A Microsoft gera 10.000 empregos no Brasil: Estamos preparados para isso?

A crise desponta por todo o lado mas parece que por enquanto temos ótimas previsões no mercado de trabalho interno, pelo menos em relação à TI. Segundo a IAMCP (Associação Internacional de Parceiros Certificados Microsoft), há hoje no Brasil cerca de 10.000 vagas em aberto para se trabalhar com tecnologias da Microsoft, conforme noticiado pela ComputerWorld.

A perspectiva de crescimento do mercado de tecnologia da informação no Brasil é de cerca de 11%. Para se ter idéia desse índice basta multiplicar a média global de crescimento atual por 3 para se chegar nesse valor (conforme o IDC)…

Mas nem tudo é festa…

O Índice de Competitividade da Tecnologia da Informação 2008, um estudo elaborado pelo “The Economist”, coloca o Brasil em 43º entre 66 países, ao se levar em conta os seguintes critérios:

  • O porte local da Infra-estrutura de TI
  • Acesso ao capital humano
  • O ambiente de pesquisa e Desenvolvimento
  • O cenário legal da Indústria
  • O apoio governamental para o desenvolvimento do setor

Como você pode ver, é preciso mais. Desses 5 pontos podemos destacar aí pelo menos 3 que dizem respeito a atitudes do governo (os 3 últimos dessa lista), que deveriam ser tomadas para uma classificação melhor do Brasil que a apresentada nesse relatório.

Realmente não tem pra onde correr…

Por isso é muito importante nosso comprometimento com o voto. Procure conhecer o programa de governo de seu candidato, suas prioridades de investimento enquanto eleito, qual importância será dada para o desenvolvimento de políticas que favoreçam o desenvolvimento tecnológico, a educação. Ah, eu sei, você deve estar desapontado com a política de nosso país, mas acho que não é hora de desistir.

O destaque do Brasil no cenário internacional, a solidez econômica, são trabalho de algumas pessoas sérias que estão no comando de nosso país… ou não?

Pense bem:

De que adianta nos esfolarmos de tanto trabalhar e ao mesmo tempo colocar palhaços para nos governar?

O Brasil pode passar ou não de uma eterna promessa em termos de desenvolvimento…isso vai depender de mim e de você.

Mais informações da pesquisa, aqui.


Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *