Os Números Provam: O Canadá Segue Deseperado na Busca de Profissionais de TI

As previsões de crescimento do mercado de emprego de TIC no Canadá seguem sendo animadoras. Por aqui (no Canadá, onde estou há alguns anos já, como você que acompanha o blog deve saber a esta altura) o sentimento entre colegas da profissão é de estabilidade e de tranquilidade mesmo em fase de transição de carreira.

E quando falo de colegas, não me refiro somente a brasileiros, mas a canadenses, vietnamitas, mexicanos, franceses, marroquinos, chineses, americanos, russos e… bem, a lista é longa. Aliás o que tenho aprendido com essa riqueza multicultural interagindo com pessoas do mundo todo é algo que não tem preço, mas deixo este assunto pra outro post.

Voltando ao assunto, dado o momento econômico delicado no Brasil (mesmo o país começando a mostrar lentos sinais de recuperação) em contraste com a estabilidade política e econômica do Canadá somados a alta demanda de profissionais de TIC para os próximos anos, vejo que o momento não seria melhor para aqueles que aspiram viver uma vida diferente no exterior.

Veja alguns fatos e números que deverão encorajá-lo um pouco mais a encarar uma imigração para as terras geladas canadenses:
Segundo o ICTC (Information and Communications Technology Concil), de 2016 até 2019 , 182.000 posições em TI e Telecomunicações deverão ser criadas no Canadá. E quanto a distribuição desses empregos no Canadá? Quando vemos o gráfico abaixo, fica claro a liderança de dois estados ou províncias, como queira: Ontário e Quebec

Baseado na análise do ICTC, até 2019, Ontário deverá preencher 76.300 vagas de emprego ao passo que Quebec, vindo em segundo, deverá ser responsável por 49.600 empregos do total de vagas a ser aberto em todo o Canadá. Quer saber quais cidades nestas províncias empregam mais em TIC?

Toronto, localizada em Ontário e Montréal, localizada em Quebéc lideram no quesito de geração de empregos no setor com 140.700 e 239.300 postos em TI respectivamente. Claro que existem cidades menores por todo o país que apresentam taxas de crescimento de empregos de TI a se considerar. Outra cidade com desenvolvimento importante do setor de TI é Vancouver, mas o alto custo de vida por lá faz dela uma terceira opção para residência, se compararmos com Montreal e Toronto.

De acordo com a entidade, falta mão de obra qualificada na área de TIC em todo o pais para acompanhar esse crescimento, um problema que nunca foi uma exclusividade brasileira, diga-se de passagem. Nos Estados Unidos, estima-se que mal conseguirão preencher um terço de todos os empregos de TIC gerados ate 2020; na Europa estima-se uma defasagem de 820.000 profissionais de TIC no mesmo ano.

Mesmo nas universidades do Canadá a juventude não se sente assim tão atraída pela área de TIC, senão veja esses números: Dos 527.000 estudantes graduados no Canadá em 2015, apenas 6% se formaram em TIC (29.000), quando o mínimo seria 43.000 formados para acompanhar a demanda de crescimento do setor de TI. Aliás, os empregos no setor de TIC cresce nada menos que4 vezes mais rápido que a média do mercado de empregos nacional.

Veja o artigo sobre Como Imigrar para o Canadá com Emprego Garantido

Para você que não conhece, o ICTC (Information and Communications Technology Concil ) é uma entidade monitora o mercado de TIC há mais de 20 anos, sempre apresentando tendências sobre o desenvolvimento do mercado a longo prazo, de forma a ajudar no planejamento de empresas, profissionais e aspirantes na área de TIC na tomada de decisões mais assertivas sobre investimentos na área. Visite o site de vez em quando se você pensa em imigrar para o Canadá num futuro próximo, pois eles estão sempre publicando notícias relevantes para potenciais imigrantes na área de TIC.

Temos muito ainda a discutir sobre o assunto, imagino que você ainda tenha muitas dúvidas, mas fique tranquilo, cadastre-se abaixo para receber em primeira mão dicas quentes sobre como imigrar para o  Canadá, e por que não, ainda com  emprego garantido, como aconteceu comigo 🙂

ATENÇÃO!

Se você se interessa mais sobre o assunto, em breve estarei compartilhando algumas informações valiosas que vão te ajudar a poupar muitas dores de cabeça, tempo e dinheiro no seu projeto de imigração, cadastre-se a lista exclusiva abaixo e fique ligado na sua caixa de email :).

Quer aprender mais sobre como Imigrar?

​Então cadastre-se abaixo agora!

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails