Todo mundo pensa de certa forma em ser alguém de destaque na empresa, especialmente no que se refere a entrega de resultados. Procuramos nos aperfeiçoar tecnicamente buscando estar alinhados com as últimas tecnologias, aplicar processos inovadores, melhorar o que já está sendo feito em nossa empresa, entre outras ações que contribuem positivamente para isso.
Porém o que muita gente (e até experiente…) ainda esquece é que esse é apenas um lado da moeda. Algumas atitudes que alguns profissionais inciantes e experientes tomam no ambiente de trabalho chegam a assustar.
Ainda que se cumpra suas obrigações em dia, tem que se tomar cuidado com a imagem que se deixa perante os colegas. Muita gente não vai ter acesso ao seus resultados, se é eficiente ou não mas farão questão de questionar suas brincadeiras e conversas fora de hora.
Principalmente aqueles que por algum motivo querem pixar sua imagem. Em muitos ambientes onde a competitividade é estimulada de forma incorreta, isto se torna mais perigoso ainda. Muitas vezes damos brecha para falatórios improdutivos, senão nocivos e sem dar conta disso, o que é pior.
E isto, em tempo de crise, ganha um peso maior ainda. Tudo que é inadequado se amplifica num cenário desfavorável, pode ter certeza disso. E olha que tem muita gente boa por aí tecnicamente falando que está desempregada, quando não, encostada em algum canto obscuro da empresa.
Confira os 10 principais erros no ambiente de trabalho, de acordo com Renato Grinberg, diretor Geral do portal de empregos Trabalhando.com.br, conforme noticiado pela INFO:
1- Chegar atrasado
2- Mentir
3- Não respeitar hierarquia
4- Pouca flexibilidade
5- Uso abusivo da internet e redes de relacionamento
6- Conversas paralelas durante o expediente
7- Usar o telefone da empresa para conversas pessoais
8- Brincar fora de hora
9- Não saber trabalhar em equipe
10- Não respeitar os colegas de trabalho
Mesmo depois de “velhos” na carreira podemos praticar atitudes infantis, ir no embalo da molecada que está entrando…somos humanos, oras! Porém auto-avaliação e correção de atitudes devem ser constantes para que atitudes isoladas não virem vícios que emperrem o desenvolvimento de nossa carreira profissional.
Acredito que os erros mais comuns estão bem sintetizados nesta lista, o que não a torna completa, obviamente. O que você acrescentaria nela? Dê sua opinião!
Artigos que também podem lhe interessar:
- 9 Situações que Podem Ter Causado sua Demissão e Não Tem Nada a Ver Com sua Capacidade Técnica
- 8 maneiras de destruir a própria imagem na empresa – e como evitar
- Como deixar uma boa impressão nos primeiros dias no novo emprego
- Bom senso nos trajes de fim de ano no trabalho sempre é bom
- 10 erros de postura comuns que podem afundar sua carreira
- Veja Como um Hobby Ajuda no Seu Sucesso Profissional
- 6 tipos de publicações nas redes sociais que podem destruir sua imagem
Danny Lopes
Realmente quando chegam novatos muitas vezes é comum nos deixarmos levar pelos “novos hábitos”, os quais infelizmente quase sempre constam na lista. O importante é ficar atento para sermos influenciadores e não influenciados por maus costumes. Obviamente, também tem o outro lado da moeda: há casos em que a chegada de novos integrantes no time ajuda a reavivar um grupo desmotivado, seja com novas iniciativas ou até mesmo com simples atitudes.
Um abraço e fiquem c Deus
.-= Danny Lopes´s last blog ..New Theme: Under The Influence =-.
Mauro
comentário.
por longos anos trabalhados em diferentes segmentos, observei o comportamento dos colegas de trabalho.
entendo que não há uma regra para um profissional, ele sim deve estar atento a Cultura Organizacional da empresa.
em relação aos 10 pricipais erros no trabalho, além dos citados acrescento:
– querer subir de posto, pisando nos outros;
– ser arrogante e dono da verdade;
– não saber ouvir as pessoas;
– não acreditar nas idéias quando elas chegam até você;
– falar demais entre outros….
Mauro
Lucas Lopes
Confesso que senti a bofetada na cara devido a erros que me encaixo, mas tudo se trata de amadurecimento pessoal e profissional, não é verdade? Com o tempo a gente aprende as “mãnhas” dos grandes. Não há motivos para alarde, apenas reflexão.
Creio que a lista criada pelo Mauro faz parte deste time:
O Subir a qualquer custo;
A arrogância que se acha como a dona da verdade;
Falar demais e ouvir de menos;
O julgamento sem critérios, tomando por conta apenas um lado.
Abs,