BRLix – O “Windows” brasileiro e de graça

O BRLIX, o sistema operacional com a cara do Windows, foi Criado por professores e alunos da Faculdade Metropolitana de Guaramirim (FAMEG) em Florianópolis – SC, mais um fruto do projeto  FAMELIX GNU/LINUX. Sua aparência com o sistema operacional Vista da Microsoft, desde aparência do painel de controle e outras funções comuns para o usuário, tem um bom motivo: diminuir a curva de aprendizado para quem está migrando ou pensando em migrar para uma plataforma de software livre porém tem medo da interface das distribuições Linux atuais.

Lógico que seus objetivos, enquanto software livre, vão além de um maior para o conforto dos usuários: passa pela redução da pirataria, o desenvolvimento do setor de informática e a inclusão digital no mundo

Sucesso meteórico

Não tem nem um mês de lançamento e já atingiu uma impressionante marca: 13 milhões de downloads em todo o mundo.

Invadindo o mercado…

As Casas BAHIA, no Ceará, se interessaram no sistema e já começaram a instalar o sistema nos notebooks vendidos na região. Outros contatos para disseminação da distribuição estão sendo feitos.


Verde e amarelo de coração!

A arara azul, adotada como símbolo da nova distribuição, foi uma escolha muito simpática a meu ver, pois mostra a questão que fazem de identificar o produto com o nosso país lá fora, já que essa  é uma ave típica brasileira (embora correndo risco de extinção).

Veja a imagem do produto em ação:

Copiando boas idéias!

O Linux, como ocorre com a Microsoft e milhares de outras empresas do setor, resolveu não reinventar a roda e “copiar” a interface de sucesso absoluto dos sistemas operacionais da Microsoft de uns anos para cá, o que contribuiu para o sucesso de distribuições mais amigáveis como o Ubuntu, por exemplo, que segundo a distrowatch, é a mais popular do mundo. E assim, de forma crescente, embora não tão rápida ainda, o Linux vem deixando de ser aquele bixo papão de alguns anos atrás e conquistando cada vez mais adeptos.

Ver projetos desse tipo nascer em terras brasileiras nos enche de orgulho, afinal o que faz um grande país é a audácia e inteligência de pessoas assim que residem nele, que não se conformam em reclamar “do que o governo deveria fazer mas não faz”. Ao contrário, se preocupam em buscar soluções, que nesse caso, tem tudo para contribuir e muito para a diminuição da mais nova forma de exclusão, surgida na era do conhecimento: a digital.

(Vá em onde estudar, na parte de Linux, e acesse o site do projeto, e faça já o download!)

Este artigo referencia a publicação do Terra.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails
Tags:

36 Comentários

  1. Adevaldo de Souza
  2. Sandro Freire
  3. Amadeu Barbosa
  4. Vinicius
  5. MILTON REIS
  6. Vinicius
  7. newton cesar
  8. Vinicius
  9. Ercio
  10. Edson
  11. Adriano R.N.
  12. Dila Querino
  13. "Lemos" Canaã informática rn
  14. Vinicius
  15. Alberto
  16. Denilson
  17. Jean Tinoco
  18. pandre
  19. Adhemar
  20. Vinicius
  21. Vinicius
  22. Fábio
  23. Max
  24. Michael Martins
  25. Marquinhos
  26. MARCO AURELIO
  27. Celso
  28. Cássio
  29. Jorgebadad

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *