A partir de agora, é permitido aplicar para um visto de trabalho estando como visitante no Canadá (turista, negócios, super visa, ou os que conseguiram isenção de visto de trabalho através do Global Skills Strategy). Ou seja, não é preciso deixar o país para isso, como era o caso antes!
A nova política foi publicada no dia 24 de Agosto pelo Ministro da Imigração no Canadá.
A finalidade da autorização é ajudar as empresas canadenses a se restabelecerem mais rapidamente dentro do contexto da COVID-19, que abalou consideravelmente a economia aqui, como em todo o mundo.
Portanto, se você tem experiência na área de TI (Tecnologia da Informação) no Brasil e está no Canadá desde o dia dia 24 ou antes e tem um nível de conversação em inglês ou francês que permita discutir seu perfil durante uma entrevista de emprego, pode falar comigo que te dou umas dicas, inclusive sobre como você pode estruturar seu CV de acordo com a cultura do país.
Acredite, pequenos ajustes podem fazer toda a diferença entre receber o SIM ou ter seu CV rejeitado/ignorado.
Veja, essa mudança de política de imigração afeta todas as profissões, você que não é de TI também pode aplicar para um visto de trabalho caso consiga uma oferta de emprego, mas como eu só conheço o mercado de TI por aqui, estando trabalhando há 8 anos no país, portato somente estaria apto a ajudar pessoas que são de minha área de atuação.
E é de graça, será um prazer se eu poder ajudar de alguma forma.
Aproveite essa grande oportunidade e quem sabe, você poderá voltar ao Brasil só para fazer as malas.
Mas atenção, para se aplicar para essa modalidade, é preciso:
- Estar legal no país no dia da aplicação
- Estar no Canadá no dia 24 de 2020 e permanecer no país (ou seja, se você chegou depois dessa data, não se aplica)
- Ter uma oferta de emprego
- Submeter uma aplicação para para o LMIA (Labour Market Impact Assessment) ou uma oferta de emprego que seja isento a esse processo até 31 de março de 2021
Mas se essa situação não se aplica a você por não estar no país, não se preocupe, com a crise da saúde causada pelo COVID-19 se mostrando cada vez mais sob controle por aqui, as coisas vão normalizando e você poderá logo voltar a aplicar num processo de imigração, exatamente como você faria antes.
O problema de falta de mão de obra qualificada continua crítico de qualquer forma, antes ou pós-crise, portanto a dica que quero deixar, caso queira imigrar para cá é continuar investindo na especialização na sua profissão e nos idiomas inglês (caso queira ir pra qualquer outra parte do Canadá, que não seja o Quebec) ou francês como prioridade, depois o inglês (caso seu destino seja o Quebec).
Imigrar, seja temporariamente ou não, é uma experiência única de vida e recomendo a todos que puderem.
Se voltar ao Brasil depois, será mais um diferencial na sua carreira, mas mais importante, julgo, é a maturidade e visão de mundo enquanto pessoa, que você vai adquirir.
E isso não tem preço.
Mais informações na divulgação oficial do site do Canadá aqui: New temporary public policy will allow visitors to apply for a work permit without having to leave Canada
Artigos que também podem lhe interessar:
- Novidades no Processo de Imigração para o Canadá (Quebec)
- Profissional de TI: Veja a Forma Mais Simples de Imigrar para o Canadá
- Comunidade no Facebook: Imigração TI Canadá
- TI no Canadá: Veja Como Você Pode Imigrar Como Self-Employed
- Canadá Já Começa Quente Recrutando no Brasil em 2021
- Aprenda Francês de Forma Rápida e Objetiva para Imigrar para o Canadá
- Canadá Busca 250 Profissionais de TI – Pode ser sua Chance!
Eriedson Luis Dos Santos
Boa tarde Vinicius, estou em Quebec desde março, vc pode dar uma olhada no meu CV?
Vinicius
ola Eriedson, claro, manda pra mim atraves do Linkedin, pode ser?
Veja meu perfil, me adicione la e mande seu CV via mensagem privada:
https://www.linkedin.com/in/viniciusnogueira/