LinkedIn: O Qi que faltava para o sucesso em sua carreira

Compartilhe isto com seus amigos!

Falar no sucesso  das redes sociais no mundo todo, principalmente no Brasil hoje em dia é chover no molhado. Mas como usar isso a seu favor na contrução de relações que abram grandes perspectivas de carreira? O estouro do sucesso das redes sociais trouxe consigo um zilhão dessas redes internet afora, pra todos os tipos de gostos.

Porém algumas se destacam mais no cenário nacional e internacional. A mais famosa delas no Brasil é sem sombra de dúvidas o orkut, com 27 milhões de usuários no mundo. Em termos mundiais o Facebook manda no negócio: são cerca de 120 milhões de usuários. E claro, o LinkedIn, que nos interessa e muito…

O LinkedIn, no momento segue crescendo a passos largos. Prova disso é a valorização bilionária do Linkedin (conforme noticiado pelo IDGNow) que possui atualmente cerca de 23 milhões de usuários no mundo todo..

mas não são 23 milhões de usuários comuns: são pessoas em sua maioria ávidas pelo crescimento pessoal  e profissional através de compartilhamento de experiências e ajuda mútua!

…contrário do entretenimento, perfil característico do orkut. O fato de os brasileiros serem os que ficam mais tempo navegando na internet atraiu o interesse do LinkedIn a ponto de estarem prestes a lançar uma versão em português de seu sistema.

Por que o LinkedIn é tão importante para minha carreira profissional?

Porque o LinkedIn é o que tem um perfil profissional do lado do usuário, e que certamente merece nosso destaque quando o assunto é relacionamentos profissionais. É o famoso e tão criticado, ou mesmo idolatrado (dependendo de que lado ele vai estar quando ele entrar em ação, se seu ou do concorrente): QI (“quem indica”) na sua versão digital. Isso mesmo, só mudou a casca!

Veja se não conhece essa cena: Você rala o côco, sempre busca novos conhecimentos, sejam eles gratuitos (como este blog) ou pagos com muito suór e sangue, fala dois idiomas, ótima formação acadêmica mais um monte de etecétaras e tal… aí vem aquele “concorrentezinho” e o que ele tem para oferecer? “só” o QI…depois da entrevista dele (ou suposta, que seja) você recebe aquela temida frase do selecionador, que com a mais deslavada das caras, diz: qualquer coisa nós retornamos a ligação, ok? (enquanto isso o cara do QI ficou por lá).

De forma muito fácil e intuitiva, você pode construir sua rede a partir de contatos do MSN, Yahoo, Gmail, fazer buscas bastante refinadas, inclusive por nome de empresas, criação e participação de grupos, indicação e recomendação profissional e muito mais, inclusive painel exclusivo de vagas com busca avançada.  Você pode aproveitar e criar sua conta por lá, há um plano que é gratuito, e que embora limitado, atende a maioria dos perfis.

Porém ficar se lamentando pelos cantos não é a solução, tenha um Qi de nível internacional. Estudar, treinar são apenas algumas partes do trabalho. O relacionamento sadio é o que realmente nos enriquece.

Corra para o LinkedIn e comece a construir sua rede de relacionamentos ( ou rede de Qi), convide seus amigos, participe de grupos interessantes, mexa-se! Te espero por lá!!

E você, participa de muitas redes de relacionamento on-line? acredita que o LinkedIn tem potencial  para crescer como um rede diferenciada aqui no Brasil também?

Artigos que também podem lhe interessar:

Compartilhe isto com seus amigos!

Discussão

  1. Trackback: Conectividade! Mobilidade! Networking! « rafaeldw 19 de August de 2008
  2. Vinicius
  3. Andre Munhoes
  4. Vinicius

Comente!