Essa não é a pergunta das mais fáceis, envolve muitos fatores, desde a influência de nossos pais na infância e adolescência, querendo que muitas vezes você dê continuidade aos negócios da familia, passando pelos amigos e ainda a influência da mídia mostrando as profissões que estão bombando ($$$) no momento.
O problema é que na maioria das vezes não temos tempo de ficar pensando e nem correr riscos com aquele sonho de profissão que não é tão promissor assim financeiramente, e acabamos decidindo por algo que nos mantenha vivos, garanta nossa sobrevivência e nossa capacidade de pelo menos continuar sonhando.
Aí você acaba protelando a realização do seu sonho de profissão por alguns, ou melhor, muitos anos. A realização profissional é algo difícil de se alcançar.
É importante estar se avaliando constantemente, revendo os planos de médio e longo prazo. Mas atenção: esse pequeno teste também pode mostrar um resultado que não indique somente seu nível de satisfação com a profissão, mas também o seu índice de satisfação quanto a seu atual emprego, resultado esse que poder influenciar no primeiro.
Faça o teste disponibilizado pela Veja e elaborado pela consultora Andrea Huggard-Caine, presidente no Brasil da Hewitt Associates, um dos expoentes mundiais na área de recursos humanos:
Identificar-se na profissão certa é “O” grande passo rumo ao sucesso profissional, pois é esse sentimento o combustível para superar os problemas financeiros, políticos, de relacionamentos, crises externas e muitas outras adversidades.
Analise o resultado. E o mais importante: identifique a fonte de sua satisfação ou insatisfação, se é apenas financeira ou há outros motivos. Veja o que você pode mudar, e então tome atitudes para virar o jogo a seu favor.
É importante não se deixar trair pelo orgulho, onde a culpa é sempre dos outros. A crise é a muleta mais usada e abusada atualmente. Não sejamos nós os próximos a utilizá-la levianamente.
Enquanto jovens estão sonhando com a aposentadoria, jogadores de futebol choram ao serem obrigados a parar de trabalhar… Está aí um exemplo claro de quem está na profissão correta e quem não está.
Aproveite e compartilhe conosco: como você foi no teste?
Artigos que também podem lhe interessar:
- 15 dos 50 Melhores Empregos dos EUA em 2018 são de TI – Veja a Lista
- Você está insatisfeito com a área de Tecnologia da Informação (TI)?
- Faça o teste grátis e conheça melhor seu perfil comportamental – sua carreira agradece!
- Você pensa como qual geração? X, Y ou baby boomer?
- Você se sente um profissional reconhecido na sua empresa?
- Profissionais de TI Insatisfeitos com Salário – Veja como Mudar Isso
- Profissional de TI: Esta é a sua Vocação?
Giovani
opa, fiz o teste e o resultado foi até algo q eu esperava, deu 15. Gosto do que faço mas atualmente estou um pouco insatisfeito porque sinto que poderia fazer mais, porem o trabalho nao está exigindo e com isso nao consigo saber ate onde vao meus limites… Acho que é sempre importante buscar aquilo q o deixa feliz, porem sem nunca esquecer do lado financeiro, afinal nao temos como “viver de vento”
[]´s
Eduardo
Legal, tirei 14.
O teste diz que estou na profissão certa e que faltam algumas mudanças pra me realizar totalmente. É bem por ai mesmo, sinto que falta algo, mas nessa semana iniciei em um novo projeto profissional e tudo mostra que dará certo, que será muito promissor. Tomara!!! A saber sou Programador, migrando pra linguagem Cobol, mas ainda sonhando e apaixonado por Java.
Abraços e parabéns pelo site.
Vinicius
Eduardo, meu teste foi parecido com o seu, realmente temos que ajustar alguns objetivos, hehehe, o interessante é que esse score deve mudar com as circunstancias, com o passar dos anos devido à mudança de nossas prioridades, obrigado pela participação!