A notícia sobre o garoto de 9 anos, Lim Ding Wen, de Cingapura, que é considerado um gênio da computação tão cedo, rodou mundo afora. Também pudera. Com essa idade ter no currículo (já tem um currículo??) o desenvolvimento de uma aplicação para o iPhone que permite aos usuários desenhar usando os dedos na tela do celular e depois apagar os desenhos simplesmente chacoalhando o aparelho, chamada de Doodle Kids, e já nas mãos de mais de 27 mil usuários no mundo inteiro, não é uma tarefa para muitos, muito menos ainda quando se reduz esse mundo ao mundo infantil.
Mais um pouco do currículo do garoto: Some-se a isso a habilidade já aquirida em 6 linguagens de programação e aproximadamente 20 projetos concluídos.
Segundo as afirmações do pai do garoto, Lim Thye Chean, que é diretor de tecnologia de uma empresa na região, parece que ele não fez mágica alguma. Controla a rotina do filho quanto à utilização do computador para brincar, tendo que priorizar os estudos.
Mas onde está o segredo então? Seria este menino um super-dotado?
A resposta do menino parece dar a melhor pista para um desenvolvimento tão rápido para sua idade: quando perguntado o por que de programar, veja a resposta:
“Programação é fácil, eu só tenho um interesse natural nisso”, disse o rapaz à Reuters. “É divertido.”
A facilidade que ele tem com lógica de programação, sua criatividade, aliado a outro fator não menos importante na minha opinião: diversão. Quando se faz algo que se acha divertido, tem-se mais possibilidade de atingir o objetivo, afinal você irá se dedicar o tempo que precisar para alcançá-lo. Quem já não ficou à frente do video-game com o jogo que mais gosta e gastou horas e horas, sem perceber, até chegar ao objetivo e satisfação de fechá-lo?
Se conseguíssemos levar essa diversão, aliada à vocação, ao nosso trabalho…talvez essa seja a questão mais difícil nessa estória: como fazer isso? O que você pensa sobre isso?
Agora uma curiosidade: no ano passado ele foi apenas o décimo em sua classe, na escola. Mais um detalhe que nos deixa intrigado e quebra aquele velho conceito de que o sucesso está atrelado somente aos primeiros da turma…
Notícia da Reuters, divulgada pelo Yahoo!.
Artigos que também podem lhe interessar:
- Idade: 9 anos. Profissão: Administrador de sistemas, certificado
- Dicas para um bom Currículo de TI
- O Erro Número 1 que os Candidatos Cometem ao Enviar o CV para uma Vaga no Canadá
- Currículo virtual para se diferenciar na multidão
- Curso de TI GRÁTIS, REMOTO e Com Emprego GARANTIDO
- Perfil: O Profissional “Faz Tudo”
- Diga-me seu e-mail e lhe direi quem és
ChErNoByL
Acredito que o fato mais importante é a diversão. Para mim, é óbvio que alguém que trabalha por vocação e por que gosta de sua profissão é um profissional muito mais completo, satisfeito e feliz do que alguém que resolve trabalhar em determinada área apenas porque ouviu desde cedo que a área X dá mais dinheiro que as áreas Y e Z.
O segredo fazer o que gosta.
Abs.,
Julio Cesar Correa
Ótimo post!
Só espero que o o garto não só seja mestre em lógica matemática,logica de programação em linguagens ou habilidade com computadores.O mais importante para este garoto será gerir a sua psique.Saber como gerenciar a sua mente.Para que não se fustre com a própria vida.Há muitas pessoas que são ótimos em coisas difíceis como programar(repito não é tão facil assim).Há uma certa dedicação para obter o dominio em linguagens como é o caso dele,ele o faz por diversão.Espero que ele além de fazer coisas super complexas,saiba também gerenciar a sua mente,que é uma coisa simples de se fazer,porem requer mais atenção do que ele imagina.
Vinicius
Julio Cesar, concordo, outra coisa, parece que ele foi (está sendo) influenciado 100% pelo seu pai, mas quem garante que ele não encontre algo mais divertido ainda para ele que a área de desenvolvimento? Só o tempo dirá….Entre a questão de “gerenciar a mente” que você falou, entra aquela de ele decidir seu próprio futuro, independente da tradição familiar. Abs!
Vinicius
ChErNoByL, será que é por isso que os jogadores de futebol choram ao se aposentar enquanto que em muitas outras profissões tem jovem que não vê a hora de isso chegar? ehehehe abs!
Ricardo
Nossa tiro o chapeu para esse garoto , pois estou tentando virar um programador e não está sendo muito Fácil não , esse garoto e uma fonte de inspiração para pessoas como eu que quer entrar na parte de desenvolvimento de softwares……
Só espero que ele não perca a sua infÂncia e se torne logo um adulto logo cedo antes do tempo certo !!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vinicius
@Ricardo, concordo, a infância é muito importante para a estrutura mental do indivíduo. Esperamos que os pais dele possam entender o valor disso
Juliano
Sou programador e digo, não é fácil! Dizer que sabe tudo é uma coisa que nunca existirá nessa área.
A área da informatica é uma área que nunca para, e sempre avança mais rápido do que qualquer outra área existente no mundo.