O BRLIX, o sistema operacional com a cara do Windows, foi Criado por professores e alunos da Faculdade Metropolitana de Guaramirim (FAMEG) em Florianópolis – SC, mais um fruto do projeto FAMELIX GNU/LINUX. Sua aparência com o sistema operacional Vista da Microsoft, desde aparência do painel de controle e outras funções comuns para o usuário, tem um bom motivo: diminuir a curva de aprendizado para quem está migrando ou pensando em migrar para uma plataforma de software livre porém tem medo da interface das distribuições Linux atuais.
Lógico que seus objetivos, enquanto software livre, vão além de um maior para o conforto dos usuários: passa pela redução da pirataria, o desenvolvimento do setor de informática e a inclusão digital no mundo
Sucesso meteórico
Não tem nem um mês de lançamento e já atingiu uma impressionante marca: 13 milhões de downloads em todo o mundo.
Invadindo o mercado…
As Casas BAHIA, no Ceará, se interessaram no sistema e já começaram a instalar o sistema nos notebooks vendidos na região. Outros contatos para disseminação da distribuição estão sendo feitos.
Verde e amarelo de coração!
A arara azul, adotada como símbolo da nova distribuição, foi uma escolha muito simpática a meu ver, pois mostra a questão que fazem de identificar o produto com o nosso país lá fora, já que essa é uma ave típica brasileira (embora correndo risco de extinção).
Veja a imagem do produto em ação:
Copiando boas idéias!
O Linux, como ocorre com a Microsoft e milhares de outras empresas do setor, resolveu não reinventar a roda e “copiar” a interface de sucesso absoluto dos sistemas operacionais da Microsoft de uns anos para cá, o que contribuiu para o sucesso de distribuições mais amigáveis como o Ubuntu, por exemplo, que segundo a distrowatch, é a mais popular do mundo. E assim, de forma crescente, embora não tão rápida ainda, o Linux vem deixando de ser aquele bixo papão de alguns anos atrás e conquistando cada vez mais adeptos.
Ver projetos desse tipo nascer em terras brasileiras nos enche de orgulho, afinal o que faz um grande país é a audácia e inteligência de pessoas assim que residem nele, que não se conformam em reclamar “do que o governo deveria fazer mas não faz”. Ao contrário, se preocupam em buscar soluções, que nesse caso, tem tudo para contribuir e muito para a diminuição da mais nova forma de exclusão, surgida na era do conhecimento: a digital.
(Vá em onde estudar, na parte de Linux, e acesse o site do projeto, e faça já o download!)
Este artigo referencia a publicação do Terra.
Artigos que também podem lhe interessar:
- O que falta para o Linux conquistar o usuário comum?
- Mais de 50 Cursos de TI OnLine Grátis pra Você Testar Antes de Investir Pesado na Área
- Tem um PC virtual grátis esperando você
- MEC: O maior projeto de virtualização de desktops do mundo
- Sua Certificação em Linux: O Bicho Papão virou um gatinho!
- Atenção: Cursos gratuitos de TI e inglês em São Paulo
- Vídeo: Entenda o papel do Software Livre e do Certificado Digital no Brasil
Cid R Andrade
Excelente!
Rafael de Jesus Miranda
Atençao a todos, eu sou um dos desenvolvedores do BRLix GNU/Linux (Ex-Famelix) e quero comunicar a todos que houve uma falha de comunicação, na reportagem feita pelo terra e já estamos providenciando uma correção, os 13 milhões de downloads é do Famelix, percursor do projeto, o qual foi descontinuado devido aos desenvolvedores terem saído da universidade que mantinha o projeto, e criaram uma empresa para tal. No site codigolivre.org é possível verificar a quantidade de downloads que o projeto já teve até o momento. Gostaria, em nome de toda a equipe BRLix, de pedir as sinceras desculpas pelo equívoco. E em relação a interface ser semelhante a do windows, foram feitos estudos em universidades, onde os resultados mostraram que no caso do usuário Windows, que deseja conhecer o Linux, é mais interessante ele começar devagar, com uma interface e configurações parecidas, depois que o usuário passa de iniciante para intermediário, ele poderá escolher a interface que ele desejar, assim como o sistema. não é por que gostamos da barra azul, e sim para a melhor comodidade do usuário final.
A DISTRIBUIÇÃO BRLIX NÃO É PARA DESENVOLVEDORES LINUX, E SIM PARA O USUÁRIO FINAL .
E esclarecendo mais alguns enganos em relação a FAMEG, e ao BRLix GNU/Linux, que não é mais um fruto do Famelix e sim é o (Ex-Famelix GNU/Linux), segue este link http://www.itaipu.gov.br/?q=pt/node/435&id_noticia=2325
Adevaldo de Souza
Olá sou fundador da Biblioteca Comunitária Liberdade Cultural, já tenho o Famelix (comprado) de ontem para hoje (13 horas) de duração baixei o BRLIX,só que não consegui abrir sei que está no computador (700mb)O que fazer comprar pronto??????????, pois pretendo colocar nos 3 computadores onde as crianças aprendem Digitação, podem me dizer onde ERREI????!!!!!.
Sandro Freire
Preciso de ajuda para configurar placas de rede , existe algum forum da brlix?
Amadeu Barbosa
VOCES SAO LOUCOS EM ESCREVER UMA INSANIDADE DESSAS:
“O Linux, como ocorre com a Microsoft e milhares de outras empresas do setor, resolveu não reinventar a roda e “copiar” a interface de sucesso absoluto dos sistemas operacionais da Microsoft”
Pelo o amor de deus! isso é uma completa distorção da realidade! Nunca mais visito um blog desses! Horrível! Comentários como esse só mantém o aprisionamento mental em pensar “só existe windows, o bom é o windows e o resto copia dele!”.. lamentável!
Vinicius
Amadeu, na era dos sistemas operacionais com interface gráfica amigável, a Microsoft foi a pioneira….assim como segurança e estabilidade a Microsoft copiou do Unix e Linux…. ou seja, um SO vai muito além de se ter uma GUI amigável, portanto ninguém afirmou que tudo foi copiado do Windows, ok?… abs!
MILTON REIS
SOU TECNICO EM INFOEMÁTICA A MAIS DE 15 ANOS, SOU USUÁRIO E DEFENSOR FERRENHO DE COPILAÇÕES LINUX, MAS COMO PROFISSIONÃL TENHO QUE INSTALAR SISTEMAS WINDOWS SEM RECLAMAR, APESAR DE NÃO SER USUÁRIO, ACHO QUE QUE A MAIOR DIFICULDADE DAS PESSOAS COM O LINUX É SUA INTERFACE GRÁFICA QUE NÃO É DAS MAIS AMIGÁVEIS PARA USUÁRIOS DOMÉSTICOS OU INICIANTES, ACHO AO CONTRÁRIO DO SR AMADEU QUE UM SISTEMA LINUX COM CARA DE WINDOWS SEMPRE É BEM VINDO POIS TODOS QUE USAM LINUX SABEM OU DEVERIAM SABER QUE A MICROSOFT COPIA OS RECURSOS NOVOS QUE VÃO SURGINDO NO LINUX OU MESMO NO OS DA MACHINTOSHI PARA ISTO BASTA OLHAR PARA A PORCARIA QUE É O WINDOWS VISTA(PARA MIM O PIOR SISTEMA JÁ FEITO ATÉ HOJE), QUAL O PROBLEMA DE SE COPIAR A ÚNICA COISA BOA QUE TEM NO WINDOWS QUE É A SUA FACILIDADE DE MANUSEIO. LOUVO ESTA INICIATIVA ASSIM COMO LOUVAVA O FAMELIX, O LINDOWS E O FREEDOWS. TRABALHO TAMBÉM NUMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO E ESTOU CANSADO DE VER OS ALUNOS OLHAREM PARA OS COMPUTADORES DA SALA DE INFORMÁTICA COM CARA DE NOJO PORQUE TEM UM LINUX. DÁ PENA.
MUITO OBRIGADO.
MILTON REIS
Vinicius
Milton, bem colocado. O linux ficou rotulado como um s.o. somente para profissionais por muitos anos devido a isso, mas há várias ações, como essa, que tem aos poucos quebrado essa imagem…mas isso leva tempo, não tem jeito…abs!!
newton cesar
gente!as cópias de sist operacionais nao sao de hoje.mas a intenção dos criadores do s.o linux,nada mais é do q acabar com a microsoft.o q já deveria ter acontecido a anos.pois esta tal de patente!esta atrasando e muito nossa liberdade de criar s.o …mas os usuarios ja estao acostumado com o s.o da microsoft,pois muitos nao saberiam nem mexer e nem instalarem o linux(qualquer versao).e outra coisa os desenvolvedores de jogos estao voltados para sistemas da microsoft.pois estes estao nas casas da maioria dos usuarios.sendo assim logicamente ate de questao financeira é mais compensativa, e mais lucrativa.faça uma conta rapida.quantas pessoas vc conhece q tem linux,e quantas vc conhece q tem s.o da microsoft.por falta de jogos e programas a maioria ainda preferem os s.o da microsoft.e os drivers entao,nem se fala.mas vai melhorar.um dia quem sabe!
Vinicius
Newton., como você disse, são muitas barreiras ainda para o software livre ser uma “escolha livre e sem culpa” e não só por questão de custo, mas o caminho está aberto, como o grande sucesso da distribuição Ubuntu, a Microsoft que se cuide…
abs!
Ercio
Ola Pessoal…
Bem vindo a guerra de sistemas operacionais, tudo isso que acontece e realidade mesmo, como também sou da área mas na posição de supervisor técnico de ifnormática e também atuo na área de educação á nivel tecnólogo para as disciplinas de Sistemas Operacionais, redes e hardware. Vejo que as distros linux estão ganhando cada vez mais espaço, a única desvantagem que o linux tem é de não ser tão prático para os usuários finais, existem sim impecílios técnicos de configuração como isntalação de impressoras, atualização do sistema e montagem de discos floppys que no windows tudo isso é automático, fora outras configurações. Acredito sim e muito no sucesso desta dristro e e estou aguardando uma nova versão BRLIX 1.1 que deverá sair em 160 dias aproximadamente. O que deveríamos lembrar aos desenvolvedores que o windodows 7 e uma baita carta na manga da Microsoft, se de imediatito não pensaram em desenvolver um LINUX com uma interface gráfica bem mais amigável, diferente porque não, mesmo que o windwos seja copia de aparencia de outros, e que tenha esta nova distro de LINUX a verdadeira praticidade do windows em alguns aspectos de nível de usuários seja iniciante, médio e ou avançado, não e facil contentar a todos, mas a grande vantagen de usar LINUX e os é mas seguro e estável que o windows isso nem precisamos discutir. Bem colegas e amigos, desejo sucesso nos proximos projetos e um abraço a todos, espero ter colaborado com minhas idéias.
Atenciosamente
Ercio Luis Dorneles Berna
Supervisor Tecnico em Informatica
Analista de Suporte em T.I.
Associado da SBC Sociedade Brasileira de Computação
Tester Software academy NOVAH – Novo Hamburgo
Edson
Sou apenas um usuario comum, tentando instalar o amsn, no brlix
não encontro nenhum forum onde eu possa obter ajuda.
isso, e o que dificulta muito novos usuarios,
se alguem puder me ajudar: edscella@hotmail.com
Adriano R.N.
Edson, boa tarde!
Instalar o Amsn é bem simples. Vamos ao passo a passo:
alt+F1> Add/Remove programs> digita a senha> no campo “Search” escreva amsn e tecle Enter> marque o quadradinho e clique no botão “Aplicar Mudanças”
Pronto agora é só ir no menu (botão do brlix) e procurar no item Internet.
Boa sorte!
Dila Querino
Esotu orgulhosa que nosos meninos da ilha da magia…
adorei o BrLix … esout amando
VLW galera .. tbm sou manezinha de coraçõa
"Lemos" Canaã informática rn
sou tec ha 12 anos no rn ( Santa Cruz e Natal) e estou tentando de toda maneira convencer meus clientes a usarem qualquer linux porem a incompatibilidade com programas com corew, office, e muintos outros se é que vcs. entendem …. pois a maior decepção é tentar abrir um arquivo desses e ver que todo o arquivo fica irreconhecivel… é triste mas eu estou esperando por essa total compatibilidade aí… vi ser um “10”
Vinicius
Olá Lemos. é isso aí, um SO fácil de se instalar e configurar é só a ponta do iceberg…embora existam muitas aplicações open-source similares, o usuário comum ainda tem muita resistência a elas. E falta de compatibilidade, como você bem frisou, é uma delas. Abs!
Alberto
O pessoal da MS deve estar rindo a toa. Até hoje não conseguiram desenvolver um SO tão completo, fácil de instalar e compatível com quase tudo em termos de hardware, software e aplicativos. Podem dizer que o Vista é ruim, o XP é isto, é aquilo, mas a grande maioria tem pelas razões acima. Sabem qual é o segredo d MS? É este mesmo que estão pensando: DINHEIRO e muito DINHEIRO! É muito difícil desenvolver qualquer coisa sem que se tenha um mínimo de investimento. A MS é o que é hoje porque investiu muito em pessoal, fez parcerias com fabricantes de hardwares, softwares. Em minha opinião, tudo tem seu preço, inclusive SO. Gostaria muitíssimo de trocar de SO, mas a grande maioria dos aplicativos não roda ou não tem um similar a ALTURA que rodem nos Linux da vida. Em minha opinião, os desenvolvedores dos Linux, brlix e etc., deveriam investir com dinheiro e passar a cobrar, nem que seja um valor simbólico inicialmente, pelos SOs. Estou ansioso pelo lançamento do Windows 7 e adquirir uma cópia, pois sei que tudo que tenho no meu PC funcionará bem. É isto que todos nós qe não entendem nada de PC queremos, facilidade na instalação, operação e compatibilidade, a um custo baixo, não precisa ser de graça.
rodrigo
eu tenho um problema na hora de rodar o cd brlix 1.0 pede login e senha nesse caso eu ja sei na proxima etapa aparece esse comando F:~# ???/
c alguem puder ajudar eu agradeço
Denilson
Sobre o BRLix GNU/Linux
O site: http://brlix.com/site/
O fórum: http://famelix.com.br/web/forum/
Jean Tinoco
concerteza as grandes redes de eletro se interessaram muito …
ja dei aula de informatica basica para carentes,metade dos alunos só não comprava o computador mais acessivel (o que na maioria das vezes vinha com linux)por que não sabia mexer no sistema operacional.tal ação pode alem de trazer lucros pras redes, tambem colaborar com a inclusão digital.
pandre
nao gostei. em vez de dar logo olink de uma vez pro br-linux nos faz ficar procurando
Adhemar
Instalei o Brlix na HD e agora pede para fazer login
e senha.
não tenho e não sei o que colocar
o que posso fazer?
alguem pode ajudar?
Resident Brain
Bom, para quem está com dificuldade em usar o BrLix, aconselho a baixar o Kubuntu (http://mirror.globo.com/ubuntu/releases/kubuntu/jaunty/kubuntu-9.04-desktop-i386.iso), é o sistema linux mais eficiente (da família ubuntu) com 98% de funcionalidade e de fácil manuseio, é o linux mais usado no mundo(por favor me corrijam se eu estiver errado)
Vem com um desktop muito amigável (KDE), e o que não falta é forum para ajudar os iniciantes.
Assim como o Ubuntu tem esta versão com KDE, outras versões linux também, mas devido a vários testes que fiz, o ubuntu saio na frente em disparada.
Para quem instalar e sentir falta de um designer parecido com o do ruindows, er, quero dizer windows. Existem vários skins para o KDE que o deixam muito parecido com os sistema da microsoft, é só procurar pelo google.
Meu desktop é gnome, gosto de organização e o gnome me proporciona isso.
Espero ter dado uma força, abraços.
Técnico em Informática com Gestão de 4 anos e 8 de Profissão
Especialista em Recuperação de Dados e Engenharia de Processadores
Designer e Consultor de Internet
América do Sul – Brasil – Rio de janeiro – RJ
Vinicius
Obrigado, Residente, pela valiosa dica sobre o Kubuntu!!
joaocep
Bom dia,
Por indicação de um colega resolvi dar uma lida sobre o BRLix e aprovo a atitude.
Para o pessoal que tem dificuldades em usar a distribuição, ela é Debian Like, uma breve lida no manual do apt-get resolve muita coisa, e se funciona no ubuntu/debian, funciona no belix.
Não uso o brlix, sou usuário de debian mas segue a mesma linha.
— sobre a cópia de interface gráfica, o padrão de menus iniciar se não me engano é da IBM com OS/2, incluindo ícones — copiados no W95.
abraços
.-= joaocep´s last blog ..Instalando Samba 3 no Opensolaris =-.
Vinicius
João, obrigado pelo ótimo complemento de suas opiniões aqui…uma grande ajuda! Ah, e complementando sua correção, as primeiras GUI’s foram da Apple e Microsoft, respectivamente.
Abs!
Fábio
Não li tudo porque tô meio sem tempo agora, mas gostaria deixar minhas impressões:
Vejo como maior problema na popularização das distribuições linux a falta de preparo e interesse dos técnicos que preferem instalar o windows em todos os computadores por terem menos trabalho pra configurar o sistema e ainda, por que não salientar, ter computadores que voltam rápido na manutenção uma vez que facilmente se pega um vírus e o usuário precisa recorrer novamente ao técnico. Qualquer distribuição linux bem configurada, com todos os aplicativos necessários instalados e uma interfeice gráfica bem personalizada, agrada pela aparência e se torna mil vezes mais estável do que um windows xp aí da vida.
Max
Não concordo que o windows tenha uma interface amigável é que muitos começaram a mexer em pc’s com windows, ai sabe como é, mudar é difícil.
O windows vista é cheio de frescuras apanhei uns par de vezes pra ele. Exemplo existe n tipos de fazer conexões, cara eu que sei mexer apanhei, imagina quem é apenas usuário.
Fora a imcompatibilidade com minha placa de captura usb. Nem roda no vista.
Michael Martins
Não consigo me conectar à internet com o BRLix 1.0 nem com o 1.1
Gostaria de atualizar o kernel, mas já tentei e deu erro. O sistema não carrega mais.
Mas gostei do BRLix. Parece bem estável, e leve =)
Walter Ice
Estou baixando o BRLIX mas quem quiser a melhor distribuição Linux para o usuário final até agora, pode baixar o Kurumin 7.3 – estou com ele na máquina há duas semanas: acessa a Internet a cabo na boa, é rápido, é estável (mais impossível), não pega vírus, não trava, tem a melhor qualidade de mp3 que já ouvi (e olhe que já fui dj), roda filmes em qualquer formato, grava CD e DVD perfeitos, inclusive já grava as ISOs com dois cliques; já vem com Flash, Java…para trabalhar com entra e sai de dados da pendrive é 100 vezes mais rápido que o Windows, faz download, a qualidade gráfica é ótima, e é grátis.
Palmas também para a distro PUPPY LINUX que faz tudo isso em apenas 104 mb e pode ser instalada automáticamente numa pendrive de 128 mb via desktop – é fantástica, vocês nem tem idéia.
Também a SUCCI LINUX, que é razoável e está em português. E o
O BIG LINUX traz bons emuladores de game (quase todos) para a maior diversão.
VIVA LINUX!
Marquinhos
Eu ainda uso o windows XP. De vez em quando uso o big linux, rodando-0 direto do cd, ou seja, sem instalar. Agora estou pensando em instalar este brlix no meu pc. ouvir falar que ele é muito bom.
vou passar a ser da família linux. chega de ruindows.
MARCO AURELIO
A IDÉIA DO BRLINUX PARECER COM O WINDOWS É ÓTIMA. ISSO FACILITA A MIGRAÇÃO DE USUÁRIOS COM MENOS EXPERIÊNCIA. AFINAL SE O SISTEMA PARECE COM MAC, WINDOWS, ETC…É O QUE MENOS INTERESSA, O QUE VALE É QUE O USUÁRIO ESTA COM UM LINUX EM SUA CASA , EMPRESA, ESCRITÓRIO… HOJE O SIST OPERACIONAL MAIS FÁCIL DE SER USADO É O WINDOWS, E É NESSE PONTO QUE O LINUX PRECISA CRESCER E MUITO. USO BRLINUX V 1.1 EM DUAL BOOT COM XP.
Celso
Olá , to tentando acessar a internet sem instalar o brlix “no Live CD .Gostaria de ajuda para configurar o dsl speedy no brlix. Como faço?
Grato!
Cássio
Viu Vinicius, estou com a mesma dúvida do Celso, como configurar rede ainda como live cd (ou seja, sem a instalaçâo no HD), porque ele diz “Clique no botão ‘modo administrador’ para permitir as modificações” mas não achei esse botão.
Estou começando a explorar o sistema agora e gosto do que vejo.
Obrigado por disponibilizar este espaço.
Jorgebadad
Sempre achei que existia um enorme espaço vago entre esses dois mundos totalmente diferentes: windows e linux; o BRlix veio preencher esse espaço, com orgulho de ter a base em um, e sem vergonha de ter a cara do outro…
Marcelo Laves Marttins
oie pessoal boa noite
PRECISO DE UMA AJUDA HA MAIS DE ANOS VENHO FORMATANDO PCS E TRABALHANDO NA AREA DE MANUTENÇÃO
E BAIXEI A VERSÃO DO famelix-2.0 TAMANHO DE 681 MB MAS NAS PAGINAS DIZ QUE E SO COPIAR NO CD QUE ELE AUTOMATICAMENTE PASSA A SER UM CD BOTAVEL
AI ENTRO NO SETUP E MUDO A SEQUENCIA DE BOOT PARA CD E SALVO MAS ELE NÃO DA O BOOT PELO CD QUE GRAVEI
ENTÃO GOSTARIA DE UMA AJUDA COMO PROCEDER PRA INSTALAR O famelix-2.0 POIS GOSTEI MUITO DE SUA INTERFACE
MAS NUM TOMSABENDO COMO PROCEDER POIS SEM BOOT NUM TEM COMO INICIAR A INSTALAÇÃO
CHEGUEI ATE A INSTALAR O UBUNTU MAS NÃO CONSEGUI INSTALAR O famelix-2.0
PRECISO DE AJUDA