O mercado está fervendo à procura de profissionais na área de tecnologia para o preenchimento de suas vagas. Conforme noticiou o O Dia Online, as medidas do Governo Federal para redução de custo de exportação das empresas tem gerado um expectativa de 100 mil novas vagas até 2010.
Por isso, vai aí algumas dicas: não perca tempo com cursos longos de forma desnecessária…pense bem e responda:
- Para quê um DBA vai cursar Ciência da Computação (4 a 5 anos) se pode cursar Tecnologia em Bancos de Dados (2 a 3 anos)?
- Para quê um desenvolvedor vai cursar Engenharia da Computação (5 a 6 anos) se pode cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2 a 3 anos)?
Talvez para o seu ego valha muito esses títulos mas seu empregador não tá nem aí com esse tipo de coisa…aliás , quando você foi contratado lhe pediram para apresentar o diploma de conclusão? Ou então experimente perguntar a seu chefe se ele se lembra qual a sua formação universitária…
No site do MEC você encontra a relação dos cursos de tecnologia. A função desta relação é prover as faculdades e universidades, diretrizes para a criação de seus cursos ou mesmo migração dos cursos já existentes. Em cada uma dessas opções você verá a carga horária recomendada e uma breve descrição do objetivo do curso além da infraestrutura recomendada para um bom suporte.
Dica: compare a grade do curso e título com essas diretrizes do MEC. Se a faculdade as estiver seguindo, mehor será para o futuro do curso em termos de reconhecimento e atualização no mercado.
Pense assim: o tempo que você vai perder cursando várias disciplinas que nunca vai usar (conheci vários desenvolvedores que cursavam engenharia só por causa do título), você poderá estar cursando uma especialização voltada para sua área específica de atuação, um MBA por exemplo e se destacar na sua posição…enquanto aquele seu amigo está ainda no 4º ou 5º ano de Engenharia.
E, por quê não aproveitar o tempo e dinheiro de sobra (um curso de 2-3 anos é mais barato…) para estudar inglês?
Hoje, mais do que nunca é imprescindível para um profissional que almeja uma carreira de sucesso de TI. Aproveite e saiba como escolher um curso de inglês com maiores chances de sucesso.E tem mais uma coisa: ainda que muitas empresas não utilizem o inglês no dia-a-dia, acabam utilizando-o como diferencial nos processos seletivos, portanto não fique para trás.
Conclusão:
Estudar é bom. Estudar com inteligência e visão é melhor ainda. Seu bolso e sua cabeça agradece.
O mercado, como você pode ver , tem pressa. Aproveite a onda de crescimento econômico em nosso país, que tal como uma verdadeira onda, não se sabe ao certo quando a veremos novamente.
E você? concorda com essa opinião? Fique a vontade para opinar!
Artigos que também podem lhe interessar:
- O mercado de trabalho para os técnicos: Vai um emprego aí?
- Demorou: cursos superiores de TI mudarão de nome
- Estude TI de Graça nas Melhores Universidades do Mundo
- Cursos grátis de TI através do Sindicato de Processamento de Dados de SP
- Ciencia da Computação, Engenharia da Computação…o que escolher?
- Curso de Inglês grátis com foco em negócios e com certificado
- Curso de Inglês Online GRÁTIS através do Programa Idiomas sem Fronteiras
Maykon henrique
Vinicius ai esta os links, estou no aguardo…
Aqui na minha cidade falam que e bom a FUCAPI.
Vinicius
@Maykon henrique, na FUCAPI, tem o curso de Ciencia da Computação, que dá uma boa aprofundada nos fundamentos de software, que eu recomendaria em termos de demanda no mercado de trabalho (para profissões como analista de sistemas, programador de softwares em geral, engenheiro de software, e outras relacionadas a desenvolvimento e manutenção de sistemas). Mas claro, é preciso ver o que mais lhe agrada. Na minha opinião, dentre as opções para quem gosta de trabalhar com software, Ciencia da computação é um dos melhores cursos, mais completo. Agora, se voce gostar mais de trabalhar com hardware, montagem de computadores, matérias de eletronica, Engenharia da Computação é mais indicado.
Se o pessoal respeita mais essa faculdade na sua região, depois das públicas, vá em frente. Reputação boa é mais um ponto a favor, ok?
maykon henrique
valeu pela dica a FUCAPI realmente e boa.
Eu me preocupo muito com engenharia da computacao e muito calculo, fisica e muito complicado e como vc falou eu me identifico com engenharia mesmo.
Estava vendo a grade curricular do curso sistema da informacao ele e mais lite em termo de calculo sera que tambem nao seria uma boa pra mim???
Vinicius
@maykon henrique, na minha opinião, é mais genérico. Rapaz, não se preocupe com dificuldade desta ou daquela matéria. Lembre-se que os caminhos mais difíceis é que levam às maiores realizações de nossas vidas.
O caminho do fácil é o que a grande maioria das pessoas pega, por isso q tem muita gente com faculdade por aí com dificuldades de arrumar emprego, e qdo consegue, é pra ganhar mal.
abs, pense bem e bons estudos
Maykon henrique
Entende sim o raciocinio.
estou esperando a nota do ENEM sair, ver se eu consigo uma nota boa e ter uma bolsa na faculdade.
So mais uma pergunta.
Tecnico em informtica e bom? ( dizem que ele te ajudar a saber qual area vc gosta te dar um caminho bom pra faculdade.
Qual o melhor tecnico em informatica ou Gestao em tecnologia da informacao qual o melhor?
Maykon henrique
Se eu comecar por um curso tecnico em informatica?
e depois uma faculdade, tendo condicoes em pagar trabalhando como tecnico na area.
ele me colocaria rapido mercado de trabalho e alem do mais abriria minha mente em qual faculdade certa pra mim fazer.
Vinicius
@Maykon henrique, acredito que, co a opção de tecnólogo hoje em dia, que é um curso mais curso e mais barato que um bacharel, não acho que seja muito viável partir para o curso técnico, a nào ser, é claro, que a diferença de valor seja grande pra vc e o mercado para técnicos em informática esteja bom na sua região… Porém concordo com a questão da experiencia q vc falou, pra depois escolher um curso mais extenso, pode ser bastante válida essa escolha.
maykon
O mercado esta bastante aquecido, e falta de mao-de-obra.
Dizem que o tecnologo e recomendado para quem ja desempenhar a funcao, ou seja quem ja tem experiencia na area.
Mais como vc falou nao seria muito viavel o curso tecnico nao e?
Com o curso tecnologo poderei esta aproveitando algumas disciplinas para uma bacharel???
Na minha cidade o curso tecnico chega ser mais caro que o tecnologo!
estou analisando isso tambem.
Poderei ter dificulade em conseguir um emprego como tecnologo, no meu caso sem experiencia? ou isso e psicose pros fracos?
Vinicius
@maykon, sim, com o curso de tecnólogo vc terá disciplinas de bacharel também, mas o mais importante é sair pronto para o mercado de trabalho mais cedo, e ainda pagando menos na média do que num curso bacharelado. Vc conseguria emprego sim, mesmo sem experiencia, pois faria estágio normalmente, como qualquer estudante de curso bacharelado….ok?
Marcelo
Boa Noite Vinicius,
Se for possivel da uma orientação, estou em duvida entre fazer um curso de tecnico em contabilidade no senac, ou fazer gestão financeira numa faculdade bem nomeada, um dura 1 ano e meio e o outro 2 anos… no tecnico contabil acho q conseguiria um emprego mais rapido…apesar q a moça da universidade falou que tem convenios com banco e tals pra quem faz gestão financeira…eu meu foco é entra no banco…e ambos da essa opção…qlqr coisa contabilidade ainda posso trabalha por conta, enfim…ambos um dos dois que eu escolhe estou nu bom caminho, ou algum teria mais a sua preferenica e o por que…desde ja agradeço pela sua atenção.
Vinicius
@Marcelo, bom dia, acho importante considerar o seguinte: gestão financeira e contabilidade são áreas diferentes, embora fortemente relacionadas. Analise bem o curriculo de ambas pra ver se vc se identifica com as disciplinas. O objetivo do curso técnico é preparar mais rápido para o mercado de trabalho, um curso mais curto, objetivo, voltado à prática. Gestão financeira, por outro lado, me dá a impressão de um curso importante mais para que já trabalha tecnicamente com finanças e que gostaria de subir alguns níveis. Vc deve considerar sua experiencia atual para ecolher um curso de gestão. Pra dar um exemplo na área de TI que aconselho o pessoal: quem não tem experiencia na área técnica ainda, faça um curso com perfil técnico. Depois, com alguns anos de experiencia, faça um curso de gestão de tecnologia, assim terá mais proveito. Qto aos bancos, é fato que as carreiras relacionadas a finanças são as que mais abrem portas, então, se o foco é banco mesmo, eu aconselharia um bom curso de nível superior (pode ser tecnólogo) relacionado a finanças, como economia, adm. de empresas, contabilidade…
Enfim pense bem em seu perfil, tente casá-lo o máximo possível com o perfil dos bancos, ok?
Marcelo
Boa Noite Vinicius, obrigado pela dica, é que to meio q desesperado ehe, minha unica experiencia foi de assistente administrativo, ai tinha mt contato com contador pelo fato de erros nas notas, e achei bem interassante, sei que vai alem disso, ai aki na minha cidade tem esssas duas opções…e to com 25 anos, ai pensei em fazer tecnico em contabilidade no senac pra tentar um emprego em escritorio, até empresas, ou até mesmo depois trabalha por conta, e gestão financeira to levando mais pelo lado do seguinte, se eu conseguir vaga de estagio em banco, empresa otimo, ai depois partiria pra fazer economia, só não faço ela direto por falta de $… e formando em gestão com crtz cortaria algumas matérias. Ai to nesse impasse, mas meu foco é voltado pra essas area, seja em escritorio, empresa que tenha finanças ou contabilidade, e banco…. fico meio com receio de fazer curso tecnico e dps não da mt certo, ai la se foi mais um ano. ai qlqr coisa se o tecnologo não dé certo, mas pelo menos é algo no curriculo e emprego de analista financeiro creio q ainda pegue ou fiscal. e se não pega nem um desses, mas um emprego melhor acho q consegue…ai ja parto pra uma graduação mais completa, cortando materias… Enfim obrigado Vinicius pela dica, e Parabens por esse trabalho, dedica um pouco do seu tempo para orientar da melhor forma possivel as pessoas que principalmente estão em duvidas a que caminho seguir.
Bruna C.
Olá Vinicius, tenho 23 anos e necessito urgente engressar em um curso,pois o tempo está passando e eu me cobro demais, como estou em dúvida em qual carreira seguir entre (arquitetura,estetica,publicidade, markenting…), optei em escolher nos mais tradicionais para obter um capital maior e futuramente arcar com as despesas do curso escolhido, pois já trabalho em escritório á 4 anos, porem a empresa que trabalho não tem perspectiva de crescer, mas conseguimos atraves de parcerias descontos com algumas faculdades, a dúvida é, administração com bacharel em RH, gestão em Rh, ou gestão de markenting… gostaria de algum que eu tivesse um retorno financeiro melhor e mais facilidade para encontrar outro emprego , já que onde trabalho a empresa não tem pretensão de crescer de acordo com os diretores.Poderia me ajudar?
E moro no Paraná á um ano, mas pretendo voltar p/ Campinas/SP, então estou analizando se estudo lá ou aqui.
Obrigada
Cristiano
Olá Vinicius tenho 22 anos e estou em busca de uma carreira, sempre trabalhei em escritorio e sou apaixonado por informática e tecnologia utilizo computador desde dos meus 11 anos de idade entretanto tenho um conhecimento legal ate ja fiz alguns cursos a alguns anos atras enfim estou meio confuso pois sei q há mtas areas para trabalhar em ti gostaria de algumas informções se possivel por onde começar ? certificações ? quais os primeiros passos quero fazer uma faculdade mais não qria cair de parequedas na faculdade se poder me dar algumas dicas ficaria agradecido
Vinicius
@Cristiano, será um prazer se puder ajudar em algo. Primeiramente é preciso saber, embora vc diga que é apaixonado por Tecnologia, o que mais especificamente dentro dessa área te atrai? por exemplo, vc pode adorar mexer com vídeos no youtube, editá-los, etc… ou ainda vc gosta de design, tem boas idéias para identificar padrões de cores e formas, e assim poderia trabalhar na parte de web design. Ou gosta demais de games e também de lógica e matemática, então poderia se dar bem como desenvolvedor de jogos…enfim, poderiamos falar de exemplos de opções aqui o dia todo rs…
Então é nesse ponto que vc deve começar. O mais lhe dá prazer, onde vc menos ve a hora passar, assuntos da área de Tecnologia que realmente prendem sua atenção?
Depois de identificar isso, passamos para uma análise do mercado atual e opções de estudos e profissões para q vc possa alcançar uma carreira prazeirosa.Porque mesmo dentro da TI, tem área chata, e vc deve identificar essas áreas que são chatas pra vc e fugir delas para não ser um profissional medíocre e infeliz.
Se quiser passar mais info, pode ficar à vontade, abs!!
Vinicius
@Bruna C., como vai? para conseguir um retorno financeiro mais rápido, em geral é melhor se especializar dentro da nossa experiencia profissional, mas cuidado para não perder mais tempo em uma profissão somente por causa de um dinheirinho a mais. Como dica, pela sua idade (bastante nova) tente já investir em algo que realmente gosta, mesmo q seja através de um curso técnico a principio… se vc perder mais tempo com uma coisa de que não se identifica (um curso de 4 anos), poderá ter mais dificuldades de trocar de profissão depois, pois vc terá mais responsabilidades. O tempo joga contra nós e não volta… pense nisso, abs!!
Cristiano
Obrigado por essas dicas, trabalh ei e trabalho ate hj com edição de imagens autoração de dvds, tenho bastante experiencia nessa area já, nao sei se teria alguma relação com as areas citadas. Adoro games e td o q isso envolve alguns anos atras ate pensei em fazer um tecnico nessa area,enfim ja foi uma grande ajuda vou continuar pesquisando mais coisas pra nao me arrepender depois muito obrigado
Eduardo
Perfeito este post! Troquei minha graduação em uma universidade federal por uma tecnologa particular, posso garantir foi a mais sabia escolha para quem quer competir no mercado de trabalho!
Fabiana
Oi tudo bem estou indecisa em cursar um bacharel ou tecnólogo em publicidade, se cursar um tecnólogo terei as mesmas oportunidades de emprego que um bacharél ,e como o mercado ve~em os tecnólogos.
Iago
Olá , meu nome é Iago . Eu estava pensando em fazer faculdade de ADM, mas depois de ler seu artigo , tô pensando em fazer TI, o que você? Qual escolha é mas certa de me um retorno financeiro a curto prazo?
Vinicius
@Iago, vai depender do seu perfil. A área de TI é bastante ampla e cada vez se torna mais complexa. Tente identificar o que em relaçãoa Tecnologia mais te fascina. Praticamente tudo nessa área, sendo feito com dedicação e profissionalismo, pode proporcionar bons salários…
Vinicius
@Fabiana, os tecnólogos tem grande aceitação na área de TI, vale a pena sim. O que manda é o conhecimento e especialização do candidato, e não se ele é bacharel ou não, ok? mais alguma coisa? abs
Vinicius
@Eduardo, isso aí, pra que complicar, não é? abs e sucesso!!
Iago
Na verdade , o que é mas vantajoso Administração ou TI, e qual curso de TI, o senhor poderia me indicar?
Victor
Gostei do post mas discordo em alguns aspectos. Acho que nada é tão determinista quanto parece. O CST é bom porque é focado numa área específica do conhecimento. É bom para quem já quer ter uma carreira específica. Mas lhe deixa limitado àquela área. Lá na frente mudar de área de atuação pode ser mais complicado.
Contudo, o curso bacharel lhe dá uma visão geral de toda a área. Você tem oportunidade de ser o profissional “T” que o mercado necessita: raso em vários conhecimentos porém com conhecimentos profundos na área que gosta.
A questão de investir tempo e dinheiro também é relativo no que tange o inglês. Este idioma é imprescindível e uma hora ou outra você terá que encurtar seu tempo para poder estudá-lo. Não vai ser bacharel ou CST que vai fazer a diferença.
Vinicius
@Iago, na minha visão, TI dá muito mais opções de carreira e tem mais demanda, além de oferecer mehores salários. Se voce for bom de lógica, recomendaria área de programação de softwares.
Vinicius
@Victor, sim, nada é estanque, deve-se olhar o momento. O título do artigo reflete uma situação específica, e como vc citou, bacharelado pode ser uma boa sim. abs!
Thiago Henrique Dantas De Souza
Olá meu amigo penso da mesma forma que vc
porem começei a fazer o curso de ciencias da computação
porem vi que poderia fazer um curso em processamentos
de dados e uma pós graduação no mesmo periodo da minha
graduação .
e ai o q vc acha ? acho q vale a pena ?
Vinicius
@Thiago Henrique Dantas De Souza, acho que depende muito do seu perfil (do que gosta na área) e das opçoes q vc tem de cursos tecnólogos e pós.
Sendo mais específico, digamos que vc pretenda ser um DBA (Administrador de bancos de dados). Eu recomendaria, ao invés de fazer Ciencia da Computacao, fazer um curso de Tecnólogo em Adm . de Bancos de Dados, que existe em algumas escolas, e após isso uma pós relacionada à matéria.
Como os cursos tecnólogos são mais granulares, mais específicos, tendem a ser direcionados mais para que sabe exatemente o que quer dentro da área de TI. Se esse for seu caso (já tem uma área definida), sugiro ir direto num curso focado nesse objetivoao invés de divagar num curso de Ciencia da Computaçao, sem foco definido e muito mais teórico.
Espero ter ajudado em algo, abs!!!
Iago
Gostaria de agradecer , mas acabei de ganhar uma bolsa 100% na Estácio na area de adm . Mas Pretendo mudar para Analise de Sistema na faculdade publica no meio do ano?Pelo que tem visto você falar , estarei fazendo a escolha certa!
Iago
Olá, Penso de uma resposta rapida, Analise e desenvolvimento de sistema seria uma boa para area de TI? Se não me indique uma por favor!
Silvio
Olá, essa noticia ja tem anos rs, nem sei se vou ser respondido, mais tenho um certa dúvida
eu passei para o curso de Gestão de produção industrial em uma faculdade federal, curso técnologo duradação de 3 anos.
mais almejava uma formação em egenhearia de produção no qual demoraria 5 anos.
a minha pergunta é, devo abdicar da federal e me da o luxo de tentar egenharia da produção? o retorno financeiro seria maior?
ou então eu começo o curso?
e outro fato.
técnologo é ou não considerado ensino superior? graduação? as empresas tem preconceitos com o técnologo?
ja sou formado em técnico de Administração por uma escola publica concursada médio/técnico
agora pensei no técnologo como um up para um maior avanço no mercado de trabalho com maior rapidez e quem sabe faço uma pós futuramente.
Vinicius
@Silvio, o Brasil pena pela falta de mão de obra especializada (e não tanto de gestores), e se vc tem vontade de fazer engenharia, acredito que vc deveria correr atrás desse sonho e não fazer o outro curso apenas porque passou nele. Além do mais, a demanda por engenheiros continuará bastante aquecida por uns bons anos, o que permite salários melhores que de gestores, então por que não ir atrás desse objetivo? Pelo menos é o que eu faria, ok? abs!!!
Ariane
Vinícius,pretendo fazer 2ª faculdade ano que vem. Sou da área de letras/ traução- inglês, mas o mercado é muito instável. Ganha-se por hora e em geral mal, difícil ter registro e ainda mais com salário decente e benefícios.. então pretendo dar uma virada, mas em algo totalmente diferente, pois não quero as possiblidades que mais dão dinheiro na minha área…
Caso meu empreendimento não dê super certo, pretendo fazer um curso de tecnólogo na área de TI. Contudo, sou da área de humanas e não tenho afinidade com matemática.Amigos da área de TI recomendaram que eu não faça nada relacionado com programação…
Dentre os cursos do catálogo do MEC, me interessei por + Design gráfico e prod. multimídia. Porém, mal achei vagas para este último, mto menos com salários superiores da 2 mil. Quanto a desing gráfico, a maioria dos salários é entre mil e 2 mil… são poucas as vagas melhores, me impressionei! Além disso, tenho receio por haver o msm curso d 4 anos, já q isso pode ser levado em conta na seleção… Vi que na conceituada FIAP tem “Sistemas para internet”, mas não me situei bem se seria meu perfil e também não achei vaga nehuma com esse nome. Já que deve se enquadrar em “áreas correlatas” fico sem parâmetro se o curso realmente estaria de acordo com determinadas vagas. Além do mais, disseram que os cursos da FIAP costumam ser mais valorizados e proporcionar melhor remuneração jaustamente por serem mais complexos e relacionados a exatas… qual a melhor opção para meu caso?
Muito obrigada pela atenção.
Vinicius
@Ariane, com relação a matemática, ela está presente nos cursos de TI, mas sua profundidade varia de curso para curso, e até entre mesmo curso em instituições diferentes de ensino. Aí vc teria que analisar o currículo do curso específico. Quanto ao que vc poderia fazer em termos de carreira, com a entrada de produtos de software de fora no Brasil, as vagas de consultoria especializada nesses produtos tem crescido. Com ela, a exigencia de ingles, o que pra vc já é meio caminho andado. Um consultor se especializa no produto de ERP, por exemplo, e o implanta, dá suporte, treinamentos, etc no cliente. É um mercado bastante carente de profissionais, principalmente devido a dificuldade de encontrar profissionais com bom ingles.
Um curso de análise de sistemas daria o background necessário para a formação de um bom consultor, esta é uma dica, mas o primeiro e mais importante passo é realmente vc entender suas virtudes e tentar casá-las com algum perfil de carreira de TI. Um bom salário depende mais disso do que o que a média do mercado paga, pois assim vc terá um desempenho acima da média entre aqueles que entram numa carreira apenas pelas perpectivas salariais, e de quebra um bom salário, ok?
Wayan de Barros
Ilustre Vinicius, sou do Rio estava pela internet para clarear minha mente em relação a tomar certas decisões, me encontro cursando ADM na PUC-Rio, tenho 21 anos e estou a 2 anos e ainda possuo matérias do 1 período, enfim quero e vou sair. iria ser mais unzinho bacharelado em ADM, o ponto é: já trabalho a 1 ano em uma empresa de navegação de meu pai, gosto do que faço e quero seguir, aqui no trabalho falaram ”sai logo da Puc, sua realidade é outra vc está la travado em Matemática faz um técnologo em COMEX ou Logistica pela Candido Mendes ou Estácio, dps uns cursinhos e uma pós quem sabe no exterior, com esse plano posso me dar bem? se as coisas mudam da aguá para o vinho amanhã não iria ficar sem base no mercado? ou meu currículo vai ficar feio? e claro que o ingles iria entrar com tudo.
Vinicius
@Wayan de Barros, deixando a parte do ilustre de lado (quem me dera, hehe), quando vc pergunta se pode se dar bem com essas dicas de seus colegas, acredito que sim. Eles estão lhe apresentando uma opção mais técnica em detrimento com a qual vc tem seguido atualmente (adm). Mas o mais importante deve ser a sua identificação com o que vc faz. Se realmente gosta da parte técnica, a visão de seus colegas vai de encontro com essa aspiração.
Agora, administrar o negócio é essencial para que vc possa ajudar seu pai em seu negócio. Se vc pretende tocar o negócio do seu pai no futuro, me arrisco a sugerir que siga com ADM e depois parta para a opção técnica. Vc é novo, tem tempo para isso….
Mas, claro, são somente opiniões que, dependendo de muitos outros fatores que desconheço, podem não ser as melhores.
Pretendo aqui apenas lançar-lhe uma luz, e espero que seja útil, ok?
abs e sucesso, e fique à vontade para perguntar!!!
Wayan
Justo! não sou cdf por isso odeio uma matemática, na qual não trabalho e nunca vou trabalhar(nunca diga nunca)mas é a realidade, no máximo com medidas de carga. e ela vem em 3 períodos acompanhada da clássica estatística e financeira, na qual são importantes mas estou sufocado… perdendo tempo. sim sou novo e já trabalho, estive preocupado com o nível de um Tecnólogo, mas é superior e posso fazer uma pós interessante e um MBA, não vou ter um bacharel depois um tecnólogo depois uma pós depois um mba, poucas pessoas optam por isso, não seria nada mal mas é casca grossa no meu ponto de vista e situação, faria até 2 tecnólogos invés da chata adm! curso chato… tecnólogos em shipping e tecnologo em oleo e gas + pos + mba(sonho), o problema é o preconceito que certas empresas ainda têm com tecnólogos… para finalizar, qual a melhor faculdade que disponibiliza cursos superiores tecnólogos dessa areá de logistica; comex no Rio? desde já agradecido pela dica! que sem dúvida é lucro adm pela puc-rio…
Vinicius
@Wayan, me desculpe, mas não vejo esse preconceito com tecnólogos, já que é tão nível superior quanto o outro….
O mercado precisa de especialistas, gente que conhece do negócio, e é isso que traz resultados para as empresas, e diploma bacharelado não se propõe a formar esse tipo de profissional, devido a seu caráter mais generalista.
Sua linha de raciocínio quanto a fazer os cursos de tecnólogo, achei muito interessante!!
Débora
Olá,tenho 38 anos sou gerente financeira de uma indústria, nao tenho faculdade, mas tive a oportunidade de ter este cargo e ser muito bem remunerada, mas agora estou sentindo falta de uma graduação, estava decidida em fazer um curso tecnologo de gestão financeira, depois li a grade de processos gerenciais e gostei muito, achei mais amplo para o mercado de trabalho, afinal tenho que pensar lá fora tbém. Apesar que nesta empresa que trabalho sou o braço direito dos donos e me meto em todos os setores,por isso pensei em processos tbém. Enfim conversei com minha tutora da faculdade para ela me ajudar e ela me deixou mais confusa, disse que eu tenho que fazer ciências contabéis, que já não seria tecnologo e sim bacharel, mas todos são a distância e reconhecido pelo Mec somente os tecnologos a tutora me disse que este de ciências será reconhecido após a primeira turma aberta, será?? a universidade é a Uninter aqui em Curitiba. Enfim queria saber se pode me ajudar para que eu decida qual me matricular, as aulas começam dia 28/08.Obrigada.
marcos aurelio
ola vinicius queria saber se um gestor em ti pode dar aulas e em que areas
Vinicius
@marcos aurelio, como vai? um gestor de TI deve conhecer mais sobre gestão de pessoas e menos sobre o lado operacional da TI, e teria mais condições de lecionar nos temas relacionados a gestão de TI e pessoas, mas claro, isto não é uma regra, principalmente na área de TI, desregulamentada que é.
Existem muitos gestores da área que evoluiram depois de anos ou mesmo décadas de experiência metendo a mão na massa, então, como sempre nesta área, a experiência fala mais alto quando o gestor é escolhido para uma dada disciplina.
Concluindo, o gestor de TI está apto lecionar qquer disciplina de TI que estiver ao alcance de sua experiência comprovada.
Espero ter ajudado, abs!
abs
Vinicius
@Débora, particularmente sobre essa questão de curso ser reconhecido depois da primeira turma não gosto de acreditar muito, pois muitos problemas podem ocorrer e o curso pode travar no processo de reconhecimento do MEC – acredite, já vi isso acontecer com certa frequencia.
Agora, quanto a formação, como você já é gerente, eu no seu lugar partiria para uma formação de gestão abrangendo outras competências, mas não um curso técnico…
Mas claro, cada um tem uma história e deve analiar com cuidado e buscar um curso do qual se identifique.
abs!
Fernanda
Olá Vinicius. Tenho vontade de fazer tecnologo em gestão ambiental pois é mais rápido que bacharel em qualquer curso, isso para eu prestar alguns concursos que é permitido para quem tem tecnologo. Mas estou com medo de quando eu terminar o curso eles mudarem o edital…no lugar de superior em qualquer área (que permite o tecnologo) pedirem superior em física, economia e por ai vai…ou seja, especificar a graduação.
E aí o meu curso não vai servir para esses concursos que vierem a mudar o edital..
pois parece que alguns anos atrás um concurso aí era nivel médio, e agora ele já pede superior em nivel de graduação, então estou com medo de daqui alguns anos ele especificar a graduação que ele quer (biologia, direito…), aí o tecnologo não valerá e terei que fazer um superior de 4 anos, pois eu quero só pra prestar concursos.
Aí eu não sei se faço logo o de 4, 5 anos que é mais garantido nesses casos…
você acha que isso que eu disse pode acontecer? é um risco que eu corro? ou não tem nada a ver isso que falei?
sei lá…não entendo disso direito….
Fernanda
desde já agradeço.
Vinicius
@Fernanda, como vai?
Olha, seus receios tem bastante sentido sim. Não existe qualquer garantia de que no próximo edital para o concurso que voce deseja, não peçam um diploma de bacharelado ou licenciatura, mesmo que antes não tivesse essa exigencia (veja este link: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13147:o-meu-diploma-de-curso-superior-de-tecnologia-e-aceito-em-concursos-publicos&catid=353&Itemid=230)
Não recomendo um investimento tão sério e pesado apenas para fins de atender critérios de concursos públicos, acho muito arriscado. Se aceita uma opiniao neste sentido, faça algo de que goste, não tente pegar atalhos, pois corre o risco de, além de não poder fazer o concurso porque mudou de edital (ou nem saiu, pois podem congelar o processo até por anos!), ficar com uma formação superior indesejada e pouco útil…
abs e sucesso!!
Bruno
Olá Vinícius, em primeiro momento quero dar os parabéns ao seu site e as respostas quem tem passado as pessoas, com certeza de muito valor. Bom, estou com um dúvida séria aí e sua opinião vai me ajudar um monte. Em 2008 por motivos pessoais e tive que ir embora da minha cidade anterior não pude terminar o téc. de informática, adoro a área e sem dúvida é o que eu vou seguir. Ano que vem já completo 24 anos e já me sinto até um pouco velho pelo fato de a recém estar ingressando na faculdade de TI. Por custos e praticidade, ingressei no curso ead de Sistemas de Inf. da Unisinos, acabei interrompendo duas matérias agora por falta de suporte da parte da metodologia deles que foi bem desmotivante e pela que eu soube da coordenadora do curso vai se manter dessa maneira: SE VIRA NOS 30! O fato é, quero aprender ingles sei que em TI é muito importante, estou testando o método da EF Englistown, só gostaria de saber o q vc me sugere, continuar no ead da unisinos se virando nos 30 ou ingressar no ead de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unopar ou Cesumar. Se eu continuar na unisinos vou deixar o ingles pra realizar depois que me formar e se for cursar analise, vou manter o ingles e o tecnólogo até o fim. Bate o receio, um bacharel ou um tecnólogo. Quebrei muita a cabeça mas não chego a resposta alguma.
Aguardo sua resposta obrigado.
Vinicius
@Bruno, obrigado pelos elogios, o mas importante é estar ajudando quem tem realmente interesse em crescer na área de TI.
Qto a tecnólogo, acredito q no artigo tenha ficado claro o porque de minha prefencia, uma vez que permite de forma mais prática e rápida a entrar no mercado de trabalho. Qto a EAD, cuidado com muitos cursos que existem por aí, até porque simplesmente tirar um diploma não significa nada, tem que aprender o negócio. E para aprender tem que se interessar pelas disciplinas envolvidas. Pesquise se o curso à distancia tem boas referencias, se não é primeira turma (cuidado em ser cobaia)….e qto a ingles, tente seguir em paralelo, nem que seja com uma carga de estudo menor. Qto ao idioma, uma dica é “devagar e sempre”. Assim vc chega lá., ok?
Bruno
Olá Vinícius, obrigado pelo retorno, foi de muita ajuda com certeza.
Gostaria de saber o que vc me sugiria, atualmente trabalho na área da elétrica, a experiência máxima da área de TI que eu tenho foi na qual prestei monitoria há algumas pessoas de cursos profissionalizantes durante 12 meses. Até então estou fora do campo de TI, minha cidade é um pouco fraco nessa área na questão de vagas. Se possível, me passe algumas idéias no que fazer, estou ancioso e ao mesmo tempo preocupado, pois sei que a experiências hj conta e muito. E sendo assim, quero ingressar o quanto antis na área de Tecnologia.
lucas araujo
Olá vale a pena técnologo em Processos Gerenciais? terei a mesma aceitação que um Bacharel em ADM?