Você está satisfeito com a sua área de atuação profissional? Ao dar uma olhadela nas discussões nas principais redes sociais sobre o assunto, é possível ver muita gente reclamando sua área, estando entre os motivos, custo de atualização profissional, falta de regulamentação da profissão,falta de maturidade da maioria das empresas da área, excesso de terceirização, baixos sálarios e benefícios entre outros.
A consultora em carreira Kathy Caprino, em artigo do Olhar Digital, apresenta seis principais reclamações dos profissionais que buscam nova área para trabalhar, segundo sua pesquisa, veja:
1. Equilíbrio: a impossibilidade de equilibrar vida pessoal e profissional
2. Dinheiro: o salário e os benefícios não são suficientes para suprir necessidades e desejos
3. Conhecimentos: as habilidades demandadas para o trabalho não são as ideais
4. Respeito: a sensação crônica de não ser valorizado ou entendido
5. Objetivo: percepção de que o trabalho representa algo pouco importante
6. Esforço: é simplesmente muito difícil lidar com o dia-a-dia do trabalho
Por conta disso a especialista dá 3 dicas para quem está passando por esses momentos:
Dica 1 – Dedique-se a algo que você realmente gosta
Dica 2 – Refine seu foco
Dica 3 – Encontre a coragem para fazer mudanças
No artigo do Olhar Digital você pode ver mais detalhes dessas três dicas. É importante analisarmos se o problema também não está na forma com que administramos nossas carreiras. Caso contrário, mudar de área pode não resolver nada.
Mais ou menos como o caso do homem que se separa de sua mulher e se casa mais uma, duas, três vezes… e ainda acredita piamente que o problema não está nele. Precisamos ter o cuidado de gerenciar nossa própria carreira para que o trabalho não se torne apenas um fardo, onde a mudança de área deve apenas mudar o problema de lugar.
A insatisfação deve nos levar a ação, e não ao conformismo, inércia. Tem muita gente que tem sua lista de reclamações na ponta da língua, mas ao questionado o que pretende fazer para mudar isso, confessa que ainda não pensou na questão.
Dependendo do perfil, objetivos pessoais e profissionais, pode ser realmente que uma mundança de área seja benéfica. Mas procure entender bem os motivos da insatisfação para que diminua assim suas chances de enganar-se.
E você? está insatisfeito com sua área? identifica-se nos resultados da pesquisa acima? Como tem planejado mudanças para melhorar seu nível de satisfação?
Artigos que também podem lhe interessar:
- Qual desses Problemas, se resolvidos no seu Trabalho, o deixaria mais Feliz?
- Fama de Reclamão na Empresa? Veja Como Resolver Isso com Estas Dicas
- Vídeo: Dicas de carreira e empregos na Internet
- Atenção jovens: Carreiras e perspectivas na área de Tecnologia
- Plano de carreira: um bom motivo para segurar os ótimos profissionais na empresa
- O SEGREDO para chegar aos Melhores Empregos – Ocultos da Maioria no Mercado de Trabalho
- Cuidado com a alienação em sua carreira profissional
Edson Soares
Se o artigo fosse publicado um pouco mais cedo, diria que estava lendo meus pensamentos. 🙂
Realmente muitos pontos influenciam nossa motivação, com certeza os tópicos listados são os grandes vilões.
Excelente texto, para pararmos e refletirmos um pouco sobre aonde estamos querendo chegar e como iremos chegar lá.
Obrigado.
Leandro
Lamentável a falta de realidade que o autor do post se propõe a escrever como se as pessoas tivessem mais de 24 horas no dia para fazer alguma coisa para mudar. Todos nós passamos o dia inteiro no processo acordar-ir para o trabalho-trabalhar-voltar para casa-cuidar da família e então sobram no máximo 1 ou 2 horas no máximo entre tudo isso e ir dormir. Todos os dias. A área de TI é um poço de pessoas frustradas que são constantemente colocadas sob pressão para resolver problemas reais que devido a quantidade absurda de tecnologias não se sabe por onde começar a resolver. Não se tem mais o prazer de começo-meio-fim de uma atividade, é tudo subjetivo e abstrato, e somos pagos como um profissional junior e cobrados como especialistas. Fuja da área de TI, é um poço de insatisfação profissional. Não acreditem em textos onde diz “com esforço pode mudar” porque isso só se aplica a outras áreas, você não terá tempo, dinheiro, nem paz de espírito para conseguir mudar o rumo da sua carreira.