A Web 2.0 define o conceito de interatividade, troca de de informações e idéias na internet. Não que essa idéia não era pensada antes, mas a estrutura física tecnológica ainda não tinha condições de suportar tamanha transformação, com suas conexões discadas sofríveis. Mas os tempos mudaram bastante e agora somos inundados com tudo o que se refere a colaboração. Ferramentas vêm e vão numa velocidade cada vez maior, evoluindo com idéias convergentes de outros sistemas e se reinventando.
Mas há um grande porém nisso tudo. O fato de termos excelentes ferramentas à disposição não faz de nós um profissional 2.0, tal qual a web do presente.
Quem aí já utilizou um SO na nuvem? O GoogleDocs , LiveWriter da Microsoft? Ou ainda “twitou”? É incrível o número de pessoas com que conversei que nunca interagiram com tais tecnologias. E estamos falando de profissionais da área de TI.
Telespectadores ou melhor, webespectadores!
Infelizmente é assim que muitos de nós podem ser definidos. Sonhamos em trazer a web para nossa TV mas esquecemos de que precisamos tratá-la mais como web do que como uma TV.
Você já postou em algum fórum para responder a pergunta de alguém que você não conhece? Tem suas tribos e se relaciona com elas, distribuídas pelas milhares de redes sociais na web? Gosta de expor suas idéias e opiniões e ler o que outros pensam a respeito delas? Se você respondeu que sim a todas essas perguntas, você está bastante integrado com o perfil do profissional 2.0.
Ser um profissional 2.0 é estar à frente da multidão de telespectadores e webespectadores tradicionais. É ter uma rede ativa e em constante crescimento, é colaborar, incentivar, ensinar e aprender com pessoas dos lugares mais remotos, com que provavelmente nunca irá encontrar em sua vida, e ser marcado por isso.
O Celso Poderoso, comentou em seu artigo no ConvergênciaDigital sobre o projeto da IBM entitulado “Blue Spruce”, um programa que tem intenção de potencializar ao máximo o conceito da web 2.0 ao permitir que diversas pessoas compartilhem serviços como se estivessem utilizando um mesmo browser.
Tudo isso é fantástico mas do que adianta se ainda tratamos a web 2.0 como a antiga e estática web de alguns anos atrás? Isso é literalmente assistir a banda passar, perder o melhor do momento que compartilhar e crescer.
Faça um upgrade em si mesmo para a versão 2.0 da web
Colabore, viva a web 2.0. Toda sua contribuição é uma extensão do seu currículo, nada do que fizer se perderá, ainda que não lhe agradeçam e não retribuam à altura quando precisar de informação. Conheça e deixe-se conhecer na rede. E claro, expanda relações para além da web. Não espere precisar de sua rede para começar a construí-la, pois leva tempo. Muitos ficam desempregados e depois tentam reativar seus contatos, mas muitas vezes é tarde. Sabe aquele cara que há muito tempo não parece? E quando resolve aparecer você já imagina que ele precisa de algo, não é? Nesse caso a disposição de ajudar geralmente não é a mesma…
E você, se considera um profissional 2.0?
Artigos que também podem lhe interessar:
- Seu Meio Social Pode Afetar a Força da Sua Rede no LinkedIn – Mas Você Pode Mudar Isso
- O perfil do profissional de TI desejado pelas empresas
- Compare entre os melhores serviços de armazenamento de dados online e hospede seus arquivos de graça
- TI: “Eu Capacito” Você de Graça
- O Erro Número 1 que os Candidatos Cometem ao Enviar o CV para uma Vaga no Canadá
- Empregos: Veja Como o Networking Coloca Você no Atendimento Preferencial
- O que você anda lendo ultimamente? compartilhe conosco na rede social de livros SKOOB
Tecnologia e Educação
Vinícius
Definitivavmente, você tem se superado a cada artigo. E este “pega na veia” de quem se diz informatizado e nem ouviu falar em tantas oportunidades que a Web vem trazendo. O benefício que estas ferramentas podem trazer é enorme, mas tirar o século XVIII de dentro de algumas mentes é quase impossível. Isso sem contar com aquele profissional antigo, tipo “Gabriela” (Eu nasci assim, eu fiz sempre assim, vou ser sempre assim) e que é totalmente refratário a qualquer novidade.
nei
eu só queria comentar, que d repente quando a gente pensa que ti é ou deveria ser um assunto mais voltado para programas de tv que tem a finalidade de divulgar tecnologias de informática,vem um jornal caseiro que não tem maiores pretenções é mais, perdido no mar de informção de uma grande emissora é nos da um presente como esse……..
Vinicius
Obrigado, professor, é uma coisa que eu mesmo tenho que melhorar. Mas como tem gente, mesmo da TI, invisível na web, não participa de nada, alheio a tudo o que ocorre…
Tales Porto
Realmente é incrivel a quantidade de pessoas que encontro no meu curso de TI que não tem ideia do que seja GoogleDocs e que acha Twiiter e blogs uma perda de tempo.
E ainda se dizem de TI!!!!
.-= Tales Porto´s last blog ..Curso na web grátis =-.