Voce já baixou o Chrome? Ainda não sabe o que é isso? Se você está mais por fora que cebola em salada de frutas…
Pois bem, o Google lançou o Chrome, seu navegador para Internet, o qual é desenvolvido em código aberto, e que promete agitar a concorrência entre o Intenet Explorer, que domina atualmente mais de 90% do mercado mundial e o Firefox (Mozilla). Seu diferencial em relação às versões atuais da concorrência, de cara, é o isolamento de processos em cada aba aberta, o que impede que um travamento de uma aba comprometa todas as demais abertas (comum no processo compartilhado entre várias abas nas versões atuais do Firefox e Internet Explorer, suscetíveis a travamento, por exemplo).
Porém esse recurso não é novidade, a MIcrosoft, na versão recente do Internet Explorer 8 Beta 2 (lançada em 27/08) também oferece o recurso de abas multi-processadas.
Mas esse recurso tem um custo: se você isolar cada processo em cada aba e tiver umas dez abas abertas em seu navegador, o consumo de recursos da máquina será monstruoso. Um lab feito pelo pessoal na InfoWorld (veja mais detalhes em inglês) identificou que, em dez abas abertas , o consumo de memória chegou a bater mais de 300MB de RAM da máquina. Há também outras análises por lá interessantes, é bom conferir.
Portanto…Prepare-se para adiantar aquele upgrade em sua máquina, pelo menos de memória RAM, caso você seja como eu, que abre uma pancada de abas no navegador simultaneamente.
A interface do Chrome, bastante clean, tem tudo a ver com a cara do Google…
A preferência por um determinado navegador passa por muitos fatores, mas certamente usabilidade, estabilidade, segurança, privacidade e desempenho, creio serem os mais determinantes na escolha de um bom navegador.
O IE vem com o Windows, que domina o mercado de desktops. O Google terá trabalho, mas já mostrou sua capacidade em superar desafios. Ambos os produtos estão em fase Beta, tem muita água para rolar ainda em termos de diferenças técnicas, usabildade, design, etc…
Quero saber de você, compartilhe conosco votando abaixo…
n
Artigos que também podem lhe interessar:
- O menor preço na sua compra on-line de forma prática e fácil!
- Tem um PC virtual grátis esperando você
- Você trabalharia de graça para o Google?
- Recurso útil e gratuito para compartilhamento de arquivos grandes na internet
- Microsoft voa para as nuvens e promete sacudir o mercado
- Google caiu na armadilha: Briga com gigantes e esquece do cliente
- Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 72
Southern
Isso é muito desumano, o chrome diante do Firefox é uma humilhação para o coitado. Nenhum navegador tem condições mínimas de chegar perto do Firefox.
Eduardo Boleta
Prefiro o IE8.. Ele é cerca de 1,5 seg. mais rápido que o Mozilla (podem pesquisar) e mais seguro…. O Chrome é só pra maquinas leves (e poucas abas abertas);;;; já o Mozilla é lindo!! mais agora ficou mais lentoo.. Só o IE8!!
Henrique
essa matéria é antiga… faz um ano já oq tenho a falar é o seguinte..
Configurações do meu pc: 750Mhz de processamento, 384 Mb de RAM. Estou com 17 abas abertas utilizando o Comodo firewal, Avira Antivir, SpywareDoctor (os melhores programas de proteção em versoes gratuitas)e TuneUp Memory Optimizer, e está sobrando 80 Mb. O chrome superou em velocidade até o Netscape 4(9 é o atual), o mais rapido até então, quanto a segurança q Eduardo Boleta mencionou ele está muuuito enganado, o firefox é ha mto tempo o mais seguro(de longe), pois recebe atualizações de segurança semanalmente e o IE só se corrige quando muda a versão… Vi por ai, num teste em q hackers tentavam invadir o FF 3.0, IE 7,Chrome 2.x e Safari(nao lembro versão), em q o único não hackeado foi o Chrome… Mas ai neste caso creio q foi a arquitetura diferenciada(nao segurança em si) dele q o impediu. P/ concluiro IE sempre teve péssima renderização de HTML e afins, por ex é o UNICO q nao reconhece HTML 5 deeem uma pesquisada e verão.