O mercado de TI é bastante dinâmico, e isso ninguém pode negar. Uma boa proposta salarial ontem poderá não ser mais tão boa assim amanhã. Por isso, antes de discutir salários com seu atual chefe ou futuro empregador é bom estar por dentro da realidade do mercado. Preferencialmente obtenha essa informação através de pesquisas realizadas por empresas com boa reputação no mercado de outplacement a nível mundial, como é o caso da Robert Half.
Segue a nova tabela de cargos e salários em TI divulgados pelo portal da Exame (clique sobre as imagens para abrir uma nova janela com a tabela ampliada):
Empresas de TI de pequeno e médio portes:
Empresas de TI de grande porte:
Cuidado para não exigir nada muito diferente do que aparece em pesquisas como essas para não ficar fora do radar das empresas. E claro, salário não é tudo, sempre fique atento a benefícios e perspectiva de crescimento profissional na empresa em questão. Há muita coisa em jogo quando se busca a troca de emprego, e se basear só na questão financeira pode levar você a um grande arrependimento lá na frente.
Outra questão importante e muita gente esquece de levar em conta: atente-se ao porte da empresa. A diferença de porte entre as empresas brasileiras é descomunal, diferentemente destas em países de primeiro mundo, onde por lá há um certo nivelamento (para cima). Não adianta querer cobrar de uma empresa que fatura algo em torno de 1 mihão de reais por ano (retrato de grande parte das empresas de TI, pequenas consultorias) que pague a um analista de sistemas sênior o mesmo valor que paga uma empresa que fatura 500 milhões/ano.
E você, profissional de TI, sua faixa salarial se aproxima dessa pesquisa? Até onde ela é factível na sua visão?
A tabela foi divulgada pela Exame.
Artigos que também podem lhe interessar:
- Tabela dos maiores salários médios dos profissionais de TI de SP
- O mapa da mina do emprego: as 200 maiores de tecnologia no Brasil
- A média salarial de Estagiários de Tecnologia no Brasil
- Salários de marajá para profissionais certificados – e experientes – SAP
- Os salários dos profissionais de TI depois da crise
- Tabela salarial – Setor de Tecnologia da Informação 2011
- Média nacional de salários de TI: Até onde sua empresa pode lhe pagar mais?
Felipe
Olá,boa tarde,poderia me dizer,quanto um administrador de redes recebe em média?
pois eu estou fazendo faculdade de tecnologia em redes de computadores,e ja sofri mto preconceito por parte das pessoas,dizendo que curso de tecnologia não presta. Curso de tecnologia realmente nao é uma boa,ou isso é puro preconceito?
Grato desde já
Daniel
@Felipe, eu tb faço tecnologia em redes… se alguém algum dia me falar que não presta, vai ter q mostrar que não, alias, se alguma empresa algum dia falar q não me contrata por causa do curso ser de tecnologia, vai rolar uma processo bem bacana, pq isso é preconceito. Alias, tenho visto instituições federais aceitando tecnologos em concursos, e quando mais tecnologos existirem mais a profissão será reconhecida.
Vinicius
@Daniel, concordo com voce, aliás, um tecnológo de redes conhece mais de redes do que um profissional formado em ciencia da computacao, dado a grade específica do primeiro. Esse negocio de preconceito com tecnologo na area de TI está cada vez mais ultrapassado por causa do mercado aquecido. abs!
Vinicius
@Felipe, depende muito da região geográfica em que você vive. Fique tranquilo, se alguma empresa tem esse preconceito, essa esta completamente fora de sintonia com o comportamento do mercado. Veja que tecnicamente não há motivo para preterir um tecnólogo para uma vaga na área de redes.