Python: Demanda, Salários e Onde Estudar a Linguagem de Programação que Mais Cresce no Mundo

Compartilhe isto com seus amigos!

Python é uma linguagem que está ganhando muita popularidade em nível mundial nos últimos anos graças a sua versatilidade, facilidade de aprendizado, produtividade e simplicidade (leitura e escrita, o que se traduz em menores custos de manutenção), comparado a outras linguagens populares como Java, C# e C++, por exemplo.

Dropbox, por exemplo, um dos softwares de compartilhamento de arquivos na nuvem mais utilizados no mundo é escrito totalmente nessa  linguagem. Outras grandes empresas de renome como Google, Spotify, PInterest, Netflix e a Globo, no Brasil,  também tem utilizado bastante.

Suporta múltiplos paradigmas de desenvolvimento e pode ser usada para criar games, web sites, análise de dados/data science, machine learning, administração de systemas (scripting), enfim, para tudo o que você imaginar. Sua simplicidade a tem qualificado inclusive como a principal linguagem nas universidades americanas nos cursos de introdução a programação.

Além da maior aderência nas universidades, acredita-se que a explosão de crescimento de Data Science, Big Data, AI (Artificial Intelligence) e Machine Learning ajudaram a impulsionar a utilização do Python no mercado global.

Claro, nenhuma linguagem é perfeita: O fato de ser uma linguagem que executa seu código através de um interpretador ao invés de um compilador – o que a torna mais lenta – não é o suficiente para bloquear seu crescimento no mercado, já que suas qualidades, algumas mencionadas acima,  parecem superar em muito suas deficiências segundo os usuários da ferramenta.

Python, ao contrário do que alguns pensam, não é uma linguagem de programação tão nova assim, nasceu na década de 90, mas o que tem chamado a atenção é a explosão de demanda nos últimos 5 anos no mundo todo.

Vamos a algumas estatísticas:

Segundo o site Stackoverflow, um dos sites de perguntas e respostas sobre assuntos relacionados a tecnologia (em especial, desenvolvimento de software) mais utilizados do mundo, o Python cresceu assustadoramente comparado com as linguagens tradicionais dominantes no mercado, em especial nos países ricos:

Em alguns países do BRICS, incluindo o Brasil, a adoção maior da linguagem vem com um pouco de atraso, mas segue crescendo num ritmo  maior que as linguagens tradicionais:

 

Claro que é importante checar demanda e popularidade em outras fontes: Uma outra forma de entender a demanda por Python é olhar para o GitHub, o mais famoso repositório para compartilhamento de códigos do mundo. Veja que Python está em segundo:

Pode-se constatar isso também no TIOBE index, que faz o ranking das linguagens de programação de acordo com o número de pesquisas através dos principais sites de bucas na internet pelas respectivas palavras chaves.

Lá, Python vai aparecer numa posição estável em relação ao ano passado, mas a frente de outras linguagens populares como PHP, Java Script e C#:

E quanto ao salário médio de programadores Python no Canadá? Aproveitando que recebo perguntas sobre esse tema de vez em quando, aqui vai um dado interessante:

Veja uma média salarial publicada pelo Indeed, que é um dos maiores sites agregadores de vagas de empregos do mundo:

Para você ter uma ideia de como a demanda é forte, o salário médio para programadores Java e .NET no Canadá, linguagens que reinam no ambiente corporativo, está mais baixo comparado a Python: em torno de 79.903 $CAD e 77.597 $CAD respectivamente.

Ah, e os salários médios no Brasil?

Aqui está, segundo o site LoveMondays. Mas atenção para a enorme variação (alguém em começo de carreira pode ganhar até 4 vezes menos que alguém no topo!) na imagem abaixo, já que as diferenças salariais entre os diversos níveis de experiência são mais evidentes que em países de primeiro mundo:

 

 

Claro, a ideia aqui não é criar uma disputa entre linguagens, nem sugerir que você abandone as outras que ainda dominam o mundo corporativo e web, mas sim de considerar o fato de adicionar mais essa ferramenta multifuncional no seu kit.

Somos cada vez mais desafiados a entregar complexos projetos de integração entre as mais diferentes plataformas e tipos de dados. Eu, por exemplo, sou DBA SQL Server mas tenho trabalhado com integração de dados utilizando SGBDs e fontes de dados dos mais variados, como Oracle, Sybase, PostgreSQL, Tableau, arquivos de textos, e por aí vai.

Portanto, tenha sua especialidade definida mas não se esqueça de expandir seus horizontes com novas ferramentas para atender aos exigentes níveis de serviço e entregas exigidos pelas empresas.

Isso vai certamente refletir de forma positiva nas propostas de emprego que vai receber e consequentemente, em melhores salários com empregos mais interessantes.

Quer aprender mais sobre Python? Veja alguns recursos grátis e artigos utilizados como referência para este. Bons estudos!

Cursos Grátis – Python

Em Português:

Prime Cursos: Curso de Programação em Python Online Grátis
Curso pelo youtube Python 101 (Curso Completo)
WR Educacional – Curso de Programação em Python
Solyd – Python Básico

Em Inglês:

Python free Course by Microsoft: Série de 44 vídeo-aulas grátis!

Google’s Python Class: Introdução para pessoas com pouca experiência em Programação
Coursera: Programming for Everybody (Getting Started with Python)
Udemy: Programming with Python: Hands-on Introduction for Beginners
QUORA: Dicas de bons cursos sobre Python em Inglês

Referências deste artigo, leitura recomendada:

https://stackoverflow.blog/2017/09/06/incredible-growth-python/

https://stackoverflow.blog/2017/09/14/python-growing-quickly/

https://opensource.com/article/18/5/numbers-python-community-trends

https://python.org.br/python-brasil/

Site oficial:

https://www.python.org/

Comunidade Brasileira Python no Brasil

Ranking de Linguagens de Programação

TIOBE Index

GitHub – Estatísticas sobre Linguagens mais utilizadas

Salário Médio para Programadores Python – LoveMondays

 

 

Artigos que também podem lhe interessar:

Compartilhe isto com seus amigos!

Discussão

  1. Pedro Rocha

Comente!