Todos nós sabemos que os EUA não estão passando por um bom momento ultimamente quando o assunto é economia. Conforme noticiado pela ComputerWorld.com, a empresa de recolocação on-line , jobFox (do mesmo fundador de CareerBuilder.com), emitiu um relatório, o qual é mensal, contendo uma lista de 20 áreas consideradas à prova de recessão, sendo que dessas 20 áreas, 6 pertencem à área de TI. São elas, seguidas de numeração que indica sua posição na lista:
- Design de Software/Desenvolvimento (No. 4)
- Redes/Administradores de sistemas (No. 10)
- Administrador de Banco de dados (No. 18)
- Analista de implementação de software (No. 19)
- Testes/garantia de qualidade de software (No. 20).
Tudo bem, talvez você vai dizer: “Mas estamos no Brasil, e não pretendo sair daqui, o que essa notícia tem a ver comigo?”. Respondo:
Apesar da turbulência econômica vivida pelos EUA nos últimos anos, é sabido (e estamos carecas de saber, a bem da verdade…), que esse país desenvolvido está na crista da onda há muito tempo em termos de pesquisa, investimentos e desenvolvimento tecnológico e que estamos a alguns anos atrás (com uma pitada de eufemismo) de distância nessa corrida. E vivemos muito dessa situação no dia-a-dia, quando pagamos um valor por produtos importados muito além do que pagaríamos se comprássemos diretamente nos EUA, e o problema não está “só” na tributação:
O fato de aquele produto tecnológico que você tanto sonha já ser obsoleto, coisa comum por aquelas terras tem muito a ver com a diferença de preço lá e cá.
E o que isso tem a ver com as áreas de TI acima? Ah sim, voltando ao assunto acima e seguindo a lógica, que é inevitável para nós, seres digitalizados no sangue, podemos chegar a mesma conclusão dos eletrônicos: se essas áreas da TI são importantes por lá hoje, significa que teremos boa demanda para essas também por aqui nos próximos anos, afinal:
Quando o assunto é Tecnologia, o que está acabando por lá, geralmente aqui mal está começando…
Ou seja: o presente lá é tendência aqui!
Portanto, se você está em alguma dessas áreas, profissionalize-se mais, busque se diferenciar, porque o negócio por aqui vai esquentar mais um pouco…
Então, quando você ouvir que vão acabar com as profissões da área de TI por aquelas bandas, calma, não se desespere, pois se esse será o futuro por lá daqui a 10 anos, o futuro por aqui terá ainda muito futuro pela frente, redundância á parte!
E você, acredita nessa estória de extinção das profissões em TI? Você acredita numa transformação mais rápida das profissões da área de TI aqui no Brasil? comente!
Artigos que também podem lhe interessar:
- Pesquisa Global: A Carreira Que os Pais Sonham para Seus Filhos
- Empregos de TI em Alta Demanda e seus Salários Médios no Canadá
- LinkedIn Lista 10 Profissões de TI de Destaque em 2020 no Brasil: Veja Como Tirar Proveito Disso
- 2 profissões de TI em ranking de 10 melhores dos EUA em 2013
- Os 100 Melhores Empregos nos EUA em 2019 – 8 Carreiras de TI na Lista e 1 em Primeiro!
- Pesquisa salarial de profissões de TI em todo o Brasil e rica em detalhes
- Média salarial de programadores em todo o Brasil
Wanderson sampaio
estou começando agora nessa area de T.I, esse tipo de artigo me motiva ainda mais a me dedicar ness area.
wanderson sampaio
Eduardo
Não se iluda amigo. A área de TI está prostituída no
Brasil. Fuja dela.
Vinicius
Eduardo, o problema de prostituição da área de TI na minha opinião ocorre em outras áreas tb…o problema acredito estar no Brasil ser um país ainda subdesenvolvido. Não é porque a demanda de profissionais está alta que oferecerão altos salários….as empresas precisam ter dinheiro para arcar com esse custo maior. O fato de vir para a TI incentivo mais por conta do grande número de oportunidades do que por uma remuneração diferenciada. abs!!
eliseutec
É amigos, acredito que a área de TI realmente vai crescer no Brasil, sobretudo na parte da programação, pois a parte de manutenção e redes já era!!Parece até meio futurista!!!