Certificação em Linux: Ubuntifique-se!!

Ubuntifique-se!Há bastante tempo o Ubuntu tem chamado a atenção de muita gente dado a sua facilidade de instalação e configuração. O fenômeno Ubuntu tem encabeçado a lista de distribuições mais pesquisadas na DistroWatch, deixando para trás outras famosas distribuições como OpenSuse, fedora e Debian. Mas o lançamento em Abril/2008 da versão do Ubuntu 8.04 para servidores, com suporte de 3 a 5 anos (LTS – Long Term Support), conforme noticiou a ComputerWorld.com supriu uma lacuna importante que impedia sua aceitação pelo exigente mercado de TI quanto a utilização desse sistema operacional em ambientes corporativos. Essa nova versão aparece realmente com cara de sistema operacional corporativo, mais robusta, com suporte a virtualização, certificação em servidores da SUN e outros recursos que caracterizam um SO desse porte.

Segundo o próprio criador do Ubuntu, há ainda um grande caminho a percorrer, porém que o caminho está correto, não restam dúvidas. Não é de se surpreender se em pouco tempo termos uma grande demanda por profissionais administradores desse sistema operacional.

Se você ainda não conhece essa distribuição, que tal se deliciar com alguns dos recursos gráficos e efeitos 3D disponíveis para o Ubuntu? veja a fantástica apresentação no vídeo abaixo:

Ubuntu – Efeitos 3D

[youtube:http://br.youtube.com/watch?v=GPH32M_U2D8&feature=related]

Agora se você tem receio de configurar o Ubuntu para rodar numa segunda partição de seu computador sem que você deixe de utilizar seu Windows, veja este video como é fácil instalar o Ubuntu no pen-drive a partir do próprio Windows!

Ubuntu no Pen Drive

[youtube:http://br.youtube.com/watch?v=9M5lLEt_NiE]

Agora se você já está dominando a ferramenta por que não tirar a certificação e incrementar um pouco mais seu currículo? acesse em onde estudar e em seguida o link do LPI (Linux Professional Institute) e veja os requisitos para sua certificação em Ubuntu.

Bom, não perca tempo, esteja aberto a novas tecnologias e conceitos. Isso é o que faz um profissional de TI de sucesso. Reconsidere sua carreira, se não gosta de coisas novas. Reinvente-se. Muitas vezes temos o costume de nos acomodarmos em berço esplêndido e dizer: “não preciso disso, o que eu sei já me atende as necessidades”, porém nos esquecemos por vezes que não trabalhamos para atender nossas necessidades, mas principalmente a necessidade de nosso empregador.

E você ? como tem visto esse crescimento do Ubuntu? Já o utilizou alguma vez? teve dificuldades de adaptação? Deixe sua opinião!

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails