Esta é a previsão do Gartner, segundo o portal Convergência Digital – Terra. As tecnologias para redes sem fio WinMAX e 3G poderão dar lugar À LTE (Long Term Evolution, considerado a evolução do 3G) em 2011. O consultor da Gartner, King, que participa da XVIII Conferência Anual Futuro da Tecnologia promovida pela instituição de pesquisas em SP tratou de fazer uma outra previsão, essa, sombria (para nós, usuários, é claro): o fim da internet ilimitada com custo fixo.
3G: Banda muito limitada
A limitação da banda e a alta demanda prevista para os próximos anos parece não dar outra alternativa para as operadoras…muita procura e pouca oferta, é a velha lei da economia em ação. Para minimizar isso, são necessárias novas tecnologias capazes de garantir a disponibilidade do serviço e quem sabe uma pressão menor sobre o aumento do custo para o consumidor?
A Revolução das redes 4G: A reposta para a demanda
LTE é a próxima geração de rede wireless que promete suportar a explosão de demanda prevista no futuro próximo para as redes wirelless, alem de suportar a migração para dispositivos móveis de aplicações para internet como VoIP, streaming de vídeo, vídeo conferência, jogos on-line, download de músicas, TV móvel e muitas outras. A WiMAX, protocolo tecnicamente semelhante, apesar de ainda estar na briga pela disputa o mercado, tende a perder espaço devido ao LTE ser uma evolução ao padrão GSM, e esse padrão ser largamente adotado por operadoras do mundo todo, permitindo assim reutilização da infra-estrutura. Porém vislumbra-se grande utilização do padrão WiMAX em países emergentes, que ainda não tem uma infra-estrutura consolidada com redes 3G.
Independente dessa batalha entre as tecnologias LTE e WiMAX, quem tem a comemorar é o usuário, que deixará de somente ler email e mandar mensagens (em sua maioria) para ter um acesso a banda larga que lhe permita aproveitar o melhor da internet.
…Comemorar como usuário e como profissional de tecnologia também, por que não?
A demanda por profissionais especialistas em Wireless é natural para dar conta dessa demanda reprimida pelo alto custo atual da transmissao de dados e restrição de largura de banda…prepare-se para o futuro caso goste da área de infraestrutura…afinal, tecnologia não é nada sem profissionais competentes no controle, não é?
Artigos que também podem lhe interessar:
- Previsões do IDC: Saiba onde investir em sua carreira em 2009
- 5 Tendências de TI e Telecom na Copa do Mundo em 2014
- Video: Arquiteto da Informação – saiba um pouco mais sobre a profissão
- Brasil: O mercado de TI que mais cresce na América Latina e o 3º no mundo
- Brasil paga 10 vezes mais por banda larga que paises ricos
- Alta demanda: Especialistas em aplicações móveis
- Carreira de Segurança da Informação: melhores salários em 2012
hemilly
Como poderiamos dezer que os paises emergentes dominariam o mundo no futuro?
Gostaria de sber alguns tópicos e explicações
Vinicius
Olá Hemilly
O artigo não diz que os países emergentes dominarão o mundo no futuro, mas sim que as redes wireless, como evolução natural dos sistemas de comunicação, dominarão…
abs!