Despertador poderoso: quero ver você não acordar agora

A aventura do nosso dia-a-dia já começa na hora de acordar. Por culpa da agenda apertada somos obrigados a domir mais tarde e acordar mais cedo, graças ao trânsito caótico, transporte público abarrotado em horários de pico. Some-se a isso aqueles acidentes rotineiros que pioram ainda mais a situação e completam o terror dessa jornada diária, tornando uma grande proeza o simples fato (que deveria se simples) de chegar na hora no trabalho todos os dias.

Aí o estresse, dando seus sinais com aquele “bom dia” de cara amarrada aos colegas dá uma mostra de ser mais um dia daqueles.

Se você é daqueles que utiliza rádio-relógio, o velho depertador mecânico, celulares e outros recursos tecnológicos ou não para tentar acordar e ainda assim consegue sair tropeçando da cama por estar atrasado ou mesmo perder a hora, veja o despertador exagerado que o cidadão no vídeo abaixo projetou, com cilindros, válvulas pneumáticas e um computador para que possa despertá-lo a qualquer custo para cumprir seus compromissos com escolares e trabalhos:

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=kQ-l5PlDa-k]

Dependendo da cultura da empresa, ou políticas departamentais específicas com base na forma de medir o resultado de seus funcionários, algumas dessas levam a questão do relógio de ponto tão a sério que preferem trocar o funcionário a despeito do seu ótimo desempenho (acredite, isto existe). Aí vai depender muito do conceito do gestor e é importante se enquadrar nas regras do departamento do que bater de frente (principalmente quando se é novo no emprego).

Quando o pecado é perdoável…

Mesmo em muitas empresas mais rígidas, chegar atrasado é até aceitável quando há mudanças recentes em sua rotina, como mudança de emprego ou região onde mora, mudança de horário do expediente e outras situações semelhantes, até que se adapte a tudo isso. Mas um simples fato de não conseguir cumprir horário com certa frequência revela muitos outros problemas: indisciplina é o mais latente, mas problemas de falta de planejamento e organização também são pontos que contam contra os retardatários e dão pistas do nível qualidade que se podem esperar de seus trabalhos.

…Ou sem misericórdia!

Chegar atrasado em entrevista de emprego  pode ser um pecado imperdoável, portanto não vale à pena correr o risco. Pedir informações à empresa de como chegar, imprimir um mapa na internet, perguntar a colegas que conheçam a região sobre os melhores caminhos são alguns cuidados básicos para evitar o vexame de perder uma boa oportunidade de emprego por causa de um atraso que poderia ter sido evitado.

Se mesmo assim ocorrer um problema de força maior que impeça sua chegada à entrevista no horário, ligar no caminho para a empresa e avisá-la do incidente é o mínimo que se espera do candidato, portanto não se esqueça de levar o telefone para contato.

E você, tem dificuldades de acordar ou de cumprir horários? Até onde acredita que esse tipo de problema pode afetar o desempenho de um profissional?

O despertador que chacoalha dorminhocos foi divulgado pela Info Abril.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. Trackback: Vinicius via Rec6 29 de junho de 2009
  2. Trackback: domelhor.net 29 de junho de 2009