo, é chamado para a entrevista. Ô beleza!

Você vai pra entrevista confiante e volta pra casa com o mesmo sentimento, aguardando o tão esperado feedback positivo, mas eis que então vem o balde de água fria: recebe o email agradecendo sua participação e de que seu perfil não se enquadra para a vaga e de que será arquivado para futuras oportunidades.

“O que poderia ter dado errado dessa vez?”, você pode se questionar, desolado. A quantidade de respostas a essa pergunta pode ser imensa, dada a complexidade das relações humanas, mas o resultado da pesquisa abaixo pode dar-lhe uma ideia quanto ao porquê.

Não se engane, muitos dos motivos parecem ser bobos mesmo, mas justificáveis ou não, evitá-los pode ser o detalhe que faltava para terminar o processo seletivo com o NOVO EMPREGO.

Uma pesquisa realizada pelo JobVite (pesquisa divulgada pelo site Business Insider), famoso site norte-americano de recrutamento, feita com 831 recrutadores nos Estados Unidos, destacou os erros que os candidatos cometem e que podem desqualificá-los de forma imediata para a vaga. Isso mesmo, não é diminuir as chances, fala de desclassificação do processo de seleção, game over:

**A percentagem abaixo refere-se aos recrutadores pesquisados que disseram que este comportamento desqualificaria imediatamente um candidato, na opinião deles:

1. Ser mal-educado com rececionistas e/ou outros funcionários – 86%

2. Consultar o celular durante a entrevista – 71%

3. Chegar atrasado – 58%

4. Pouca higiene – 52%

5. Interromper o entrevistador – 39%

6. Levar comida para a entrevista – 38%

7. Vestir de forma descontraída – 24%

8. Levar uma bebida (como café) para a entrevista – 14%

9. Mau aperto de mão – 6%

10. Exagerar na maquiagem – 5%

11. Usar roupas fora de moda – 4%

12. Não usar maquiagem – 1%

Costumo falar para os colegas que se acham tão qualificados mas que estranhamente não tem sucesso nas entrevistas: cuidado, cada detalhe conta, portanto invista na sua apresentação, postura, comunicação, etc. Tem muito mais coisa aí além das suas brilhantes qualificações técnicas, experiências e resultados obtidos na sua carreira.

Falo principalmente dos colegas da área de TI, que são ‘abençoados’ por um mercado de trabalho nacional e internacional com alta demanda – e que mesmo assim não entendem por que muitas vezes são mal sucedidos nas entrevistas quando tudo parecia tão perfeito. Um dos motivos é que muitas vezes, acabam relaxando nas demais preparações e terminam perdendo excelentes oportunidades.

E para você, como acha que seriam esses resultados numa pesquisa no Brasil, considerando nossas diferenças culturais? Qual seria o pior desses erros, na sua opinião?

Se tem alguma nesse sentido, compartilhe aqui 🙂

***O resultado da pesquisa foi divulgado no site Business Insider

Artigos que também podem lhe interessar:

Compartilhe isto com seus amigos!

Comente!