Tendências: o que o mercado espera do perfil do profissional de TI em 2013

 

Começo de ano, bastante gente já descansada e recomeçando a batalha em busca de um melhor lugar ao sol (ok, menos sol, por favor, dado o calor sufocante dos últimos meses no Brasil…). Onde investir, o que fazer, trocar de emprego, de departamento, de área? O mercado está promissor para minha empresa/profissão?

Muitas perguntas, e convenhamos, um trabalho difícil esse, logo no começo do ano.

Por isso, olhemos também para o que dizem os especialistas do mercado, que vivem de analisarem dados e fazerem previsões. Claro, não significa que sejam totalmente confiáveis, afinal esse pessoal também é humano, mas vale a pena acompanhar e ver (criticar e contextualizar) o que pensam do futuro próximo.

Para começar, algo que já vem se repetindo nos últimos anos e continua sendo boa notícia: O mercado de TI em 2013 deverá crescer segundo as previsões de especialistas, mais do que a média da economia mundial.

Somente no Brasil, segundo o site ComputerWorld

O instituto  de pesquisas Gartner prevê que as organizações brasileiras investirão 133,9 bilhões de dólares em TI em 2013, aumento de 6% em comparação com os gastos de 126,3 bilhões de dólares, estimados para 2012. As quatro forças que estiveram na pauta das empresas, cloud computing, rede social, mobilidade e Big Data, continuarão na lista de prioridades, segundo o instituto de pesquisas.

E dentro de todo esse investimento é preciso que saibamos para onde especificamente será direcionado o dinheiro. E claro, eles nos dão esses dados também.

Veja abaixo  as dez tecnologias mais estratégicas com maior previsão de alta em 2013, segundo as principais consultorias de pesquisa mundiais:

1. Mobilidade e dispositivos móveis
2. Cloud acomoda-se em solo nacional
3. Nuvem pessoal substitui o conceito de computador pessoal
4. Big Data será compreendido
5. Analytics
6. Computação in-memory
7. Comunicação máquina a máquina
8. Aplicativos em HTML5
9. Lojas corporativas de aplicativos
10. Gamification

Por aí você pode cruzar os dados com outras pesquisas, como a abaixo, desta vez tratando da demanda de mão de obra de profissionais de TI em 2013 em relação às suas habilidades.

As top 10 habilidades em TI nos EUA para 2013, segungo outro artigo da Computerworld:

1. Programação e desenvolvimento de aplicativos
2. Gerenciamento de projetos
3. Help desk/Suporte técnico
4. Segurança
5. Business Intelligence/Analytics
6. Nuvem/SaaS
7. Virtualização
8. Networking
9. Aplicativos móveis e gerenciamento de dispositivos
10. Data center

(Fonte: Computerworld/EUA)

 Entender essas tendências e saber como explorá-las nas empresas onde trabalhamos (projetos, processos, etc) ou ainda na especialização e busca de novas oportunidades é uma atitude sábia, de quem procura ter uma visão bastante além da baia onde trabalha, de quem almeja mais.

Um mundo de maiores oportunidades se abrem para quem ousa explorar por conta própria, afinal, o dono da sua carreira é você (ou ao menos é o que esperamos que seja).

Veja ainda no site da ComputerWorld uma reportagem completa sobre cada área listada acima a ser explorada pelas empresas em 2013.

 

 

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *