Concentração é essencial em qualquer área do conhecimento

No mundo de hoje, o que não faltam são opções para nos distrair, desviar-nos de nossos objetivos no trabalho. A internet, apesar de toda sua fama de transformação, do mundo que ela nos apresenta de possibilidades com relação a crescimento profissional, ao mesmo tempo é a que mais oferece opções de distrações. Redes sociais, jogos on-line e chats estão entre as maiores distrações.

Mas lógico que a internet, apesar de todo seu poder de fascínio, não é o único obstáculo que temos que passar para manter nossa concentração no trabalho, e assim atingir nossos objetivos dentro dos prazos programados. Seria praticamente impossível listar aqui todo tipo de distração a que estamos expostos.

Mas pelo menos, contra elas, podemos tomar algumas atitudes, seja por nós mesmos ou pedindo auxílio de terceiros, que podem nos ajudar bastante a sermos mais focados e concentrados. Veja algumas dicas da INFO abaixo, que podem ser bastante útil nessa empreitada:

1 – Organize-se

Elimine da sua área de trabalho todo tipo de estímulo que cause desvios de atenção. Silencie o celular, diminua a campainha do telefone e, se possível, posicione-se de maneira que o fluxo das pessoas não o distraia.

2 – Peça ajuda

Ninguém gosta de trabalhar com ruídos. Pedir para que os colegas de trabalho falem mais baixo significa pedir para que eles colaborem para tornar o ambiente de trabalho mais agradável.

3 – Ignore os ruídos

Para Alessi, fones de ouvidos são “muletas” para pessoas que tem dificuldade para se concentrar. O ideal é que o profissional seja capaz de ignorar qualquer tipo de ruído. “Quando estamos realmente motivados, podem ligar um trator do nosso lado que nem percebemos”, explica Alves.

4 – Estabeleça uma rotina

E se o cargo do profissional exige que a porta do escritório esteja sempre aberta ou que a qualquer momento as pessoas o consultem? Alves recomenda que, nessas situações, o profissional estabeleça uma rotina de agendamentos, por exemplo. Todos precisam de um tempo sem qualquer interrupção.

5 – Faça intervalos

Levante para tomar água, saia e vá para algum lugar silencioso. Pode ser o corredor, a área externa do escritório, o importante é ter um espaço em que você possa descansar durante cinco minutos para, então, retornar ao trabalho.

6 – Trabalhe em horários alternativos

“Procure trabalhar em atividades que exijam maior concentração naquele horário em que está tudo mais calmo e silencioso”, ensina Alves. Chegue uma hora mais cedo, espere seus colegas irem embora ou trabalhe no intervalo de almoço. Mas lembre-se: pausar para almoçar também é crucial – nem que seja antes ou depois dos seus colegas.

Tão importante quanto saber realizar uma determinada tarefa, é poder concluí-la dentro dos prazo a que nos propomos, ou que demanda um projeto. Um atraso pode por a perder toda uma imagem de qualidade, de satisfação do cliente.

Por tabela, sua reputação é arranhada e provavelmente será lembrado negativamente no futuro quando precisarem de alguém com seu perfil técnico para um projeto mais interessante.

Concentração, como no esporte, é fundamental também para nossa carreira. Com ela podemos superar outras deficiências, e vencer a corrida.Tire da frente o que lhe atrapalha, seja em casa ou no trabalho. Controle bem seu momento de diversão. Caso tenha dificuldades, peça ajuda.

O ano está terminando, e por causa de tantas distrações a que as pessoas se rendem, muitas terão a tristeza de ver seus planos do ano anterior virarem pó. Pouca coisa foi iniciada neste ano, e ainda o que saiu do papel não foi concluído. Espero que isso não pareça com sua situação neste ano.

As seis dicas listadas acima são de publicação da INFO.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *