3 regras básicas para se sair bem nas redes sociais

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O Brasil está chamando a atenção do mundo e não é para menos. Nós já temos a maior base de usuários do Twitter do mundo. Além disso, estamos entre as maiores bases mundiais de usuários também nos seguintes produtos: MSN (1º lugar), Orkut (1º lugar), Twitter (1º lugar) e Yahoo! Respostas (2º lugar). Até Mark Zuckerberg, o criador da maior rede de relacionamentos do mundo, o Facebook, com uma base de mais de 250 milhões de usuários espalhados pelo planeta, considerou o Brasil um país estratégico, dado o crescimento que teve a utilização de sua rede por aqui.

Por isso é cada vez mais imperativo não subestimar o impacto do que se publica na internet, no seu perfil público nessas ferramentas porque o número de pessoas que podem estar acessando seus dados tende somente a aumentar. Tratando isso com cuidado e seriedade, além de profissionalismo, é possível deixar uma imagem positiva na rede e até conseguir um emprego através dela.

A SAP, por exemplo, fechou um acordo com a rede de relacionamentos LinkedIn (veja mais sobre o poder do LinkedIn aqui), a rede específica para contatos profissionais e de referência no mundo inteiro, para que esta possa auxiliar no processo de recrutamento de profissionais SAP pelos canais de venda no mundo todo.

Essa tendência de se contratar via redes sociais deve aumentar, até porque podemos afirmar que a vantagem dessas redes sobre as bases de currículos tradicionais é justamente o dinamismo. Seu currículo é dinâmico, vivo nas redes sociais e isso traduz numa análise mais fiel do seu perfil por parte de quem busca um profissional no mercado, já que suas ações compõem esse currículo.

E então, quer saber o que pode fazer para melhorar? Para te ajudar nesse processo, veja 3 dicas básicas para se destacar de forma positiva nas redes sociais:

1 – Manter o perfil atualizado

Novas conquistas profissionais e acadêmicas são mais importantes se divulgadas de maneira correta e nos canais certos. Esse é um grande problema de nós profissionais, ocupados demais para atualizar nossos currículos (o que deveria ser a parte mais fácil….). Já pensou perder uma oportunidade simplesmente porque ao filtrar os candidatos, o empregador não teve como saber sobre sua última experiência profissional?

2 – Expandir a rede com contatos relevantes

Se apresente para pessoas com perfil semelhante e venda-se, mostre as vantagens para ambos de se fazer parte de uma rede especializada. Será ignorado muitas vezes? provavelmente, mas muitos outros irão aceitar o convite também. A questão é ter humildade, paciência e persistência.

3 – Ser ativo, respondendo, perguntando e compartilhando

Participe, ajude, mostre seus conhecimentos. Divulgue artigos relevantes para a sua rede de contatos, seus grupos dos quais participa. Essa interação pode estar sendo vista por tomadores de decisões em contratação em grandes empresas, e pode ser o suficiente para abrir-lhe uma porta.

Mais alguma dica que considera importante? Deixe nos comentários e teremos o prazer de acrescentar e dar-lhe os créditos por isso!

E você, como está sua apresentação e interação nas redes sociais?

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