O problema da falta de mão-de-obra para preenchimento das oportunidades de emprego no mercado de trabalho, em especial as da área de Tecnologia da Informação e Telecom, é clássico. A maioria dos jovens não têm oportunidade de ingressar no mercado pois falta experiência, e experiência (adivinhem caros governantes e empresários!) somente vem com oportunidade.
Esse desentendimento alimenta o ciclo vicioso e como consequência gera uma relação perde-perde: Perdem os cidadãos marginalizados, o governo em arrecadação, as empresas com prejuízos nos negócios por problemas de expansão, enfim, perde todo mundo.
Atento a essa necessidade (antes tarde do que nunca…), O Governo do Estado de São Paulo lançou um novo programa chamado Jovem Tec.
Esse programa pretende levar até o ano de 2010, 2300 estudantes do ensino médio para o mercado de trabalho, mais especificamente o mercado de TI. Graças a parceria de grandes empresas do setor (Microsoft, Intel, Cisco, Telefônica e Instituto Mauá), muitos jovens, especialmente da periferia, terão a chance de trabalharem em grandes empresas, de mostrarem seus talentos.
O objetivo do programa, segundo a Computerworld…
… é aumentar a empregabilidade e a motivação dos estudantes, pois a falta de qualificação está entre os principais motivos do desemprego, afirmam os organizadores do programa.
Divulgue esta ótima notícia em sua região, nas suas comunidades, redes sociais, etc. Pode não servir para você que está bem empregado (ou que não é da região em questão), mas através de sua ação isso pode chegar aos ouvidos de jovens sedentos por uma oportunidade dessas.
Embora a abrangência do programa seja bastante pequena (região da Grande São Paulo), é de se esperar que seu sucesso permita sua expansão para demais regiões de São Paulo e restante do Brasil. E tem tudo para dar certo, se levado a sério por todos os envolvidos no programa. Por que não acreditar?
É uma oportunidade (que esperamos não ser única) de ouro e que deve mudar a vida de muitos jovens.
Mas fique atento às regras: segundo o site do programa, o aluno regularmente matriculado na 2ª série (durante o segundo semestre) ou na 3ª série (durante o primeiro semestre) do Ensino Médio estadual no ano atual, da Região (Metropolitana) da Grande São Paulo.
Acesse o site do programa Meu Primeiro Trabalho para maiores informações. A notícia foi divulgada pela ComputerWorld.
Artigos que também podem lhe interessar:
- 1000 Bolsas de 95% pra Formação em TI
- 1000 Vagas Grátis em Cursos de TI à Distância – Avise seu Colega Aí
- 84 horas de capacitação gratuita para o mercado de trabalho
- Inglês on Line – de graça: 50.000 vagas para estudantes de SP
- Google Oferece 2000 Vagas em Curso de TI a Jovens de Escola Pública
- O mercado de trabalho para os técnicos: Vai um emprego aí?
- Programa de Capacitação RH em TI em plena crise
gerlane ferreira cavalcante
oi eu sou gerlane e estou a procura do meu primeiro emprego,eu tenho apenas 17 anos,e nunca trabalhei,no momento so estou estudando,então eu estou a disposta trabalhar mesmo,e espero que eu consiga arrumar o meu primeiro emprego.
adailson santana oliveira
OLÁ TUDO BEM, EU GOSTARIA MUITO DE ARRUMAR O MEU PRIMEIRO EMPREGO, PORQUE EU NUNCA TRABALHEI E GOSTARIA MUITO DE TRABALHAR……ME AJUDE POR FAVOR ESPERO ANCIOSO. MUITO OBRIGADO ESPERO CONTATO
Vinicius
@adailson santana oliveira, vc precisa primeiro identificar o que quer fazer na sua carreira. É o primeiro passo para identificarmos alternativas…pode dar mais detalhes?
paulinhaa
eu estó fazendo o estágio e gostei muito é muito entesante
paulinhaa
eu estó trabalhando pro programa jovem tec eu gostei muito mesmo desse trabalho est´´a me ajudando muito a me desipenhar o trabalho
Rafaely Mendes Monteiro de Freitas
olha eu tenho uns cursos e o meu objetivos é crescer na vida e ajudar a minha familia eu quero ter minha primeira esperiencia em algum trabalho como menor aprendiz ou como qualqer outra coisa mais eu nao vejo a hora de arrumar um trabalho