A USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) enfim se rendeu à necessidade do mercado quanto a qualificação dos profissionais de Tecnologia da Informação – Informática e estabeleceu uma importante parceria com a IBM.
Afinal, não é porque é aluno USP que é bom o suficiente do ponto de vista de quem contrata. O aluno tem que atender a requisitos específicos (qualificação) para ser aceito pelo exigente mercado, e boa formação acadêmica, embora muito importante, é apenas uma parte da solução para a alta demanda de profissionais de TI no mercado.
A parceria com a IBM trata-se do projeto de capacitação profissional chamado “IBM Smart Professional”. Segundo o site TiInside…
O programa, que visa atender à demanda do mercado por profissionais da área de tecnologia da informação, envolve união entre empresas e universidades de todo o Brasil, com o objetivo de capacitar e certificar estudantes, professores e profissionais de TI em tecnologias IBM, de acordo com a necessidade do mercado local. O ‘IBM Smart Professional’ oferece capacitação virtual. Já as certificações são realizadas na própria universidade.
A importância da certificação profissional para qualquer candidato a uma vaga na área de Tecnologia da Informação (Informática) hoje em dia, é destacada com essa afirmação interessante:
Segundo pesquisa do Institute Data Corporation (IDC) Brasil, as chances de um profissional certificado conseguir um emprego aumentam 53% em relação a profissionais que não possuem este título. Para aqueles que já estão no mercado, a pesquisa mostra que os profissionais certificados podem alcançar salários de 10 a 100% superiores à média que o mercado paga a profissionais sem certificação que ocupam as mesmas funções.
As certificações disponíveis pelo programa Smart Professional, da IBM, são:
- Certificações UML, RUP, SOA, BPM, XML e Cloud Computing
Todas as certificações das linhas de produto:
- IUM: DB2, COGNOS, Content Manager, Informix, Optim;
- Rational: APPScan, Clear Quest, Functional Tester, Quality Manager, RDZ;
- Lotus: Connections, Domino, Live, Notes, Quickr;
- Tivoli: TSM, TIM, TAM, MAXIMO , Netcool.
- WebSphere: WAS, WPS, iLOG, Message Broker , Lombardi, IBM Log Enterprise;
Veja a lista de universidades participando atualmente do programa (fique atento ao site da IBM pois esta lista pode mudar a qualquer tempo):
Belo Horizonte
- PUC Minas
Brasília
- UCB
Campinas
- PUC-Campinas
- Unicamp
Chapecó
- Unochapecó
Fortaleza
- UNIFOR
Limeira
- Unicamp
Novo Hamburgo
- FEEVALE
Recife
- UNINASSAU
Rio de Janeiro
- PUC-Rio
Salvador
- Faculdade Ruy Barbosa
São Paulo
- FIAP
- FIT(Impacta)
- Mackenzie
- SENAC
- USP
A tendência de parcerias desse tipo entre universidades, incluindo-se as públicas como neste caso, deve aumentar com o tempo, até porque é muito custoso para uma instiuição de ensino, (mesmo em país de primeiro mundo, quem dirá no Brasil), acompanhar o avanço da tecnologia e ao mesmo tempo alinhar o preparo dos seus alunos para o mercado de trabalho.
As grandes empresas do setor privado, como já é provado, tem um papel fundamental no complemento da formação dos novos profissionais da área, com parcerias com universidades e escolas de todo o Brasil.
Que o Governo possa criar mecanismos que incentivem mais essas ações nesse sentido, e assim teremos um contingente profissional menos desempregado, mais produtivo e realizado profissionalmente, pois apenas gerar empregos que não possam ser absorvidos pela sociedade (como já acontece muito nestes tempos atuais) não resolve o problema de ninguém.
Artigos que também podem lhe interessar:
- Certificação profissional IBM a preços acessíveis – boa opção de carreira
- Média salarial de profissionais de TI certificados e certificações de maior demanda em 2012
- Cursos de TI listados nas melhores universidades brasileiras da América Latina
- Certificação de TI para profissionais de e-commerce – um mercado bilionário
- Certificação CISCO – Qual carreira seguir?
- Notícias de TI: Destaques da semana
- Certificações em TI de destaque para sobreviver à crise
jose augusto tavares
muito legal essa mudança dw mentalidade das empresas, que realmente possam apoiar cada vez mais a educação e formação profissional, os jovens precisam disso!!!
William
Falou tudo o nosso amigo José Augusto, os jovens brasileiros precisam de apoio, o governo tem lançado uns programas muito interessantes para a garotada, enem, sisu, pronatec, sisutec… muitos brasileiros estão se qualificando, tendo pelo menos um técnico ou em busca disso, uma vizinha tem 42 anos e disse que se inscreveu em um curso técnico, fez a inscrição pelo site do governo, até estava olhando agora, tem muitos cursos interessantes http://www.sisutec.com.br vale a pena conferir. Parabéns:
Fiat
FIT(Impacta)
Mackenzie
SENAC
Pela iniciativa.
USP