Em muitos casos, o currículo é a primeira impressão que o recrutador ou potencial empregador vai ter de você antes de ele poder te conhecer melhor através de um contato telefônico, de redes sociais como o LinkedIn e de outras buscas na internet.
E talvez será a última impressão, se você não tomar os cuidados necessários para que seu currículo cause a melhor impressão possível.
E para isto, você não tem muito tempo. Pesquisas falam em 30 segundos no máximo, o tempo em que o recrutador vai dar uma olhada rápida no seu currículo antes de decidir se vai colocá-lo na pilha de retenção para uma segunda análise ou se vai mandá-lo direto para o lixo.
E para causar o melhor impacto possível, é necessário que você passe um pente fino no seu currículo e faça os ajustes necessários com base na lista de verificação abaixo, baseada nas melhores práticas do mercado para se criar e customizar um currículo QUE VENDE.
Isto mesmo, seu currículo é uma proposta de venda do seu produto, que é VOCÊ. Nos dias de hoje, não basta ser somente competente e experiente, você estará concorrendo com muitos profissionais no mesmo patamar que você. Neste sentido, você deve procurar, de alguma forma, se destacar entre eles, o que necessariamente não significa dizer que seja melhor que os outros.
E o marketing pessoal, através de um currículo que cative o recrutador, que prenda sua atenção, é a melhor ferramenta para isso, acredite.
Muitos profissionais menos experientes e competentes ficam com a vaga de profissionais melhores simplesmente porque eles ENTENDEM os conceitos do marketing pessoal como uma poderosa ferramenta de persuasão, e os APLICAM.
Antes de enviar seu currículo, existem algumas coisas que você deve verificar para não vê-lo ser descartado pelo recrutador em uma questão de segundos. Além de ser descartado, o pior é que você nem mesmo terá um feedback para saber onde deve melhorar.
Os recrutadores não vão te falar diretamente o porque seu currículo não foi selecionado para um entrevista por diversas razões: entre elas, a falta de tempo e o fato de que eles não são pagos para fazer análise crítica do seu currículo, mas para preencher as vagas com os melhores candidatos encontrados.
Este é um trabalho que você deve fazer ou pagar alguém competente que o faça. Eu recomendo que você aprenda como fazer sozinho, pois terá que lidar com isto muitas vezes na sua vida profissional.
Para te ajudar neste sentido, listei 60 ajustes que você deve fazer ANTES de enviar seu currículo para a vaga, a fim de aumentar suas chances de ser chamado para uma entrevista.
São ajustes recomendados por especialistas do setor de RH no Brasil e Exterior, então acredito que vai dar aquele impulso que seu CV precisa para brilhar 😉
Disponibilizei o conteúdo abaixo num formato de checklist num arquivo em PDF para ir marcando os ajustes mais facilmente a medida em que os implementa em seu currículo, basta cadastrar-se abaixo GRÁTIS para baixar o arquivo instantaneamente:
[thrive_leads id=’412027′]
Veja como a lista de ajustes está organizada logo abaixo. Liberei os 13 primeiros ajustes, os demais 57 você terá acesso depois de cadastrar seu email gratuitamente e clicar no email de confirmação que receberá depois disso.
Está na hora de criar uma impressão fantástica no recrutador para convencê-lo a pegar o telefone e te ligar. Vamos lá?
SEÇÃO DE CONTATOS
1 – Colocar o nome completo, de preferência sem abreviações
2 – Colocar um endereço de email pessoal principal
3 – O nome do endereço de email deve transmitir seriedade
4 – Coloque mais de um telefone de contato, sendo o mais importante na frente
5 – Revisar sua mensagem na caixa postal no celular – ela deve ser séria, clara e objetiva
6 – Revisar e avisar seus contatos para recado, caso informar outros números de telefone
7 – Não colocar idade
8 – Não colocar sexo
9 – Não colocar estado civil
10 – Não colocar endereço (a menos que tenha certeza que representa uma vantagem para você)
11 – Não colocar dados pessoais como RG e CPF
12 – Não colocar foto, a menos que seja justificado pela vaga
13 – Colocar o link para o perfil no LinkedIn
SUMÁRIO OU OBJETIVO PROFISSIONAL
9 Ajustes
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
9 Ajustes
FORMAÇÃO ACADÊMICA
6 Ajustes
FORMATAÇÃO DO CURRÍCULO
8 Ajustes
IDIOMAS
2 Ajustes
CONSIDERAÇÕES FINAIS ANTES DA IMPRESSÃO/ENVIO
3 Ajustes
REVISÃO DO CURRÍCULO
7 Ajustes
SALVANDO O CURRÍCULO
3 Ajustes
E então, pronto para impressionar o recrutador com um currículo moderno, limpo, organizado e que vende VOCÊ como o profissional qualificado que você é?
Então cadastre-se abaixo para receber seu checklist de análise de currículo em PDF e aprender mais sobre como customizar um currículo que impressiona, vende e convence:
[thrive_leads id=’412027′]
Artigos que também podem lhe interessar:
- Experiência demais no Currículo pode jogar contra Você: Veja Como Evitar Isso
- Como Colocar a Pretensão Salarial no Currículo sem Queimar sua Candidatura
- Você Realmente tem o Perfil daquela Vaga? Você Pode Estar Enganado – Veja Como Descobrir Isso
- Trabalhar na área de TI no Canadá: Currículo de Especialista ou Generalista?
- Como Fazer um Currículo Customizado Rapidamente para Conquistar o Recrutador
- O Erro Número 1 que os Candidatos Cometem ao Enviar o CV para uma Vaga no Canadá
- Este é um dos Maiores Motivos Porque Seu Currículo é Ignorado pelos Recrutadores – Veja Como corrigí-lo
Caio
Arquivo PDF
Lindoval da Silva dias
Gostei!
Oswaldo
Como receber o pdf?
Heryvelton Leandro C Monteiro
Boa noite,
Gostaria de receber checklist de análise de currículo em PDF e aprender mais sobre como customizar um currículo que impressiona, vende e convence.
Muito obrigado
Gilson sabino
muito bom
Antonio Filho
Muito bom o artigo.
ANDERSON LUIS MARQUES DE ALMEIDA
Aguardando…
ANDERSON LUIS MARQUES DE ALMEIDA
Muito boa as dicas …
Yara Almeida
quero receber