6 tipos de publicações nas redes sociais que podem destruir sua imagem

Print

Época de festas , maravilha! se reunir com familia, amigos, isso não tem preço! Mas, opa, espere um segundo… Durante as comemorações ou mesmo pouco depois, com essa mania de rede social que dominou o país (já dominamos em quantidades de acessos n América Latina), corremos para compartilhar nossos melhores momentos usando a abusando de recursos multimidia, abundantes nos celulares mais populares, cada vez mais acessíveis.

E essa correria para as redes sociais, publicando e compartilhando coisas, gera por vezes aqueles difíceis problemas na nossa carreira profissional, até incontornáveis as vezes, culminando mesmo com demissões, mal estar no trabalho ou ainda servir de desculpa para excluir-nos de um processo seletivo.

Isto porque as empresas estão explorando os perfis do pessoal que quer contratar, justamente para evitar gafes com pessoas-problema, desagregadoras, descontroladas emocionalmente, indisciplinadas… Ou de que adianta ser talentosa mas padecer de falta de inteligência emocional?

Não da para ser produtivo, competitivo no mercado de hoje somente com QI e talento. Tem que saber se relacionar, se portar perante as mais diversas situações.

Rafael Souto, CEO da empresa de planejamento de carreira Produtive, em artigo no site Ollhar Digital, publicou as 6 dicas abaixo as quais queria compartilhar com você também  para que fique atento e não transmita por engano uma imagem negativa que não corresponda a seu perfil:

1 – Expor fotos e imagens constrangedoras

Antes de publicar ou compartilhar fotos, avalie o teor desses materiais. Evite postar registros com conteúdo sexual, roupas inadequadas,  trajes de banho ou que envolvam bebidas. Por mais que as imagens remetam a momentos pessoais, e que, em tese, nada têm a ver com a sua vida profissional, elas podem levar a interpretações distorcidas, como uma postura superficial e displicente.

2  – Citações negativas à empresa ou ao gestor

Falar mal de colegas, gestores ou da empresa – seja da atual ou não – é uma das atitudes mais prejudiciais que o profissional pode adotar nas redes sociais. Se algo o incomoda,  trate a questão diretamente com o seu gestor ou com a área de Recursos Humanos. Jamais exponha assuntos da empresa no ambiente virtual. Além de correr o risco de ser descoberto, sua imagem ainda pode sair arranhada no mercado, fazendo com que você tenha dificuldade de conseguir uma nova colocação futuramente.

3 – Desabafos

Algumas pessoas usam as redes sociais apenas para reclamar – seja do trânsito, da família, do trabalho, da situação financeira, que o time perdeu, etc. O comportamento virtual traduz muito as atitudes que o indivíduo emprega em seu dia a dia. Ninguém gosta de conviver com pessoas negativas e mal-humoradas. Então, afaste-se do pessimismo nas redes.

4 – Erros de português  

É comum que as pessoas utilizem uma linguagem mais informal no ambiente on-line. Mas, para preservar a imagem profissional, é fundamental não deixar de lado as normas ortográficas, de pontuação e de conjugação verbal. As empresas estão atentas a seus movimentos virtuais e o fato de não escrever corretamente pode comprometer sua imagem.

5 – Comentários polêmicos

Fugir de assuntos com temáticas polêmicas, como religião, futebol e política é uma das principais recomendações para que as pessoas não se exponham negativamente nas redes. Nesse caso, a atenção deve ser redobrada: de nada adianta não postar este tipo de conteúdo, mas curtir opiniões de terceiros sobre assuntos espinhosos. Lembre-se: as empresas estão atentas a tudo e elas não querem associar sua marca institucional a temas polêmicos e preconceituosos.

6 – Cuidado com os rastros digitais  

Antes de publicar, comentar ou curtir algum conteúdo, reflita o quão relevante aquilo pode ser para a sua atuação profissional e, principalmente, quais consequências poderá trazer para a sua carreira. Não se esqueça que você pode não conseguir mais excluir o que postou, já que alguém pode ter compartilhado. Há diversos casos – que se tornaram públicos, inclusive – de profissionais que se posicionaram de forma preconceituosa e totalmente contrária aos valores da empresa em que atuam e que terminaram desligados da corporação.

Não precisamos navegar muito nas redes sociais para toparmos com posts relacionados aos erros acima. Temos que ter consciência que a internet é pública por natureza, a menos que você configure, customize muito bem os níveis de segurança das redes sociais que acessa, algo que a imensa maioria nem se dá conta de fazer.

Portanto, cuidar da carreira profissional é uma atividade contínua, mesmo em época de férias, de festas.  São pequenos detalhes que, se evitados, podem somar pontos positivos e serem determinantes para a abertura de portas na sua vida profissional (e mesmo pessoal), então, curta com moderação e Feliz ano novo! :)

As 6 dicas em destaque acima foram publicadas pelo site Olhar Digital.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Está na Hora de ser Valorizado e Conquistar o Salário que Você Merece!

Cadastre seu E-mail e Pegue seu Livro Grátis! Promoção por Tempo Limitado...

Fechar esta janela

  • Saiba qual o segredo dos que ganham mais