Depois de anunciarmos no artigo anterior em relação à posição do país no ranking global de Tecnologia da Informação, outra boa notícia surge: uma pesquisa da consultoria global Michael Page confirma: setor de TI é o terceiro que mais contrata no país, perdendo apenas para finanças e vendas, primeiro e segundo respectivamente. Os salários seguem a tendência de alta na procura: os cargos mais demandados têm salário de médio de 8 mil reais, segundo a pesquisa.
Todo esse crescimento da economia, que puxa o setor de TI para cima, contrasta com a sequência de más notícias na Educação na TV. Merendas estragadas para as crianças, falta de professores qualificados, salas de aulas e escolas em péssimo estado de conservação em muitas regiões do país… É triste pensar que o Brasil poderia estar crescendo num ritmo muito maior se fosse dado devida atenção à educação, que é a base do desenvolvimento de qualquer nação. O governo de SP anunciou aumento de 40% nos salários dos professores em até 4 anos. É um começo, mas muito pouco para o estado mais rico da federação. Nas regiões mais pobres do Brasil, a situação parece não mudar.
Por outro lado, você, profissional de TI, tem bastante a comemorar. É hora de pôr a cabeça para fora da janela e começar a visualizar as oportunidades. Apareça para o mercado, mantenha-se ativo em blogs, fórums, redes sociais. Embora empregado, não se esqueça que é nesta condição que costumam aparecer as melhores oportunidades.
E você, jovem ainda indeciso quanto a área de atuação, se gosta de Tecnologia, o momento não poderia ser dos melhores para ingressar num curso na área. É bom pensar bem antes de fazer as coisas, mas cuidado para não pensar demais e deixar o bonde passar, ok?
A divulgação da pesquisa da Michael Page foi feita pelo portal InformationWeek.
Artigos que também podem lhe interessar:
- Pesquisa confirma que melhor salário para gestores de TI na América Latina é no Brasil
- Tabela e expectativa dos Salários dos profissionais de TI em 2013 – Brasil e EUA
- Nova era na educação brasileira com o fim do quadro negro
- Nova pesquisa com 150 cargos de TI e as perspectivas para o setor
- Evasão escolar nos cursos de TI preocupa: como combater isto?
- Brasil: O mercado de TI que mais cresce na América Latina e o 3º no mundo
- escola-modelo: muita tecnologia e educação de 1º mundo
Guilherme
a matéria é interessante, mas ainda fico frustrado pois procuro novas oportunidades desde Janeiro em SP e mesmo possuindo um C.V considerável para a idade não fui chamado para nenhuma entrevista.
Acredito que o mercado é bem melhor para desenvolvedores do que para pessoas com perfil administrativo / projetos.
Paciência
Artur
Ainda acho que o setor é pouco valorizado e não tem uma regulamentação definida, estou me formando fim de ano e ñ me vejo com perfil apto a entrar no mercado de trabalho, muitas vezes ficamos um pouco deslocados e não conseguimos nos colocar profissionalmente, sinto-me um pouco frustrado.
Vinicius
@Artur, qdo você diz não se ver com perfil apto para o mercado de trabalho, o que especificamente te leva a essa conclusão? pode compartilhar?
Vinicius
@Guilherme, concordo com você, o perfil técnico/operacional é responsável pela esmagadora maioria das vagas de TI no mercado. Para perfil de projetos vejo bastante exigência, o que prova que há mais profissionais do que vagas para perfis desse tipo…