TI no Canadá: Veja Como um Consultor de TI pode Ganhar +10.000 Dólares por Mês

Compartilhe isto com seus amigos!

Que tal ser um consultor de TI no Canadá e ganhar um salário de cerca de 10 mil dólares por mês? Acharia interessante? Então continue lendo…

O mercado de trabalho anda bastante generoso com os consultores de TI especializados no Canadá, é o que tem mostrado uma pesquisa de uma das mais importantes firmas de recrutamento no Canadá, falarei sobre isso mais adiante…

As modalidades de contratação de consultores independentes (tipo PJ no Brasil) e terceirizados tem crescido muito no país, movimentando bilhões de dólares todos os anos e uma das grandes razões para isso é a flexibilidade que isso oferece, tanto para o empregador como para o empregado.

É um fenômeno necessário devido ao dinamismo com que as tecnologias evoluem, o que permitem as empresas adaptarem sua força de trabalho mais rapidamente a fim de não perderem competitividade.

E o que pode parecer uma desvantagem para o empregado, acaba na verdade tendo o efeito contrário: como consequência, as empresas maximizam seus lucros, se expandem e procuram contratar mais consultores, que por sua vez são mais valorizados em consequência do incremento na demanda.

E diferentemente do Brasil, o consultor não costuma ser contratado para que as empresas evitem ter que pagar benefícios e ainda subempregar, mas por outros motivos, pelo menos não no setor de Tecnologia da Informação.

Atenção: Os dados abaixo são do último estudo da consultoria Hays, uma das mais respeitadas firmas de recrutamento do mundo, com mais de 35 anos de serviços prestados e presente em 33 países. Uma de suas especialidades é o setor de Tecnologia da Informação e as estatísticas abaixo são baseadas nas pesquisas da empresa no mercado de TI canadense, incluindo os dados de milhares de profissionais de TI que por lá passaram ou que são ainda seus consultores.

Veja abaixo as principais razões para que as empresas contratem consultores de TI:

Mas afinal, o que é um consultor de TI no Canadá?

No Canadá, assim como no Brasil, temos o consultor que é independente (tem firma própria e precisa de um contador) e o consultor terceirizado, onde este é funcionário da empresa terceirizada.

E há vantagens e desvantagens em ambos os casos: para o consultor independente, é possível negociar ótimos salários, já que não há o intermediário, como ocorre com o consultor terceirizado.

Este último, por outro lado, não precisa se preocupar em caçar clientes, mas apenas focar em trabalhar, neste caso, seu empregador costuma se responsabilizar pelo resto da burocracia.

O perfil de consultor é um perfil de caráter temporário nas empresas por natureza, exatamente como funciona no Brasil na área de TI – claro que o temporário pode se estender por longos períodos, mesmo alguns anos.

Como no Brasil, o consultor não tem os mesmos privilégios que um empregado permanente, mas por outro lado, pelo menos aqui no Canadá, a diferença salarial entre os dois costuma ser bastante grande a favor do primeiro.

Como consultor, você pode trabalhar em projetos de duração menor em diferentes empresas e pela natureza da pontualidade desses projetos, pode ganhar bem mais em termos salariais, o que ultrapassa em muito o pacote de benefício de outros empregados fixos de mesmo perfil na empresa.

Interessante é que isto é de conhecimento de todos, sem neuras, conflitos, desavenças…

Não que o mundo seja mil maravilhas: como consultor independente, você vai ganhar bem mais, mas terá que administrar bem seu dinheiro para poder pagar os impostos, poder ter férias e investir na aposentadoria por exemplo, tudo por sua conta. Já como consultor terceirizado, você pode ter um bom pacote de benefícios de seu empregador, mas seu salário seria menor que de um consultor independente.

Falando de estatísticas, 0 ano de 2017 já foi bom, mas tende a melhorar ainda mais a partir de 2018: 64% de todos os empregadores de mão de obra especializada em TI expandiram seus negócios em 2017, e a tendência tem continuado em 2018, pressionando para que as empresas ofereçam mais do que uma melhor proposta salarial.

Outros números suportam isso: A maior necessidade de consultores especialistas no setor de TI comparado com outros setores é evidenciado nestes dados abaixo.

Veja que gestores de TI tem maiores dificuldades de encontrar profissionais qualificados, sentem maior pressão devido a demanda de trabalho e estão muito mais propensos a contratar do que gestores de outros setores do mercado de trabalho:

O desafio, portanto, das empresas, não é somente atrair, mas reter esses consultores, o que pra isso, vão precisar oferecer muito mais do que dinheiro. Já se foi o tempo em que se esfolava o consultor apenas em troca de dinheiro, hoje em dia eles tem poder de pedir mais e as empresas não tem outro jeito, senão ceder.

Veja na imagem abaixo que o salário representa menos de 50% das respostas quanto aos fatores que mais importam para que um consultor aceite uma nova proposta de emprego:

Como os consultores tem a alta demanda de oportunidades como grande aliado nas negociações, acabam conseguindo dobrar muitas empresas para que ofereçam mais do que esses profissionais querem, não apenas dinheiro.

Os consultores querem desenvolver novas habilidades, um ambiente de trabalho mais amigável, mais benefícios, enfim, as empresas tem que se mexer se não quiserem se ver as voltas de projetos emperrados causados pela alta rotatividade no departamento de TI.

Veja agora a média salarial por hora para consultores de TI por todo o Canadá em várias profissões do setor de Tecnologia da Informação, segundo pesquisa da Hays. Acredito que sua profissão deve estar aqui abaixo.

ATENÇÃO: Os valores abaixo se referem a media com que as consultorias cobram das empresas, então o valor final da hora para o consultor será mais baixo, mas pode acontecer de um consultor receber algo muito próximo dessa média – eu mesmo recebi duas propostas neste ano perto desses valores, em torno de 10k por mês, e não aceitei devido a outros fatores.

Outra coisa, não é porque tem bastante demanda que existe emprego fácil pra ganhar bem, não é a ideia deste artigo. É preciso mostrar muita competência e experiência para conquistar uma posição com ganhos tão elevados, portanto, não se deixe levar pela empolgação, mas se prepare, e muito, atuando com tecnologias de ponta, conquistando certificações dentro da sua especialidade de TI e diversificando sua experiência com tecnologias heterogêneas trabalhando como consultor no Brasil. E porfim, lembre-se: não existe almoço grátis, como diz o velho ditado, tudo tem um preço a se pagar.

Dito isto, veja a tabela abaixo:


Veja mais vídeos sobre dicas de como trabalhar com TI no Canadá no canal do Youtube: Imigração TI Canadá , curta também nossa comunidade no Facebook: Imigração TI Canadá – Comunidade no FB

Se é o seu perfil, cadastre-se abaixo e vamos conversar, quem sabe dá jogo..

[thrive_leads id=’411520′]

Você pode baixar o Guia Salarial de Consultores de TI no Canadá – versão completa, a que este artigo faz referência, se desejar!

Artigos que também podem lhe interessar:

Compartilhe isto com seus amigos!

Discussão

  1. Stefanio

Comente!