Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 112

 

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas…Que tal dar uma conferida?

Veja como funciona uma seleção de trainees

Entenda o que acontece em cada etapa da seleção de trainees e saiba o que fazer e o que não fazer para ter mais chances na disputa.

O segundo semestre é o período em que ocorre a maioria das seleções dos programas de trainee, que, em geral, duram até quatro meses. Cada empresa, auxiliada ou não por uma consultoria de recrutamento, elabora seu programa de acordo com as expectativas em relação aos candidatos, à abrangência e ao número de inscritos.
O roteiro que apresentamos a seguir corresponde às etapas de cerca de 90% dos processos seletivos para trainee, de acordo com Viviane Ovanessian, gerente de projetos da Cia de Talentos. O modelo inclui ainda novidades que eventualmente aparecem…

Como aumentar a colaboração interna no departamento de TI

Já faz algum tempo que o gerentes de TI lamentam a tensão entre as equipes encarregadas de mudar o negócio (desenvolvimento) e aquelas responsáveis por mantê-lo funcionando (operações). Na verdade, a maioria das organizações sofre essa maldição, e os estereótipos que refletem essa animosidade não são poucos.

Equipes operacionais, por exemplo, enxergam os integrantes da equipe de desenvolvimento como pessoas sentadas em suas torres de marfim produzindo código de todos os dias, criando aplicativos sem considerar as restrições do mundo real. Por outro lado, desenvolvedores veem o pessoal de operação como mantenedores da infraestrutura, responsáveis por mantê-la sempre disponível, sempre a postos para impedir que ela seja afetada por código mal escrito…

Colmeia oferece 30 vagas para curso gratuito de informática

A organização não governamental  Colmeia abrirá a partir do dia 29 de agosto 30 vagas gratuitas para um curso de informática. As aulas são destinadas a jovens que tenham entre 15 e 18 anos e que estejam cursando ou concluído o ensino médio em rede pública. Apoiados pela Secretaria de Participações e Parcerias os alunos terão 400 horas de aulas teóricas e 40 horas de vivência prática.

O curso que terá início em outubro com término previsto para fevereiro de 2011, terá aulas nos períodos da manhã das 8h às 12h ou à tarde das 13h30 às 17h30 na sede da Instituição e contará com todo material de apoio necessário para as atividades…

ABNT certifica primeira empresa de TI com Rótulo Ecológico

O Rótulo Ecológico ABNT foi conferido, pela primeira vez, a uma empesa do setor de telecomunicações e Tecnologia da Informação (TI). A Furukawa, fabricante de cabeamento estruturado e acessórios para redes ópticas, recebeu da Associação Brasileira de Normas Técnicas o selo de qualidade ambiental, que atesta a sustentabilidade da cadeia de produção dos produtos rotulados.

Para receber o selo, a empresa precisa comprovar que minimiza os impactos de sua produção, desde a concepção do produto até o descarte e destino correto dos resíduos, passando pela extração da matéria prima, fabricação, empacotamento e distribuição. No caso da Furukawa, a marca “verde” foi conferida à família de cabos da companhia, o que inclui os modelos Multilan CAT. 5E U/UTP e F/UTP (LSZH), Gigalan CAT. 6 U/UTP e F/UTP (LSZH), e Gigalan Augmented CAT. 6A U/UTP e F/UTP (LSZH)…

Como se adaptar à etiqueta do mundo digital

Em 1922, a jornalista e socialite americana Emily Post escreveu um livro sobre etiqueta. Um guia prático sobre os costumes da época, o livro “Etiquette” se tornou um campeão de vendas e ajudou a iniciar um negócio para a família de Emily.

Os descendentes de Emily deram continuidade ao interesse da jornalista e criaram o Emily Post Institute. Atualmente, o tataraneto de Emily, Daniel Post Senning, está redigindo um livro sobre etiqueta na era das comunicações digitais, dispositivos móveis e redes sociais.

A Technology Review entrevistou Senning sobre o uso correto da tecnologia no ambiente de trabalho…

Supercomputador pode prever revoluções, diz estudo

Alimentar um supercomputador com artigos jornalísticos pode ajudar na previsão de eventos internacionais, segundo um estudo feito nos Estados Unidos.
A pesquisa se baseou em milhões de artigos e detectou uma piora do sentimento geral das nações antes dos recentes levantes no Egito e na Líbia.
Embora a análise tenha sido feita retrospectivamente, cientistas dizem que o mesmo processo pode ser usado para antecipar conflitos que ainda estejam para acontecer.

O sistema também detectou dicas da localização do líder da rede Al-Qaeda, Osama Bin Laden, morto em maio deste ano…

Só os inteligentes passam em concursos públicos?

Muitas vezes estabelecemos pensamentos e reflexões de que apenas passam em concursos públicos candidatos que contam com uma inteligência tida por acima da média, o que leva à idéia da existência de uma relação de causa e efeito necessária entre inteligência e aprovação. Para quem está se preparando para concursos e não se considera titular da referida capacidade, esta percepção gera um duplo perigo, ao pensar que não pode passar e, assim, se desmobilizar nos estudos. Porém, esta percepção não corresponde à verdade.

Primeiramente, o próprio conceito de inteligência é algo complexo. Segundo as construções de Howard Garner, o qual promoveu uma pequena revolução no tema, as inteligências contam com caráter múltiplo, envolvendo a dimensão lingüística, lógico-matemática, espacial, musical, corporal-sinestésica, pessoal, naturalista e existencial…

7 desenvolvimentos chave de TI nos EUA desde 11/09

O governo norte-americano revelou nesta semana um relatório de 226 páginas doado pelo Departamento de Segurança Interna (DHS, da sigla em inglês) juntamente com as revisões de cumprimento de sua missão desde os atentados de onze de setembro de 2001. A tecnologia da informação desempenha papel significativo no esforço do DHS, e esses sete exemplos, citados no relatório, demonstram que embora o órgão venha progredindo, muitos desafios permanecem…

Câmara aprova projeto que reduz impostos para produção de tablets no Brasil

Na tarde desta terça-feira (6/9), os deputados aprovaram o texto da Medida Provisória 534/11, que tem o intuito de estimular a produção de tablets no Brasil, a partir da isenção do PIS e Cofins incidentes sobre a venda de equipamentos fabricados localmente. O texto, que foi aprovado no formato de projeto de lei – escrito pela deputada Manuela D´Ávila – será analisado ainda pelo Senado.
O Ministério das Comunicações estima que, graças aos incentivos, os tablets produzidos no Brasil cheguem com um preço até 31% mais baixo para o consumidor…

Estudo detalha importância do inglês nos processos seletivos

A Catho Online identificou por meio da Pesquisa dos Executivos 2011, realizada em abril deste ano, que ter conhecimento em um segundo idioma é um diferencial para os profissionais se destacarem dos concorrentes na busca de um novo emprego ou para uma vaga de promoção. A pesquisa contou com a participação de 46.067 respondentes.

A língua inglesa ainda é a preferida pelo mercado, uma vez que 80% das entrevistas em língua estrangeira são realizadas em inglês. O segundo idioma mais utilizado nas entrevistas é o espanhol, com 13%…

Rio Info 2011 terá oficinas de capacitação

Durante o Rio Info 2011 serão realizadas cinco oficinas de capacitação que visam apresentar a nova dinâmica da TI no Brasil, são elas: “Desenvolvimento Ágil e Modelos de Qualidade”, “Business Intelligence/Business Analytics”, “HTML5”, “Arquitetura da Informação em Sistemas 2.0” e “Introdução ao Desenvolvimento de Aplicações em NCL para o Middleware Ginga”.

No dia 27, a partir das 14h30min, o tema é “Desenvolvimento Ágil e Modelos de Qualidade”, quando será apresentado o desenvolvimento de softwares que lidam com diferentes necessidades unindo prazos curtos, rápida resposta ao cliente e qualidade do produto disponível ao consumidor. A mediação será de Rafael Nascimento, professor da Infnet…

Projeto do Pronatec é aprovado na Câmara e segue para o Senado

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 31, o projeto que cria o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), cujo objetivo é aumentar a mão de obra qualificada do país por meio da de cursos profissionalizantes e de qualificação. Com isso, a matéria segue agora para apreciação do Senado Federal.

O Pronatec tem como um dos focos o segmento de tecnologia da informação. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a expectativa é que o programa forme até 400 mil profissionais em quatro anos, sendo 30 mil apenas no primeiro ano do programa. O objetivo é reduzir de maneira significativa o atual déficit de mão de obra de TI no Brasil, que já passa da casa de 75 mil profissionais…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails