Seria o momento de tentar uma carreira na terra do Tio Sam neste momento delicado, de recessão econômica, por lá?
O governo norte-americano fechou um contrato com a IBM por cinco anos, no valor de 491 milhões de dólares, para modernizar o sistema de imigração, convertendo-o de papel para um sistema eletrônico. As autoridades estimam que há cerca de 11 milhões de imigrantes ilegais no país.
Em números:
Número recorde de imigrantes ilegais deportados: aprox. 350.000
No ano passado, quase 1 milhão de pessoas foram naturalizadas, um recorde no mesmo período
A intenção do novo sistema…
As autoridades norte-americanas afirmaram que o processo de análise das solicitações de imigrações, que demoravam de 16 a 18 meses em 2004, caiu de 9 a 10 meses atualmente, além do backlog que caiu para 1,1 milhão comparado a 3,6 milhões solicitações. a idéia, com a informatização do sistema, é zerar o backlog, agilizando o processo, e também minimizar a ocorrência de fraudes por documentação ilegal.
Pressão por todos os lados
Por um lado, os americanos, preocupados que estão com o desemprego, que tem crescido a passos largos na economia americana , gerando cortes massivos nos mais variados setores da economia (em especial, área de Tecnologia e Financeira). Com o grande aumento da oferta de profissionais, é natural a queda nos salários…e também a opção por imigrantes pelas empresas, que são mais suscetíveis a salários mais baixos…apesar de viverem por lá, muitos desses imigrantes não estão muito preocupados em viver o sonho americano, contentando-se com menos, gerando assim revolta por parte dos americanos desempregados. Por outro, os imigrantes, irritados com a lentidão burocrática do sistema, milhares de pessoas, com condições de legalização, vêem seus processos emperrados.
Esperança renovada
Milhares de imigrantes votaram em Barack Obama, que colocou um fim no continuísmo de Bush ao derrotar MCCain, na esperança de que sejam aprovadas reformas no sistema de modo a facilitar a legalização e direito à cidadania norte-americana.
Imigrar agora?
De qualquer modo, viver nos EUA como imigrante, com a crise atual é um grande desafio, imigrar para lá parece ser viável se a compensação financeira compensar o sofrimento (se é que há uma compensação para o preconceito)…o que você acha? acredita que há espaço para os imigrantes no setor de tecnologia no momento? Acha que Barack Obama tem real interesse na causa dos imigrantes em meio a escassez de empregos para os próprios americanos?
(Este artigo faz referência ao artigo do Terra)
Artigos que também podem lhe interessar:
- Sistema de Imigração Canadense é Exemplo para o Mundo – Veja Porquê
- TI no Canadá: Por Que se Fala Francês no Quebec?
- Profissional de TI: Veja a Forma Mais Simples de Imigrar para o Canadá
- Montreal: A Cidade Campeã de Geração de Empregos no Canadá em 2017
- Os Números Provam: O Canadá Segue Deseperado na Busca de Profissionais de TI
- Demanda de profissionais de TI em vários países do mundo
- Email com conteúdo racista derruba mais um
Cristiano Miranda
Buenas!
Muito boa matéria.
Na verdade eu acredito que mudará sim.
Claro que ele tem muito trabalho pela frente, mas o povo americano é muito mais “companheiro” (expressão não petista. rsrs) do Governo do que em muitos países.
Lá as coisas funcionam de verdade!
Eu arriscaria sim ir agora para lá…
Na verdade, estive na dúvida até pouco tempo atrás em relação ao que estudar.
Faculdade ou Curso para Certificação LPI e Inglês.
Vou fazer Curso para Certificação LPI e Inglês porque acho que o retorno é muito mais rápido, até porque estou na área já faz um tempo… Iniciarei a Faculdade em 2010.
Mas para isso, pretendo ir sim, nem que não seja agora… Mas para algum país de primeiro mundo, além dos Estados Unidos.
‘Cristiano Miranda’
‘InstintoColetivo.Org’
Seu último artigo..Depois reclama que nunca tem nada!