10 Características do gerente de projetos altamente ineficaz

Olha o Zé chegando aí!O Zé cansou daquela vida de programador, escovador de bites…afinal são anos nessa vida, muitos percalços pelo caminho, desenvolveu muitos sistemas, e remendou não poucos, diga-se de passagem (que os usuários não o vejam concordando com isso :)) ), e agora ele quer alçar vôos mais altos e já planeja mudar de carreira e assumir posição em uma nova empresa de … Gerente de Projetos!

Bom, já que ele chegou nessa conclusão, talvez pela pressão financeira (a patroa tá querendo fazer aquela lipo, então já viu, né!), é importante conhecer algumas das características do “gerente de projetos por acidente”! isso mesmo, aquele cara que não fez uma auto-análise, pediu as contas de seu estável emprego de anos (CLT) para cair de pára-quedas, ops, quero dizer, assumir a nova oportunidade que se apresenta, então ele aprende na prática sobre 10 características que ele está apresentando e que precisa corrigir pra ONTEM pra poder se manter no novo emprego…são elas:

  1. A comunicação do Zé é pobre
    Pesquisas entre gerentes de projeto em empresas norte-americanas mostra que mais de 50% do tempo desses gerentes é gasto em várias formas comunicação entre as equipes. O Zé não se comunica bem, às vezes quando abre a boca o defunto já tá fedendo faz tempo!
  2. Não se relaciona bem com as pessoas
    O foco do Zé é o trabalho e não as pessoas. Não gosta de depender de ninguém, não tem paciência com as deficiências das pessoas, e não se preocupa com os seu problemas
  3. O Zé é muito detalhista
    Ele se paga tanto nos detalhes que acaba perdendo a visão do todo. Gasta muito tempo em tarefas que são de menor importância no escopo do projeto, prejudicando todo o seu andamento. Ah, como o Zé adora codificar, seus olhos até brilham!!!
  4. O Zé confia pouco nas pessoas
    Ele não confia na capacidade das pessoas. Acha que tem que ficar em cima de seus subordinados de 5 em 5 minutos, “ajudando” sua equipe. Não pode sair um email do computador deles sem que saiba o porquê e para quem. e ao final das contas perde tempo refazendo o trabalho dos outros.
  5. O Zé “confia” demais às vezes
    Confia “tanto” que esconde o trabalho bem-feito de seus subordinados, com medo de perder seu lugar…e obviamente, se algum deles errar, você prontamente passará a responsabilidade pelo fracasso pra ele!…Isso sem contar aquele medo terrível de perder seu lugar pra aquela nova ferramenta que surgiu no mercado! é , o Zé não tem medo só de gente não!

Pra não prolongar demais essa aventura, continuaremos no próximo artigo..e aí? o que mais nosso aventureiro descobrirá ? Qual a sua opinião sobre essas descobertas? Veja as outras 5 características no próximo artigo!!!

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails