Falar no sucesso das redes sociais no mundo todo, principalmente no Brasil hoje em dia é chover no molhado. Mas como usar isso a seu favor na contrução de relações que abram grandes perspectivas de carreira? O estouro do sucesso das redes sociais trouxe consigo um zilhão dessas redes internet afora, pra todos os tipos de gostos.
Porém algumas se destacam mais no cenário nacional e internacional. A mais famosa delas no Brasil é sem sombra de dúvidas o orkut, com 27 milhões de usuários no mundo. Em termos mundiais o Facebook manda no negócio: são cerca de 120 milhões de usuários. E claro, o LinkedIn, que nos interessa e muito…
O LinkedIn, no momento segue crescendo a passos largos. Prova disso é a valorização bilionária do Linkedin (conforme noticiado pelo IDGNow) que possui atualmente cerca de 23 milhões de usuários no mundo todo..
mas não são 23 milhões de usuários comuns: são pessoas em sua maioria ávidas pelo crescimento pessoal e profissional através de compartilhamento de experiências e ajuda mútua!
…contrário do entretenimento, perfil característico do orkut. O fato de os brasileiros serem os que ficam mais tempo navegando na internet atraiu o interesse do LinkedIn a ponto de estarem prestes a lançar uma versão em português de seu sistema.
Por que o LinkedIn é tão importante para minha carreira profissional?
Porque o LinkedIn é o que tem um perfil profissional do lado do usuário, e que certamente merece nosso destaque quando o assunto é relacionamentos profissionais. É o famoso e tão criticado, ou mesmo idolatrado (dependendo de que lado ele vai estar quando ele entrar em ação, se seu ou do concorrente): QI (“quem indica”) na sua versão digital. Isso mesmo, só mudou a casca!
Veja se não conhece essa cena: Você rala o côco, sempre busca novos conhecimentos, sejam eles gratuitos (como este blog) ou pagos com muito suór e sangue, fala dois idiomas, ótima formação acadêmica mais um monte de etecétaras e tal… aí vem aquele “concorrentezinho” e o que ele tem para oferecer? “só” o QI…depois da entrevista dele (ou suposta, que seja) você recebe aquela temida frase do selecionador, que com a mais deslavada das caras, diz: qualquer coisa nós retornamos a ligação, ok? (enquanto isso o cara do QI ficou por lá).
De forma muito fácil e intuitiva, você pode construir sua rede a partir de contatos do MSN, Yahoo, Gmail, fazer buscas bastante refinadas, inclusive por nome de empresas, criação e participação de grupos, indicação e recomendação profissional e muito mais, inclusive painel exclusivo de vagas com busca avançada. Você pode aproveitar e criar sua conta por lá, há um plano que é gratuito, e que embora limitado, atende a maioria dos perfis.
Porém ficar se lamentando pelos cantos não é a solução, tenha um Qi de nível internacional. Estudar, treinar são apenas algumas partes do trabalho. O relacionamento sadio é o que realmente nos enriquece.
Corra para o LinkedIn e comece a construir sua rede de relacionamentos ( ou rede de Qi), convide seus amigos, participe de grupos interessantes, mexa-se! Te espero por lá!!
E você, participa de muitas redes de relacionamento on-line? acredita que o LinkedIn tem potencial para crescer como um rede diferenciada aqui no Brasil também?
Artigos que também podem lhe interessar:
- 3 regras básicas para se sair bem nas redes sociais
- A importância do LinkedIn para o Profissional Brasileiro
- Linked In: a maior rede de networking profissional agora em português
- Eleve seu poder de Qi e aumente suas chances de contratação
- Monster no Brasil: O gigante atrai grandes empresas..e você, já está lá?
- 4 Razões para Não Abandonar o LinkedIn Depois de Conseguir Emprego
- Este é um dos Maiores Motivos Porque Seu Currículo é Ignorado pelos Recrutadores – Veja Como corrigí-lo
rafael
eu estava pensando nos últimos dias em escrever algo sobre o linkedin mas você e o baguete.com.br foram mais rápidos hehe. realmente o linkedin é uma otima ferramenta de networking, sem dúvidas. qualquer profissional de qualquer área devia perder alguns minutos para ter um perfil profissional visível para outros, para futuramente colher esses frutos e crescer.
Vinicius
Fala Rafael, tb concordo, esse negócio de networking dá trabalho mas realmente compensa a longo prazo, sempre tem o amigo de um amigo que sabe de uma boa oportunidade que nao sai em anuncio nenhum pela internet, acho q estamos no caminho certo!
Andre Munhoes
Gostaria de dizer que existe uma real prática de “open networking” envolvendo oportunidades de negócios no LinkedIN, e não só de carreira. E quais os objetivos de um open networker?
Bem, além de se colocar como um líder, um gestor de redes de contatos, servindo à sua rede primeiramente antes de receber benefícios dela, esta pessoa pode ser uma ponte, um intermediário, entre oportunidades de negócios, sendo comissionado por isso por contratos que chamamos de “Finders Fee”.
Para saber mais, entre em contato comigo: Andre Munhoes, open networker e sócio-consultor da am2 consulting – andre@am2consulting.com.br – http://www.am2consulting.com.br
Camilo Perez Garcia
Gostaria de saber como funciona o Linkedin >>
Será que há , por ai alguem que me possa explicar???
Dos meus amigos e entendidos dizem ser fácil, mas NENHUM DELES CONSEGUE EXPLICAR, creio que “fazem ” o que sabemn, mas, não sabem o QUE FAZEM!!!
SOCORRO, ALGUM DIDATA DE PLANTÃO.
meus e-mails são camilopg@uol.com.br e camiloperezgarcia@hotmil.com
Vinicius
Camilo, estou disposto a responder suas perguntas sobre o LinkedIn, pode enviar que prometo respondê-lo no mesmo dia… 🙂