Esta é sem dúvida uma das qualidades padrão encontradas na maioria dos currículos por ai.
Desde o primeiro currículo na busca por um estágio, para não deixar o papel em branco, acaba-se preenchendo-o com características comportamentais do tipo.
No final das contas, muitos mal sabem identificar essa característica na prática. O candidato, quando perguntado pelo entrevistador sobre um exemplo desse comportamento no trabalho, universidade, enfim, na vida, bem, aí falta estória pra contar…
Basicamente, proatividade significa assumir um papel ativo ao controlar as situações fazendo com que as coisas aconteçam ao invés de apenas esperar pelo que vai acontecer para então agir.
Significa focar no presente, mas com um olhar a todo o tempo no futuro, se perguntando “e se?” …e se isso acontecer? …e se demorar muito tempo para acontecer? …ou definitivamente acontecer o contrario do esperado? Ser proativo é ser observador…e bom ouvinte também.
Um exemplo bastante prático da presença ou não dessa característica em nosso comportamento
é quanto ao cuidado com a saúde. Se por exemplo, você vive uma vida sedentária e com alimentação desregrada. Espera ficar doente para ver um médico ou cuida de sua alimentação e faz exercícios para ajudar a evitar as doenças? Dependendo de sua resposta, você é ou não proativo neste quesito. Aliás, este é um bomexemplo para se dar numa entrevista, principalmente se o candidato tem pouca ou nenhuma experiência no mundo corporativo que poderia servir de exemplo.
Apesar do termo “proatividade” ser muito pouco ouvido e discutido, a verdade é que ele está mais presente no dia-a-dia no trabalho do que podemos imaginar, e mais, é um dos elementos chaves para para o sucesso na carreira profissional.
Veja 3 situações onde sua proatividade é posta `a prova no trabalho:
1 – Você está esperando seu chefe lhe oferecer um aumento salarial… até quando?
Outro dia tive uma conversa com um amigo sobre isso. Ele me disse que estava há meses esperando que o chefe lhe chamasse para lhe oferecer uma promoção e/ou aumento salarial. Estava já chegando no limite de sua paciência, inclusive pensando em trocar de emprego.
Então, claro, não poderia deixar de perguntar: “Você chamou ele para uma conversa sobre o assunto?”, Não! disse ele. “Não quero ter que me humilhar, mendigar, etc…” Então disse a ele que o chefe poderia ser proativo e procurar entender melhor os anseios de seus comandados, o que permitiria com que uma ação rápida fosse tomada anter de chegar-se a uma situação insustentável, isto é verdade.
Mas como isso não ocorreu, ele deveria tomar as rédeas da situação e chamá-lo para uma conversa. Outro problema é que os gestores estão tão atolados de trabalho, faltas de recursos, prazos estourados, que acaba perdendo esse ponto importante da gestão de pessoas, o que não significaria necessariamente que ele não valoriza o pessoal que tem. `As vezes, basta uma conversa para resolver tudo. E foi o que ele fez e agora segue no emprego satisfeito pelo aumento e confiança transmitida pelo chefe.
2 – Esta esperando seu chefe lhe perguntar se você tem aquela habilidade tão urgente para a empresa?
Você está atento aos novos negócios sendo fechados por sua empresa, as aquisições, fusões, as novas demandas do mercado? Ao identificar essas mudanças com atencedência, passamos a ter o tempo como aliado em prol de nossa adaptação as novas necessidades de negócios na empresa, fazendo com que nosso valor aumente. Afinal poucos estariam prontos a concorrer conosco em tão pouco tempo. Poucos concorrentes, demanda urgente, valor subindo. Simples e infalível lógica de mercado. Aliás, caso você já tenha as habilidades necessárias, ofereça-se. Isto também é proatividade.
3 – Você dá bom dia para seus colegas no trabalho?
Você dá bom dia ou espera para responder somente a aqueles que o fazem no seu ambiente de trabalho? O “bom dia”, embora seja algo simples, tem um forte significado: mostra sinal de proatividade. Se você dá bom dia, você tem predisposição para se relacionar com os colegas, não apenas fica esperando no canto se convidado para algo. Aquele pensamento do tipo “só falo com eles se falarem comigo” não ajuda em nada.
Aproxime-se das pessoas e verá que muitas vezes aquele que lhe pareceu metido, arrogante, na verdade é apenas o jeito dele ou dela. Ou caso a pessoa seja tudo isso mesmo, ao menos terá melhor conhecimento quanto ao tipo de pessoa que está lidando, sem fazer injustiças. Proatividade também é chamar a pessoa para conversar em caso de algum mal-entendido, conflito mal interpretado.
Num simples bate-papo no café aprendemos muito na troca de opiniões, sejam elas relacionadas ou não ao trabalho. Aprendemos, no mínimo, a conhecer as pessoas que nos rodeiam e assim antecipar, ao menos em parte, suas ações, seja para nos proteger de ataques dos mal intecionados ou estreitar relações com pessoas que nos edificam e inspiram com boas idéias, comportamentos, know-how…
Muitos demitidos, promovidos, encostados no trabalho, e por vários motivos. Se pensarmos bem, a palavra proatividade está meio que escondida entre muitos deles. Seja para nossa glória ou desgraça. Vale a pena investir tempo para refletir sobre o assunto antes que o leite já esteja derramado. Claro que nunca é o fim do mundo, mas seria menos doloroso assim. E você, tem mais exemplos de proatividade que gostaria de compartilhar conosco? Deixe sua opinião!
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