Treinamentos técnicos custam caro e poucas empresas atualmente dão algum tipo de subsídio para treinamento e/ou certificação. A crise é um dos fatores que agrava ainda mais essa questão…outro seria o descompromisso do funcionário com a empresa e vice-versa, já que o funcionário, depois de melhor preparado, resolve ir para o mercado atrás de uma oportunidade melhor.
Aí a empresa tem dois caminhos comuns: ou procura pelo funcionário pronto no mercado, já preparado ou arca com os custos dessa preparação condicionando o funcionário a algumas condições contratuais (para proteger seu investimento), que pode ser por exemplo, de que o funcionário fique pelo menos um determinado tempo na empresa após a utilização desses benefícios, sob o risco de o funcionário ter que indenizar a empresa de algum modo.
Aí entra sua escolha…
No lado do profissional que está em busca de uma atualização mas não quer ter o “rabo preso” com a empresa ao fazer uso desse tipo de benefício oferecido, terá que meter a mão no bolso, não tem jeito. É o preço da liberdade…
Antes que você pague caro demais por essa liberdade e ela ainda não chegue, quero deixar 3 perguntas para sua reflexão antes de fechar negócio com algum centro de treinamento:
1 – Terei oportunidade utilizar o aprendizado desse curso no cargo em que estou atualmente?
Conhecimento é sempre bom, mas para um investimento tão alto, que é um curso na área de Tecnologia, é caro demais para simplesmente conhecer por conhecer…ou você está disposto a por em prática o que aprendeu, ou em questão de poucos meses não haverá muitas lembranças (boas) desse sacrifício. Nosso cérebro faz bem o serviço: descarta da memória o que não utiliza depois de um certo tempo. (Leia o artigo do Dr. Roberto Godoy no site do Drauzio Varella sobre os mecanismos da memória, embora um pouco longo, é excelente para complementar o que estamos discutindo aqui.)
2 – Estarei disposto a mudar de emprego, mesmo que seja com uma condição salarial menor, para poder ganhar experiência na tecnologia recém-aprendida?
O treinamento em si não torna alguém um profissional naquela tecnologia, mas a vivência, o contato diário com a tecnologia é que vai lapidá-lo tornando-o alguém de muito valor no mercado. As pessoas gastam fortuna em cursos longos e cansativos e na hora de “marcar o gol”, não tem a coragem de mudar de emprego para realizar seu sonho.
3 – Estou disposto a tirar certificação (do fabricante) após conclusão do curso?
Enquanto comparecemos aos treinamentos, nossa atuação é muito mais passiva que outra coisa. Vejo muita gente participou de milhares de treinamentos, e muitos longos, mas por muitos motivos (falta de tempo??) resolveu protelar o exame de certificação. Ora, se já está fazendo o negócio, por que não fazer direito? A cerificação garante um conhecimento mínimo do produto por parte do profissional, a garantia que o empregador precisa para saber o que está comprando ao contratar você.
Pese essas questões antes de investir seu dinheiro, veja se você está disposto a assumir alguns desses caminhos, a pagar o preço do sucesso e realização profissional. Como diria alguém bem sucedido, “todo o mundo quer ter o que eu tenho e seu o que sou, mas ninguém está disposto a passar pelo que passei para chegar até aqui”.
Claro, há muitas outras questões envolvidas nisso, por isso lhe convido a dar sua opinião…o que mais você poderia acrescentar que julgue importante pensar antes bater o martelo num investimento desse tipo?
Artigos que também podem lhe interessar:
- Capacitação Profissional: Sua Empresa Acredita?
- Pesquisa: as certificações e habilidades mais valorizadas em 2008
- Corra! Tem treinamento gratuito de TI na Microsoft te esperando!
- Como conquistar sua Certificação de TI
- Certificação CISCO – Qual carreira seguir?
- O que pensar antes de decidir pelo próximo curso de TI
- Empresas: Por que Não Esperar o Candidato Perfeito
Ygor
Realmente uma das coisas que mais temos visto hoje em dia é esta situação! Conheço vários companheiros de trabalho que fizeram treinamentos, gastaram bastante mas, se você perguntar: E ai, quando vai fazer a prova pra tirar a certificação? A resposta sempre é a mesma: po não sei, estou vendo… (e ja se passaram vários meses que completou o treinamento). Pelo meu ponto de vista, existem bons profissionais que realmente não sabem o que querem para sua carreira, tem um sonho de realização profissional, mas não tem a coragem de se “arriscar” por aqulo. Seja pelo fato de a empresa em que ele trabalha não usar aquela tecnología ou outros motivos. Acredito que só devemos tomar uma decisão de gastar nosso precioso e pouco dinheiro se estamos dispostos a arriscar!
Não é fácil pra ninguém, mas… Vamos enfrente!!!
Vinicius
Ygor, tem razao, eu já passei por isso tb como muitos na área e é complicado…outro problema é que as vezes vamos pela onda do momento, pq falaram que vai dar muito dinheiro, mas alguns esquecem se vão gostar de fazer aquilo, e outras coisas mais…o medo de errar às vezes poe tudo a perder…abs!!
Rodrigo França
Boa tarde, bom me encaixei perfeitamente esse assunto, pois em maio vou começar um curso para fazer a prova de certificação Comptia Network+. Atualmente trabalho em uma pequena empresa de suporte em informática, lidamos pouco na área de redes mas tenho me aprimorado bastante, sei que o curso vai me ajudar bastante, como você disse ai em cima, não fiz questão que a empresa pagasse o curso para mim pois não quero ter um vinculo que me prenda aqui de modo que eu não “possa” me desligar de repente.
Bom respondendo a pergunta, acho que um fator determinante na hora de bater o martelo em uma certificação é correr atráz de qualidade e preços do curso. No meu caso eu negociei bastante com 2 centros de treinamento. Dica: eu fiz essa negociação por email, assim eu pude apresentar o email do concorrente e eles sempre cobriam o valor, fiz isso até chegar em um valor satisfatório para mim. Ah tambem fui pessoalmente nos dois cursos para conhecer a estrutura de ambos.
Antes de fechar pesquisei bastante em relação a certificação comptia, cheguei a conclusão que no momento financeiramente falando seria a melhor escolha para mim.
Mas gostaria de saber, o que vocês tem a dizer desta certificação? e em relação ao mercado de trabalho? e quando eu estiver com esta certificação, qual seria uma faixa salarial minima para mim? (claro que levamos em concideração a empresa)
Ygor
Vinicius, você falou tudo agora!!! O maior problema está na “onda do momento” e quando ouvimos que: “vai dar muito dinheiro” é ai que agente se apressa em fazer algo que as vezes não tem nada a ver com o que a gente gosta e precisa se aprimorar. Cai numa dessas quando um companeiro de trabalho me disse: “pô conheço um amigo que está ganhando X reais porque aprendeu a programar em java”. Logo, eu aqui começei a comprar livros, procurei cursos ( até encontrei um de graça ) fiz o curso, gostei muito do curso até a parte onde eu fiz (pois não terminei por causa do trabalho ). A experiencia foi boa, mas, ainda nem abri o livro direito e nem tenho tempo, pois tenho uma prova de certificação para o mes que vem e o meu pouco din din foi embora em livros que nem conheço o conteúdo. Achei muito boa a experiência, mas, se eu tivesse sido um pouco mais prudente, o tempo e dinheiro que gastei com o curso e o livro, ja tinha tirado as certificações que me iriam garantir lá no meu trabalho uma promoção que não ganhei porque na hora da entrevista me perguntaram: você tem a certificação tal? (justamente a que eu tinha adiado pra fazer o tal curso que nem é da minha area) e eu disse, não, só vou fazer a prova no mes que vem. Meu gerente me disse: Tudo bem, como precisamos com urgência, vou colocar outro no seu lugar.
Se eu não tivesse me deixado levar pelo “modismo” e tivesse me arriscado mais me aprimorando no pouco que ja sei fazer, hoje ja poderia contar uma experiência diferente. Por isso eu digo “Temos que saber o que realmente queremos e apostar as fichas ali”
Vinicius
Ygor, caramba, bateu certinho com sua estória (infelizmente, claro)…mas acredito também q apesar da aposta errada no seu caso, acho muito legal a ousadia de se sacrificar em busca do novo. Isso mostra tb dinamismo e que novas oportunidades serão só uma questão de um pouco mais de tempo pra você 🙂