mainframe: está muito vivo e até dando prêmios!

Alguns renomados especialistas em tecnologia profetizaram que até 1996, o último mainframe seria desligado…bem, a predição não se realizou e a IBM comemorou em 2004 o aniversário de 40 anos do suposto moribundo e de quebra lançou o z9 na época, resultado de mais de 1 bilhão de investimentos e pesquisas. Com o lançamento do z10 no começo do ano, com 50% mais capacidade de processamento que o z9, a IBM não promete pegar leve:  segundo executivo da empresa, Um z10 com 64 processadores tem a mesma capacidade de processamento de 1,5 mil servidores Intel x86, só que com 85% de redução nos custos de energia e gerenciamento.

Expectativa em relação ao Mainframe:

Quando se fala em processamento em larga escala, segurança e confiabilidade e altíssimos volumes de transações, o mainframe ainda dá show. Segundo o Gartner, os investimentos em Mainframes não estão diminuindo nas grandes corporações.

Segundo pesquisas da BMC Software, um dos maiores fornecedores de software do mundo,  o otimismo dos clientes em relação ao ambiente mainframe deu um salto em 13% em relação ao ano passado: 62% dos pesquisados, num universo de 1100 usuários de mainframe, disseram que estão crescendo em capacidade. Os clientes , ainda segundo a pesquisa, consideram performance transacionl superior, alta disponibilidade e segurança dos dados como algumas das vantagens principais para sua manutenção.

Outro estudo do IDC em meados do ano passado colocou o Brasil como o 6º país no mercado global que mais adquire servidores mainframe, ficando atrás apenas do Japão, Estados Unidos, Alemanha, França e Itália, e o 3º em oportunidades para fornecedores e prestadores de serviços nesse segmento.

A IBM está lançando um concurso de Mainframes, com inscrição gratuita, mesmo sem necessidade de conhecimento prévio da plataforma. A IBM fornecerá um material para auxiliar na preparação do estudante. Além da oportunidade de ganhar vários prêmios durante as fases que se seguem, como MP3 players, camisetas, notebook e até vídeo-game, os vencedores podem concorrer a uma vaga na divisão de mainframe da IBM, conforme informou o IDGNow.

Se você nunca viu um mainframe, dê uma olhada no z10, em sua aparência e em algumas partes internas, no vídeo abaixo:

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=3-njaI8Apao]

Quem seria corajoso de estabelecer novo prazo para o fim dos mainframes?

Conseguirá a IBM, HP e outros forncedores de mainframe se reinventar através dos tempos e incentivar essa demanda?  O que você acha?

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

6 Comentários

  1. ANTONIO ALVES DE SOUZA
  2. Vinicius
  3. Vinicius
  4. Nilton Silva
  5. Celestino

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis: O Segredo para conseguir os melhores empregos

Atenção: Edição por tempo limitado!