Procrastinar, ou no popular “empurrar com a barriga”, é uma atitude tão maléfica quanto comum em nosso dia-a-dia. Todo o dia somos bombardeados com eventos que nos fazem desviar o foco de nossos objetivos, contribuindo assim para nossa procrastinação, seja o que for que nos empenhamos a fazer.
Especialmente no caso de atividades desenvolvidas no computador, com um mundo todo à nossa disposição com uma simples abertura de um browser, uma vista aos emails, um vídeo aqui e outro acolá….e pronto! o que era programado para ser feito em 20, 30 minutos se transforma em 1 dia e olhe lá se não fica um resquício para o dia seguinte!!
Atividades que representam obrigações e não prazeres são as mais vulneráveis ao problema de procrastinar, e por razões óbvias. O tempo passa, deixamos para fazer aquela atividade mais tarde, para o dia seguinte, final de semana, mês que vem….e quando menos percebemos, acabou-se o ano e não cumprimos nossas metas (de novo!).
Por isso, algumas ferramentas por mais simples que sejam, pode auxiliar um pouco na luta contra esse comodismo tão incômodo….
O programa abaixo (não é preciso instalação, é só executá-lo) é um timer onde você pode controlar seu tempo de atividade e de parada para descanço (até porque ninguém é de ferro!). Respeite o tempo que você configurar ao utilizá-lo. É uma alternativa àqueles que têm um pouco mais de dificuldade de concentração nas tarefas que se propõem a fazer.
O link Procrastination Killer pode ser acessado para você começar sua briga contra a procrastinação. E se você gostou ou não, ou ainda tem outra idéia de software ou atitude que pode se interessante, compartilhe conosco!!
Artigos que também podem lhe interessar:
- Viciado em Internet é considerado doente na China
- Você sabe realmente o que quer para sua carreira profissional?
- 7 dicas de produtividade para um ano de 2012 marcante
- Quanto você cobra sua empresa por seu TEMPO? Vale a pena?
- desculpas clássicas para procrastinar na carreira profissional
- Crise dos Mercados: Qualidades para vencer na carreira profissional e na Bolsa
- Trabalhar bastante não é sinal de produtividade – veja 10 dicas para tirar o máximo do seu curto tempo