20 verdades por trás da Falta de Feedback (ou Feedback negativo) do Recrutador Após Enviar o CV

Compartilhe isto com seus amigos!

Quando enviamos o CV para podermos participar de um processo de seleção, desde o primeiro contato através do envio do currículo, ansiamos ouvir respostas do tipo: “gostei do seu CV, queria agendar uma entrevista”.

Qualquer resposta nesse sentido soa como música suave aos ouvidos. Arranca de nós aquele suspiro de alívio de que ao menos chegamos a fase de descoberta (não estou invisível, eba!!), de que estamos no caminho certo. A auto-estima, que andava meio capenga, dá aquele salto. Começamos a vislumbrar um futuro melhor com entrevistas a caminho…

 Porém, infelizmente, nem sempre é assim, principalmente em tempos de crise. Há aqueles momentos em que temos que encarar a falta de feedback, onde somos completamente ignorados!

Nada de resposta. Zero. Chegamos a nos perguntar se realmente mandamos o currículo para o endereço de email certo.. “será que receberam meu CV???”

Ou recebemos o feedback negativo através da famosa e infeliz resposta padrão:

“Gostaríamos de informar que seu perfil não atende aos requisitos da vaga, portanto não foi selecionado. Todavia, estamos arquivando seu currículo para futuras oportunidades”.

Bem, este é o tipo de feedback que não diz nada com nada. Ou pode dizer várias coisas. O problema é que o recrutador, muitas vezes está mordendo a língua do outro lado e talvez até gostaria de lhe dizer umas boas verdades sobre seu currículo ou perfil, mas não se sente confortável em fazê-lo.

Afinal, além de prezar pela carreira dele ou dela, tem ainda a questão de como você poderia reagir se ouvisse um feedback sincero. Tem gente que não teria estômago para digerir e partiria para a “briga virtual”.

Ou ainda,  claro, podem ter preconceitos por trás que o recrutador simplesmente prefere não comentar, por razões óbvias. O assunto pode ser muito delicado, não dá para negar…

Seja qual for o motivo, sentimos na pele a injustiça e clamamos: COMO POSSO MELHORAR MEU CV SE NEM FEEDBACK TENHO???

Sei, não é fácil! Porém, cabe a nós, quando vítimas da falta de feedback, tentar decifrar o significado, a verdade oculta por trás daquela frase cliché inútil, em termos de auto-avaliação, de que você não se encaixa no perfil . A nossa habilidade em fazer isso pode ser determinante na nossa evolução nos próximos processos de seleção.

Como não temos bola de cristal para adivinhar o que se passou na cabeça da recrutadora ou nos excluir do processo, como fazer então? Bem, podemos aprender com as indiretas de especialistas em recrutamento, em conversas diretas, artigos, livros, enfim, na mídia em geral. E foi isto que fiz abaixo.

Dentro de tudo que li e ouvi sobre a experiência de recrutadores e eu mesmo presenciei até hoje ao lidar com profissionais envoltos em processos de seleção, estas são algumas  das verdades ocultas que podem estar por trás daquele feedback negativo (ou falta de feedback).

Coloquei sugestões de solução para que no próximo processo de seleção, você tenha maiores chances de sucesso:

1 – “Não cheguei a ver o seu currículo a tempo por ter chegado tarde demais na minha caixa de entrada”

Solução: Tente ser mais proativo, monitorar o mercado mais de perto para responder as oportunidades num tempo razoável. Crie alertas em sites de buscas de emprego para saber sobre as oportunidades mais cedo.

2 – ” Seu currículo deve ter chegado no meio dos mais 500 que recebi, fechei a vaga antes mesmo de chegar a abrir seu email”

Solução: Tente utilizar outros canais para chegar ao recrutador, como uma indicação na empresa, ex-funcionários, a fim de contornar o gargalo na fila de emails dele(a). Utilize outras mídias sociais onde a recrutadora e empresa estejam presentes, como o Twitter, Instagram e Facebook, você poderá se surpreender como poderá ser mais fácil que o LinkedIn em alguns casos.

3 –  “Não consegui abrir o seu currículo anexo, parece que estava corrompido. Ia te contatar mas enquanto analisava outros, encontrei o perfil que desejava”

Solução: “Envie seu currículo em PDF, pois nunca se sabe a versão do processador de textos que a pessoa que receberá estará utilizando, o que pode evitar com que seu arquivo seja aberto corretamente. O PDF pode ser aberto sem problemas em qualquer dos browsers mais famosos do mercado, sem precisar instalar mais nada no computador.

4 – “A formatação do seu currículo está muito confusa, cores berrantes, fontes pouco legíveis e estruturação pobre. Desisti e fui para o próximo currículo”

Solução: Formate seu currículo utilizando fontes legíveis, margens, cores mais neutras, espaçamento entre linhas e palavras corretamente.

5–  “Seu currículo não tem narrativa, somente uma sopa de siglas que não me dizem nada”

Solução: Descreva o significado de suas conquistas representadas pelas siglas. Não basta apenas traduzi-las, mas mostrar o valor que elas agregam para a posição a que está se candidatando. Por exemplo, não apenas mencione uma palavra-chave importante, mas diga como você aplicou aquele conhecimento na realização de um projeto ou tarefa importante para a empresa em termos de retorno financeiro, ganhos de tempo, melhor experiência do usuário, etc.

6 – “Seu currículo foi editado há meses atrás, você nem se deu o trabalho de alguns minutos de customização – não deve estar muito interessado na vaga”

Solução: Edite seu currículo regularmente, substituindo partes obsoletas e customizando o documento SEMPRE antes de enviar para a vaga. Destaque os principais requisitos na vaga que tenha no seu CV, facilite a vida de quem recruta.

7 – “Sua pretensão salarial está muito acima do que seu currículo diz que você vale”

Solução: Somente coloque pretensão salarial se requerido. E quando colocar, escolha por uma faixa de valores condizente com a média do mercado para seu perfil, na sua região.

8 –  “Pesquisei sobre você nas redes sociais (LinkedIn, Facebook, Instagram, Youtube, etc). E não gostei nem um pouco do que encontrei”

Solução: Limpe suas redes sociais de qualquer menção a assuntos polêmicos, que podem ser usados contra você num processo de seleção. Os setores de RH estão mais atentos ao comportamento do pessoal que contrata e as interações nas redes sociais dizem mais do que o bonito e polido discursos do candidato na entrevista.

9 –  “Você mora muito longe, vai ter dificuldades de chegar no trabalho”

Solução: Não coloque o endereço de residência no currículo, para evitar preconceitos e objeções desnecessárias. Você pode se limitar a colocar a cidade e o estado, por exemplo. Você terá oportunidade de provar que a distância não importa na entrevista presencial.

10 –  “Você já tem uma certa idade / muito pouca idade”

Solução: Não coloque a idade no currículo, pelo mesmo motivo mencionado acima. Não dê motivos para lhe discriminarem no processo de seleção do CV

11 –  “Não fui muito com sua cara pela sua foto no CV”

Solução: Não coloque foto, a menos que exigido. E se tiver que colocar, evite selfies, se posicione frontal para a câmera e procure utilizar uma iluminação natural. Uma expressão suave ajuda a transmitir serenidade e confiança.

12 –  “Você tem filhos, entendo mas preferimos um profissional mais independente” 

Solução: Não mencione filhos. Este é um ponto a ser tocado somente na entrevista, onde você terá a oportunidade de provar que eles não são um empecilho para o desempenho da sua função.

13 –  “Seu currículo tem muitos erros de português – você deve ser relaxado assim no seu trabalho também”

Solução: Leia e releia seu currículo antes de enviar.  E não confie somente nos seus olhos, já cansados de tanto digitar e revisar… : Peça para alguém de confiança o fazer também, em busca de erros de grafia e semântica.

14 –  “Abri a vaga publicamente somente por causa da política de compliance da empresa, já tinha um candidato indicado internamente”

Solução: Bem, aqui não vejo nenhuma. Tem alguma sugestão? As vezes já terão cartas marcadas, é a vida…

15 – “A descrição das suas atividades nas empresas onde trabalhou está muito superficial, não me dá segurança de que você realmente conheça o que diz que conhece”

Solução: Procure detalhar as atividades de acordo com sua relevância para a vaga em questão. Seu currículo precisa transmitir a mensagem de que você realmente é experiente, que sabe do que está falando.

16 –  “Seu objetivo profissional/sumário não está claro, está muito vago, genérico – não tenho certeza de que tenha aplicado para a vaga correta”

Solução: Customize o objetivo profissional ou sumário do seu currículo de acordo com a função a que está aplicando. Os recrutadores não curtem muito esse negócio de “faço o que vocês tiverem de oportunidade por aí, pau pra toda obra!”.

17  – “Você pulou muito de empresa em empresa em pouco espaço de tempo e não vejo nenhuma justificativa, você parece ser desleal”

Solução: Apresente uma descrição breve do motivo de tantas trocas de emprego num curto espaço de tempo. Fazendo assim, você vai dar mais tranquilidade ao recrutador para contatar você. Além do mais, você não é obrigado a colocar TODA sua experiência profissional no CV, em especial aquelas de curtíssimo período e outras que não tenham relevância para a vaga. Seja seletivo e estratégico.

18  – “Você enviou o currículo para uma vaga onde não atende nem os requisitos mínimos exigidos. Na próxima vez, tenha certeza de estar no perfil antes de perder o seu tempo e me fazer perder o meu”

Solução: Tenha certeza de atender no mínimo os requisitos exigidos da vaga. Se é exigido, é porque não tem como desempenhar a função sem aquela habilidade, então não adianta insistir.

19 –  “A pessoa que me indicou seu currículo não é confiável. Você também não deve ser” 

Solução: Este é difícil pois você não está dentro da empresa pra entender a reputação do seu contato, mas conversando com a pessoa sobre o dia-a-dia dela, talvez você possa captar algo que sugira ser uma roubada utilizá-la como referência para alguma vaga naquela empresa.

20 – “Você está há muito tempo na mesma empresa e só conseguiu listar um punhado de atividades, habilidades e resultados: Deve estar estagnado”

Solução: Procure ser mais detalhista quanto as suas atividades e conquistas ao longo de sua carreira, especialmente se você está muito tempo no mesmo emprego e cargo na empresa atual.  

E então, qual dessas situações você acredita ter enfrentado? E como pretende corrigir para a próxima? Deixe sua opinião nos comentários!

Pequena pausa: Que tal aproveitar pra aprender mais sobre networking no LinkedIn para encontrar os melhores empregos?

Mais de 100 dicas como este artigo, neste guia, pra você sair na frente da concorrência. Clique na capa do livro pra ler um trecho grátis!

Artigos que também podem lhe interessar:

Compartilhe isto com seus amigos!

Comente!