Depois das expectativas do mercado quanto as tecnologias mais quentes de 2013 no mundo corporativo e profissões com maiores demandas, em seguida a relação de habilidades mais procuradas pelas empresas, conhecidas como soft-skills, podemos fechar com as perspectivas de salários para os profissionais de Tecnologia da Informação neste ano, o que acha?
A consultoria internacional Robert Half divulgou médias salariais e perspectivas de aumento nos EUA. A Michael Page divulgou a pesquisa do Brasil, tudo via artigo do site IDGNow!.
Nos EUA, os destaques vão para o crescimento previsto de 5,3% para os profissionais de lá. O banco central americano (FED) estimou um crescimento da economia em torno de 3,2% neste ano, ou seja, lá também a área de TI para andar por cima.
No Brasil, a demanda continuará empurrando os salários para cima, porém, não com a mesma pegada de anos anteriores, quando chegou a valores experessivos acima de 10% ao ano. Deverá ficar em torno de 6 ou 7%.
O escopo da pesquisa é detalhado abaixo no artigo do site IDGNow!:
O levantamento traz a remuneração de 42 cargos do setor, levando em consideração a média de salários pagos por empresas pequenas (que faturam até 100 milhões de reais), médias (com receita entre 100 milhões de reais e 500 milhões de reais) e grandes (com movimento acima de 500 milhões de reais).
Outro destaque importante e positivo para o Brasil em comparação com a remuneração dos profissionais de TI em outros países da América Latina e o México é que ganhamos mais que eles em algumas profissões analisadas. E olha que o México é grande aliado em termos de negócio, dos EUA…
As duas tabelas abaixo são referentes aos profissionais de TI no Brasil. A terceira é sobre p mercado de TI norte-americano (pesquisa da Robert Half e Michael Page, respectivamente):
Bem, a idéia aqui é dar-lhe mais subsídio para repensar sua carreira, sua estratégia para este ano de 2013. Claro que tem muita coisa subjetiva em jogo, questões mesmo fora de nosso controle. Mas certo é que temos que dar nosso melhor.
Para começar com o pé direito, quanto mais informação, melhor enfrentaremos as adversidades que se apresentarão neste ano, menos teremos que depender da sorte.
Bom planejamento para você!
Artigos que também podem lhe interessar:
- Áreas de TI com maior demanda impulsiona salários em 2009
- Os salários dos profissionais de TI depois da crise
- Carreira de Segurança da Informação: melhores salários em 2012
- Nova pesquisa com 150 cargos de TI e as perspectivas para o setor
- Pesquisa comprova: Salários para profissionais de TI sobem
- Guia Salarial 2010-2011 com salários de cargos de TI
- Pesquisa Salarial de profissionais de TI 2008/2009
Eduardo
Uma pena que a região onde eu moro não é considerado Brasil, e não entrou na pesquisa!! 🙁
Carlos Tadeu
Da pra ver que quem fez essa pesquisa não faz noção nenhuma do mercado de TI. Esses salários são totalmente fantasiosos. Divida-os por 2, e você terá algo mais aproximado.
bartolomeu
Completamente fora da realidade isso aí! Eu cheguei a rir dos salários, que mentira! rsrsrs
Luciano
Pessoal,
Realmente a pesquisa está muito acima da média salarial (estou falando do Sul). Realmente acho que não podemos dar créditos a essa pesquisa, até porque penso falta mais dados estatístico e a forma que foi elaborada. sei que há salários sim parecidos e até maiores que esses, mas é a minoria, não a média.
É o mesmo dizer que o salário dos jogadores de futebol são milionários (baseando-se em salários de jogadores da seleção).
Guilherme
Sou Gerente de Projetos, falo 4 línguas diferentes, estou concluindo meu MBA na mesma área e afirmo que meu salário não chega a 5 mil reais em São Paulo.
Estas pesquisas não são nada realistas :-(!
Cristiano
Guilherme,
Ou você é um péssimo profissional ou não sabe procurar emprego.