Quanta Grana Você Precisa pra Estudar no Canadá?

Compartilhe isto com seus amigos!

Fazer ou completar seus estudos no Canadá, como uma especialização na sua profissão em TI, por exemplo, é uma das formas mais fáceis de conseguir seu passaporte pra morar e trabalhar no país no longo prazo, como residente permanente, até eventualmente se tornar cidadão do país.

Mas claro que fácil não significa barato:

A inflação galopante que pegou especialmente os países ricos de surpresa desde a pandemia, fez com que os custos de imigração explodissem.

Pra você ter uma idéia, antes de 2024, um estudante teria que comprovar, pra ele ou ela somente, o valor de no mínimo 10 mil dólares canadenses. Claro que este é apenas o requisito financeiro, há vários outros.

A partir de 2024, esse valor não somente aumentou: DOBROU ! : Ou, literalmente, mais do que dobrou, pois agora você precisa comprovar no mínimo 20.635 dólares canadenses!

Isto se consideramos você vindo sozinho pra estudar. Se vier, por exemplo, com dois outros membros da família, antes de 2024 você precisaria trazer 17.000 doláres canadenses, agora o valor passou a ser de 31.583 dólares.

Tudo isso graças a explosão do custo de vida, ocasionado pela alta da inflação a níveis nunca visto nas últimas décadas por aqui no Canadá.

Importante considerar que nesses valores, como nos de antes, não estão inclusos os custos dos seus estudos, trata-se apenas da grana que você vai utilizar pra manter uma vida razoável durante o tempo em que vai estudar aqui.

Quanto a essa questão financeira pesada, é bom você planejar com bastante antecedência, e não falo de meses, mas alguns anos se possível. Faça um plano de no mínimo 3 anos, pra que você chegue lá com mais sobras, pois a gente sabe como é difícil, vai por nós aqui…

Outra questão importante, é que o número de estudantes aceitos no país em 2024 vai cair pra 360.000, ou seja, 35% a menos do que em 2023.

Essa diminuição drástica ocorre por causa do problema de infraestrutura no país, falta de casas e apartamentos, etc pra esse pessoal morar, o que pressiona muito a inflação, mas o lado bom é que essa restrição é valida por apenas 2 anos no momento…

Outra mudança importante que vai impactar o lado financeiro de muitos estudantes: a partir de agora somente conjuge de estudantes de mestrado e doutorado terão direito ao visto de trabalho aberto. Antes, o visto era liberado em caso de outros cursos fora dessas categorias também …

Isto com certeza vai dificultar mais pra que o conjuge possa arrumar um emprego e ajudar nos custos de residência no Canadá durante o período de estudos.

E o que é o visto de trabalho aberto?

É o visto que permite com que a pessoa possa procurar emprego livremente e trabalhar em qualquer empresa que a contrate. É o contrário do visto de trabalho fechado, que é quando você está autorizado somente a trabalhar por uma empresa específica. Se tiver que trocar de emprego, precisará de autorização governamental de novo.

Mas tem boas notícias também: os estudantes de mestrado poderão aplicar pra visto de trabalho de 3 anos em breve. Na atual regra, eles só podiam aplicar pelo período de duração do curso, o que dificultava a busca pela residência permantente, já que não poderiam ficar mais que o tempo de duração do curso trabalhando legamente.

Por exemplo, o curso dura 2 anos, então você só poderia trabalhar legamente por 2 anos. Esse tempo mais curto dificultava para os estudantes cumprirem os requisitos mínimos pra aplicar para a residência permanente.

Por outro lado, o Governo aqui identificou muitas fraudes de escolas que praticamente vendem o visto de estudante, sem critério algum, aí as pessoas vem pra cá estudar em cursos fracos e mal preparados e depois se veem em grande dificuldade de entrar no mercado de trabalho.

E por causa disso vem implementando mudanças nas análises das demandas de visto por parte das escolas pra coibir esses abusos.

E eles prometem mais mudanças no sentido de melhorar a sintonia entre os skills dos estudantes com as necessidades do mercado de trabalho, de forma a facilitar e simplificar o aproveitamento desses talentos na nossa economia aqui.

Veja mais detalhes dessas novidades aqui no site do Canada sobre as mudanças no processo de aceitação de estudantes internacionais.

Artigos que também podem lhe interessar:

Compartilhe isto com seus amigos!

Comente!