Mulheres na área de TI: evasão contínua, como parar isso?

Uma pesquisa da Info aponta para uma confirmação das pesquisas que vem sendo feito fora do Brasil com relação a evasão crescente ao longo dos anos das mulheres nos cursos de TI.  A exemplo da Computing Research Association, que identificou em pesquisa que apenas 12% dos formandos em cursos como engenharia e ciência da computação eram do sexo feminino nos EUA e Canadá, no Brasil não parece ser diferente. Aliás, boa iniciativa, essa da Info, apesar de pouco abrangente, confirma, por exemplo,  o que vivencio nas faculdades por onde passei…e você? vê algo diferente? Nos corredores da faculdade cansamos de ouvir a frase “cadê a mulherada? só tem homem aqui!”, mas aí quando se está trabalhando cum uma mulher, muitos (homens, claro) fazem questão de , com suas piadinhas e preconceitos, expulsá-las para fora da TI…

Bom, lamúrias à parte, ao pesquisar algums cursos de TI no Mackenzie, no Instituto Mauá e na Univesidade Radial, a Info constatou um índice estremamente baixo e preocupante: nem 10% eram de alunas.

Os motivos dados para isso foram os mais variados, como o fator cultural,  a carga pesada de trabalho e constantes viagens, o preconceito…todos eles têm sua parcela de culpa, acredito.

Pelo menos um fato positivo e importante é a “cobrança” por parte de empresas como a IBM à Unicamp (que na visão do Ricardo Anido, professor responsável pelo Instituto de Computação da Unicamp, verificou queda de 50% para menos de 10% no número de mulheres nos cursos voltados à computação, nos útimos 15 anos), solicitando que se esforce para atrair mulheres.

O significado disto?

a IBM, assim como outras grande empresas na área de TI, não está pensando em “cotas para mulheres ou algo do gênero“, mas estão sim, de olho no perfil diferenciado da mulher, suas características peculiares no trato às pessoas, por exemplo (e muitas outras), característica esta muito exigida em liderança, e que o homem, no geral, com a fineza de um elefante numa loja de louças, ou ainda ao melhor estilo Shrek, acaba não se dando tão bem. Isto pode servir de motivação para você, mulher, que está lendo isto agora. Não se preocupe com o pequeno número de mulheres, mas ao contrário, enxergue isso como uma grande oportunidade. Está faltando mulheres? ótimo, chegou a sua vez!

E você, mulher, já está trabalhando na área de TI? como você tem enfrentado as barreiras mostradas acima? deixe sua opinião, que pode servir de ânimo para muitas outras…

E você amigo, o que você acha que pode ser feito para que mais mulheres se ingressem na área de Tecnologia?

(Acesse o artigo da Info para informações complementares)

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. Vinicius
  2. Sarah
  3. Vinicius
  4. Glauciene
  5. Elaine Cristina
  6. Rogerio
  7. keyllah
  8. cristovam maia filho
  9. Neila
  10. Jéssica
  11. Fernanda Costa
  12. Diego Gomes
  13. Vinicius
  14. KAMILA
  15. Vinicius
  16. Vinicius
  17. Luiz
  18. Cláudia
  19. Maryelle Oliveira
  20. Mariana Baroni
  21. Vinicius
  22. Vivi
  23. Vinicius
  24. Elias Fontenele
  25. Claudia
  26. Vinicius
  27. ANDRESSA SOARES DE OLIVEIRA