Carreira em redes Wireless: esteja pronto para a demanda

A tecnlogia wireless faz parte hoje de nosso dia-a-dia como nunca antes podíamos imaginar, invadindo residências e comércios sem preconceito do porte. Não é pra menos que uma pesquisa encomendada pela Computing Technology Industry Association (CompTIA) a pouco tempo atrás, após pesquisa entre diretores de TI de doze países que o conhecimento em Wireless será o mais importante em TI em 5 anos (segundo o IDGNow).

O que faz um especialista em wireless?

O especialista em wireless é responsável por desenhar, gerenciar infraestrutura wireless, incluindo os softwares e hardwares wireless, protocolos específicos, implementação de segurança, a fim de permitir a flexibilidade e mobilidade necessária ao usuário final.

Além dessas tarefas, cabe ao especialista em wireless analisar a rede buscando melhorias de performance, disponibilidade da rede, que são fatores cruciais para as organizações. Conhecimentos gerais de servidores, arquiteturas de redes são imprescindíveis para quem quer entrar na área.

Como me preparar para essa demanda e me tornar um especialista em wireless?

Existem programas de certificação caso esteja interessado na área de Wireless:

O programa CWNE é um programa completo e abrangente para quem quer realmente ser um especialista reconhecido na área de wireless no mercado nacional e internacional, e lhe concede a capacitação necessária para instalar, configurar, desenhar redes baseadas em wireless. Análise de protocolos, detecção de intrusão e prevenção, performance e análise de QoS são algumas áreas que você deverá conhecer bem.

Mas para chegar nesse nível, há que se seguir um caminho, será uma conquista sequencial, gradual e sistemática, que poderá ser bem recompensada a médio e longo prazo, veja (tradução livre das especificações que você pode encontrar em inglês em CWNP:

  • Wireless#

A certificação Wireless# (wireless sharp) é a certificação inicial para quem está entrando ou pretende entrar na área, pois permite uma conceituação sólida de Wi-Fi, Bluetooth, WiMAX, ZigBee, Infrared, RFID, VoWLAN.

  • CWNA

A certificação CWNA® (Certified Wireless Network Administrator) é  base para a certificação CWNP. fornecerá a capacitação necessária para administrar LAN wireless.

  • CWSP

A certificação CWSP® (Certified Wireless Security Professional) é uma formação avançada que permite ao especialista em wireless, configurar segurança em ambiente wireless, protegendo-o dos hackers. É um avanço para a carreira CWNP.

  • CWAP

A certificação CWAP® (Certified Wireless Analysis Professional) concede ao profissional wireless o skill necessário para melhorar a performance da rede, além de auxiliar na busca de solução de problemas.

  • CWNE

A certificação CWNE® (Certified Wireless Network Expert®) é o último passo para o programa CWNP, caso complete esse último passo, você terá o reconhecimento do mercado como um profissional atualizado e capacitado a operar, administrar e gerenciar as tecnologias wireless disponíveis no mercado.

  • CWNT

Os Certified Wireless Network Trainers (CWNT®) são os instrutores certificados pelo programa CWNP, capacitados a ministrarem os treinamentos referente ao programa em instituições credenciadas.

Veja em onde estudar mais recursos para você se especializar no assunto. Saiba também sobre o programa de certificação da CISCO em redes wireless. Ou ainda fale com o especialista e tire suas dúvidas.

Se seu negócio é redes, pense na frente, não se preocupe se no Brasil o momento ainda não está tão bom para esses profissionais como poderia, o futuro das redes wireless já chegou nos países desenvolvidos e com ele a alta demanda de especialistas, e aqui não será diferente, wireless já é coisa comum e a demanda dos profissionais é só uma questão de tempo…que tal estar pronto?

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. Rodrigu Borjez
  2. Vinicius
  3. Francisco Marcelo Corrêa da Silva