LinkedIn Lista 10 Profissões de TI de Destaque em 2020 no Brasil: Veja Como Tirar Proveito Disso

Compartilhe isto com seus amigos!

Quais são as profissões emergentes de destaque no Brasil em 2020? E o que elas nos dizem sobre o mercado de trabalho para este ano e o futuro próximo? O LinkedIn fez uso de seus poderosos algoritmos de análise de dados, ferramentas e técnicas Inteligência Artificial e Machine Learning para identificar as 15 profissões emergentes para 2020 assim como habilidades a elas relacionadas, e dessa vez, segmentada por país.

É interessante constatar que as profissões ligadas a Tecnologia da Informação dominam a lista, o que mostra a força do setor e sua importância no cenário econômico do Brasil, assim como ocorre em países mais avançados, onde a Tecnologia é uma engrenagem chave no desenvolvimento de qualquer setor de mercado.

Como foi feito o estudo?

Segundo o site Convergência Digital… “O estudo é feito a partir de informações do LinkedIn e destaca as profissões que estão experimentando um grande crescimento e por sua vez, o que isso significa para a força de trabalho. Esta é a primeira vez que a lista é segmentada por país. Além do ranking das posições emergentes no Brasil, a pesquisa também elenca as habilidades mais requisitadas e os setores que mais contratam cada uma delas.”

Antes de listá-las, é importante considerar que essas são profissões que vêm crescendo há alguns anos já e se tornando robustas no mercado, então não é tarde para começar do zero agora, se for o seu caso. A demanda com relação a elas deve continuar nos próximos anos.

Depois da lista abaixo, veja o que você pode fazer a respeito, com essa informação em mãos, e que pode contribuir para o sucesso da sua carreira profissional.

Listei aqui as 10 profissões ligadas a TI da lista de 15 profissões emergentes, seguindo a ordem do ranking:

1. Gestor de mídias sociais

Cinco conhecimentos primordiais: Marketing digital; redes sociais; Adobe Photoshop; Adobe Illustrator; e marketing.
Três segmentos que mais buscam a profissão: Publicidade e marketing; mídia online; e internet.

2. Engenheiro de cibersegurança

Cinco conhecimentos primordiais: Docker Products; Ansible; DevOps; Amazon Web Services, AWS; e Kubernetes.
Três segmentos que mais buscam a profissão: Tecnologia da Informação e serviços; software de computadores; serviços financeiros.

3. Cientista de dados

Cinco conhecimentos primordiais: Machine Learning; ciência de dados; linguagem Python; linguagem R; e ciência de dados. Três segmentos que mais buscam a profissão: Tecnologia da Informação e serviços; bancos; e softwares de computadores.

4. Engenheiro de dados

Cinco conhecimentos primordiais: Apache Spark; Apache Hadoop; grandes bancos de dados; Apache Hive; e a linguagem de programação Python. Três segmentos que mais buscam a profissão: Tecnologia da Informação e serviços; bancos; e serviços financeiros.

5. Especialista em Inteligência Artificial

Cinco conhecimentos primordiais: Machine learning; deep learning; linguagem de programação Python; ciência de dados; Inteligência Artificial (IA). Três segmentos que mais buscam a profissão: Tecnologia da Informação e serviços; softwares de computadores; e instituições de ensino superior.

6. Desenvolvedor em JavaScript

Cinco conhecimentos primordiais: React.js; Node.js; AngularJS; Git; e MongoDB. Três segmentos que mais buscam a profissão: Tecnologia da Informação e serviços; softwares de computadores; e internet.

7. Assistente de mídias sociais

Cinco conhecimentos primordiais: Redes sociais; marketing digital; Adobe Photoshop; Instagram; e publicidade.
Três segmentos que mais buscam a profissão: Publicidade e marketing; internet; Tecnologia da Informação e serviços.

8. Desenvolvedor de plataforma Salesforce

Cinco conhecimentos primordiais: Desenvolvimento de Salesforce.com; linguagem de programação Apex; recursos do Salesforce.com; administração de Salesforce.com; e Visualforce.
Três segmentos que mais buscam a profissão: Softwares de computadores; Tecnologia da Informação e serviços; e consultoria em gestão.

9. Recrutador especialista em TI (Tecnologia da Informação)

Cinco conhecimentos primordiais: Recrutamento em TI; recrutamento; entrevista; pesquisa de executivos; e técnicas de recrutamento.
Três segmentos que mais buscam a profissão: Tecnologia da Informação e serviços; recrutamento e seleção; e Recursos Humanos.

10. Coach de metodologia Agile

Cinco conhecimentos primordiais: Kanban; metodologia Agile; Scrum; gestão de projetos em Agile; e agilidade para os negócios. Três segmentos que mais buscam a profissão: Tecnologia da Informação e serviços; softwares de computadores; e internet.

Agora, o que mais importa a muita gente: O que você pode fazer com essa informação?

Bem, se você já trabalha na área, pode buscar dentro dessas habilidades, quais poderia incorporar ao seu perfil atual através da busca de cursos profissionalizantes de qualidade, de tiro curto e online, por exemplo. Ao destacá-las no seu perfil do LinkedIn depois, há grandes chances de que seu perfil fique mais atraente.

Se você não trabalha e nem estuda na área, pode usar essa lista como uma referência para suas pesquisas quanto a qual segmento dentro da TI poderia estudar, ao verificar quais dessas habilidades mais demandadas seriam mais alinhadas com seu perfil.

Aí seria a questão de buscar no mercado a formação para chegar naquele perfil desejado. Veja aqui uma gama de cursos grátis pra você testar antes de investir uma grana pesada em algum por aí.

Se você só estuda na área no momento, procure igualmente buscar complemento de formação nesses cursos online nos posts que indiquei nos links acima, pois só o que você estuda na faculdade não o levará muito longe, pode acreditar, as universidades não conseguem acompanhar as demandas do mercado na velocidade que deveriam, e esse problema não é só no Brasil, é em qualquer lugar do mundo.

E aí, o que achou dessa lista e o que ela pode significar para o seu futuro profissional?

Deixe seu comentário abaixo!

 

Artigos que também podem lhe interessar:

Compartilhe isto com seus amigos!

Comente!